TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do gerenciamento de projetos: cinco fases do projeto e nove áreas de conhecimento do projeto.

Artigo: A importância do gerenciamento de projetos: cinco fases do projeto e nove áreas de conhecimento do projeto.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  Artigo  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 2

Neste estudo abordo a importância de Gestão de Projetos (como as cinco fases de projeto e nove áreas de conhecimento do projeto), Administração da Produção e Logística (as variáveis para a tomada de decisão, métodos e técnicas de localização para a empresa, planejamento da empresa instalada, neste caso optei por um supermercado, onde analisei a quantidade de recursos para a localização do supermercado e a previsão da demanda) e, Empreendedorismo e Plano de Negócios (as características do empreendedor, administrador e intraempreendedor, estudo de mercado, oportunidades de negócios, análise de mercado e plano de marketing), para se ter sucesso no projeto a ser realizado.

Para um empreendedor esses passos são essenciais, fazer uma análise de mercado, é um investimento para sua empresa. Este estudo de caso proporciona, portanto, o entendimento do funcionamento desta atividade para a empresa ser bem sucedida.

As empresas estão cada vez mais competitivas, sempre buscando uma melhora classificatória no mercado de trabalho, e com isso, elas buscam estratégias, conhecimentos, planos de ação. Toda empresa tem a aplicação de técnicas, conhecimentos e habilidades, para que um projeto tenha êxito. Essas técnicas são gerenciadas, administradas e coordenadas pelo Gestor de Projetos. E para o projeto ter sucesso é preciso planejar, executar e controlar as atividades.

Segundo PMBOK (Projetc Management Body of Knowledge, conhecido como o “Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos” levantado pelo PMI - Project Management Institute assim define o gerenciamento de projetos: “É a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas em projetos com o objetivo de atingir ou até mesmo exceder às necessidades e expectativas dos clientes e demais partes interessadas do projeto”

PMBOK define as 5 fazes do projeto como:

Fase de INICIAÇÃO - É a fase onde " damos partida" oficialmente ao projeto através do Termo de Abertura, processo que, como todos os demais 43 do Guia, pressupõem Entradas, Ferramentas e Saída. Aqui, todos os envolvidos nesta fase reconhecem que um projeto ou fase deve começar e se comprometem para executá-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com