TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Lendo & Escrevendo Em Busca Do Conhecimento

Casos: Projeto Lendo & Escrevendo Em Busca Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  2.141 Palavras (9 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

POLO: MANAUS

CURSO: PEDAGOGIA/LICENCIATURA

DISCIPLINA: PROJETO MULTIDISCIPLINAR

PROJETO TRANSDISCIPLINAR: LENDO & ESCREVENDO EM

BUSCA DO CONHECIMENTO

ELIVAN ARANHA DE SÁ RA 379250

ELZINEIDE BATISTA MARIA RA: 385928

KATIA MORAES MARTINS RA 378087

ROSA MARIA PEREIRA RA: 356272

VANDERLÉIA CARNEIRO DA SILVA RA: 385904

Trabalho elaborado para fins de avaliação da disciplina: Comportamento Organizacional. Sob Orientação da Prof.º Djalma Silveira para obtenção de nota.

Manaus – Amazonas

2013

O que é a transdisciplinaridade?

“A transdisciplinaridade é uma abordagem científica que visa à unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade. Além disso, do ponto de vista humano a transdisciplinaridade é uma atitude empática de abertura ao outro e seu conhecimento” (Rocha Filho, 2007). Como podemos ver a transdisciplinaridade busca por num só “copo” todos os saberes, tornando-os um só, para melhor entendermos nossa realidade, nosso mundo. Como assim? Só para ilustrar o que estamos dizendo, tomemos a fórmula da água, como exemplo ou ilustração, ou seja, oque dá origem ao elemento liguido que chamamos de água. Temos nesta fórmula a “união” de dois elementos distintos, que formam uma só substancia conhecida ou chamada de água. É exatamente deste modo que funciona; É a transdisciplinaridade, o professor, portanto que faz uso dela, ministrando aula de Língua Portuguesa, por exemplo, poderá estar ministrando também, aula de Matemática, Ciencias, Geografia, História e Inglês.

I. Reflexão sobre as propostas pedagógicas desenvolvidas no currículo da Educação Básica

Proposta pedagógica é algo a ser construído coletivamente e concretizado num bom planejamento. Esta é a identidade da escola, ou seja, é quem nos diz quem é a escola.

A mesma estabelece as diretrizes básicas, a linha de ensino e de atuação na comunidade. Formaliza um compromisso que deve ser assumido por todos os professores, funcionários, representantes de pais e alunos e líderes comunitários em volta do mesmo projeto educacional. Para tanto como bem adverte o educador francês Bernard Charlot; ”deve-se manter a coerência entre a teoria e a prática”... “De que vale um discurso pedagógico do tipo construtivista e, práticas que o contradizem”? Ou seja, todos, dos professores aos gestores, coordenadores pedagógicos, representantes de pais e alunos, enfim toda a sociedade e não apenas a escola como instituição de ensino, deve manter a coerência entre teoria e prática. Como? Cada um agindo dentro e/ou conforme determina o Art. 205 da Constituição Federal de 1988 – “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Portanto as propostas pedagógicas longe de se manterem apenas como “ideias” ou “sonhos”. As mesmas Precisam realmente tornarem-se fatos, ou seja realidade.

II. O projeto transdisciplinar: Lendo & escrevendo em busca do conhecimento

Esse projeto Lendo & Escrevendo Em Busca Do Conhecimento objetiva através da pesquisa, leitura, interpretação e produção de textos: instigar, provocar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a perceberem, entenderem aquilo que estão lendo ou ouvindo seus colegas a lerem. Objetiva, portanto demonstrar aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental que mesmo durante a ministração da aula de Língua Portuguesa é possível notar a presença da Matemática, da Geografia e da História, por exemplo, na leitura e interpretação de um determinado texto informativo ou mesmo poético. Assim enquanto se trabalha a Língua Portuguesa, a um só tempo, trabalham-se as outras disciplinas também. É esse, pois o objetivo principal do Projeto Lendo & Escrevendo Em Busca Do Conhecimento.

III. Projeto: Lendo & Escrevendo Em Busca do Conhecimento

IV. Público Alvo: Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental

V. Justificativa/fundamentação teórica:

Este projeto objetiva despertar nos alunos o interesse e o hábito da leitura, bem como a despertar também e a desenvolver a capacidade da observação, da captação, ou seja, da interpretação de textos de variados tipos ou gêneros e assim produzirem a partir do conhecimento adquirido, os seus próprios textos. Para tanto deverá ser feito um trabalho de pesquisa, de recolhimento de materiais. Sendo esta Pesquisa e recolhimento feito de diversos e diferentes textos como; textos científicos, recortes de jornais, revistas como a Istoé, por exemplo; receitas culinárias (que podem ser extraídas até mesmo de jornais), rótulos de produtos como de pote de margarina, de manteiga e folhetos. Deste modo os alunos ao lerem e/ou ouvirem seus colegas lerem as informações expressas em cada um dos materiais recolhidos e, ao entenderem tais informações (com o auxílio do professor, claro), poderão por si próprios dizerem ao professor, por exemplo, o que são ou não dados matemáticos, geográficos, históricos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com