TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação E A Revisão De Projetos No Processo De Gestão De Um Projeto De Atendimento Individual

Dissertações: Avaliação E A Revisão De Projetos No Processo De Gestão De Um Projeto De Atendimento Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 4

Módulo: 04 – Monitoramento, Avalia-ção Revisão e Encerramento Atividade: Individual

Título: Avaliação e a revisão de projetos no processo de gestão de um projeto de atendimento individual

Aluno: Nádia Teixeira Casagrande

Disciplina: Projetos Orientados para Resultados Turma: EOR_T0006_0311

Introdução

Antes de se discutir sobre avaliação e revisão de projetos no processo de gestão de um projeto de atendimento individual, é importante destacar alguns conceitos sobre projetos.

Primeiramente, projeto é uma iniciativa única de alguma forma, seja no produto ou serviço que gera, seja no cliente do projeto, na localização, nas pessoas envolvidas, ou em outro fator. Em segundo lugar, um projeto tem um fim bem definido, ou seja, tem um objetivo claro, que quando atingido, caracteriza o final do projeto.

Gerenciar, administrar, coordenar ou gerir um projeto é a aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso (PIETRO, 2011). E gerenciar um projeto envolve desde iniciá-lo até finalizá-lo, passando pelas etapas de monitoramento, avaliação, revisão e encerramento.

E o que se ganha ao aplicar estas técnicas? Aumenta-se significativamente a probabilidade do projeto atingir os objetivos para o qual ele foi criado, dentro do prazo estipulado, e dentro do custo esperado.

Avaliação de projetos internos

O processo de avaliação de projetos no processo de gestão de um projeto de atendimento individual deve acontecer de forma constante e periódica durante todo o ciclo de vida do projeto. Consiste em verificar o cumprimento dos objetivos e das metas estabelecidas, no período de tempo previsto. Trata-se da avaliação da forma como o projeto é conduzido e procura verificar a eficiência do método de trabalho empregado para atingir os objetivos.

A análise do projeto de atendimento individual, no caso do SEBRAE-SP, se propõe a realizar várias ações que melhorem a competitividade das micro e pequenas empresas. O gestor deve monitorar o público alvo (micro e pequenas empresas), resultados esperados, objetivo (competitividade), plano de ações, marcos críticos, etc. Deve-se também monitorar o ambiente externo, de forma que qualquer mudança no cenário econômico seja percebida e rapidamente adequada em nível de orientações para empresários no projeto.

A avaliação de projetos deve ser feita constantemente em função de alguns fatores:

• observação do comportamento do público alvo para verificar se o mesmo está "dando conta" das ações do projeto;

• observação do comportamento dos parceiros, para verificar se não tem "melindres" no percurso que devem ser gerenciados rapidamente;

• observação quanto a capacidade das ações e do ambiente de fazer com que os resultados previstos vão realmente acontecer; e

• avaliar se os resultados previstos são possíveis de realmente acontecer.

Todas essas questões devem ser observadas diariamente, e não numa data específica, pois são questões que podem colocar o projeto em risco. Em que pese esta observação, tem-se a necessidade de formalização dessa observação pelo menos uma vez por mês, com todos os envolvidos no projeto (parceiros e comitê do gestor). Nessa data, além da avaliação estratégia do projeto, observa-se os itens citados acima e discuti-se o que se pode melhorar.

Revisão de projetos internos

A revisão de projetos internos deve ser feita periodicamente para atualizar as mudanças ocorridas durante a fase do gerenciamento, e, principalmente, da avaliação.

A revisão é realizada após reuniões entre gestor, cliente e parceiro(s).

De uma maneira geral, todo projeto deveria ser “escrito a lápis”, pois as questões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com