TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da gestão de estoque dentro das empresas

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.158 Palavras (21 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

LEANDRO RODRIGO DE GOBE

Artigo Final: A importância da gestão de estoque dentro das empresas

São Bernardo do Campo

2013[pic 1]


LEANDRO RODRIGO DE GOBE

Artigo Final: A importância da gestão de estoque dentro das empresas

Atividade desenvolvida na disciplina de

São Bernardo do Campo

2013 [pic 2]


DEDICATÓRIA

A Deus por está me dando essa

oportunidade de aprendizado e a

minha esposa por colaborar nos

momentos oportunos.

AGRADECIMENTOS

 Agradecemos primeiramente a Deus pela capacidade de realizar essa atividade, agradeço a Professora........................................................ por nos orientar, pela oportunidade de conhecer ferramentas que serão importantes para a realização de nossas funções com ética e profissionalismo. Agradecemos também a instituição por disponibilizar o espaço, a estrutura e a todos que participaram direta ou indiretamente desta realização.


PENSAMENTO[pic 3]

“O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho.” Peter Drucker.

SUMÁRIO

RESUMO

Em uma sociedade em que os consumidores estão exigindo cada vez mais, qualidade nos produtos e nos serviços demandados, que devem estar adequados às suas necessidades e desejos, há uma crescente preocupação com maior intensidade no modo de atendimento a essas exigências que emanam dos clientes, para flexibilizar sua oferta e procurar eliminar atividades que não agregam valor aos produtos e serviços que prestam à sociedade. Surge então, a necessidade de mudança, na busca de encontrar métodos, técnicas, sistemas e filosofias de manufatura e gerenciamento empresarial que permitam às organizações alcançar melhores níveis de desempenho global, especialmente, tratando-se da variável qualidade, custo e flexibilidade. Dentre as atividades da logística, uma das principais é a gestão de estoques, que contribui para melhoria do nível de serviço e redução de custos empresariais. O objetivo deste artigo é demonstrar como o processo administração de estoques pode ser utilizado como ferramenta estratégica em uma organização, analisando como a melhoria dos processos de gestão de suprimentos tem o papel de promover a eficiência das atividades desenvolvidas no próprio setor, ao ponto de levar a uma redução de estoques e do valor imobilizado, sem afetar o processo produtivo e trazendo vantagens competitivas perante os concorrentes.

ABSTRACT

In a society where consumers are increasingly demanding more quality products and services required, which must be tailored to your needs and desires, there is a growing concern with greater intensity in listening mode these requirements emanating from the customers, to ease your offer and seek to eliminate activities that do not add value to the products and services they provide to society.

Then comes the need for change in the pursuit of finding methods, techniques, systems and philosophies manufacturing and business management that enable organizations to achieve greater levels of overall performance, especially in the case of variable quality, cost and flexibility.

Companies seek to generate increased competitiveness in your business through actions that differentiate it from its competitors and or reduce their costs. The field of logistics has been considered important to the company's competitive strategy. Among the activities of logistics, a key is inventory management, which contributes to improving the level of service and reducing business costs. The purpose of this article is to demonstrate how the inventory management process can be used as a strategic tool in an organization, analyzing the improvement of supply management processes has the role of promoting the efficiency of the activities in the sector itself, to the point of taking to a reduction in the value of inventories and fixed assets, without affecting the production process and bringing competitive advantages against competitors. For this, we used a case study where the data reflect the results of a program of improvement and application of tools for inventory management.

INTRODUÇÃO

Em um cenário mercadológico cada vez mais competitivo em melhor satisfazer as necessidades de sua clientela, tornou-se necessário o auxilio de ferramentas capazes de agilizar processo, não manter dinheiro ‘’estocado’’, por fim saber corretamente como girar o estoque. No Brasil esta preocupação se caracterizou na última década, ou seja, esta preocupação por parte das empresas no que tange a administração de materiais e, em um contexto mais amplo, no gerenciamento da cadeia logística como um todo surgiu a pouco. 

As novas tecnologias aplicadas nas Empresas estão bastante disseminadas. Qualquer inovação desencadeia um espantoso leque de outras inovações que são amplamente testadas, até que possam ser aplicadas com confiabilidade pelos administradores das empresas. Em relação ao planejamento ao controle de estoques e a sua maneira correta de aplicação, já foram desenvolvidas inúmeras técnicas de administração para o desenvolvimento e crescimento das empresas.

Acredita-se, portanto, que o planejamento e o controle de estoques passam a desempenhar um papel-chave em diversas áreas da gestão nas organizações. A área financeira, por exemplo, planeja a necessidade de recursos, analisando o planejamento à longo prazo; o mesmo planejamento também serve às áreas de recursos humanos ao marketing, nos programas de modificações ao nível da força de trabalho e no agendamento de promoções de vendas. No entanto, mais do que em qualquer outra área de uma organização, o planejamento e o controle de estoques são essenciais na operacionalização de diversos aspectos de gerenciamento da produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (325.5 Kb)   docx (412.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com