TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do treinamento e do desenvolvimento para as organizações e seus profissionais

Por:   •  1/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 5

Matriz de atividade individual*

Módulo: 4

Atividade: Fórum competência e desempenho

Título: A importância do treinamento e do desenvolvimento para as organizações e seus profissionais

Aluno:

Disciplina: Gestão de Pessoas

Turma: SP

Introdução

Estamos vivendo na era da informação, em um mundo de mudanças constantes, em que a busca de conhecimento se torna fator primordial, e somente a habilidade humana é capaz de transformar o conhecimento em oportunidades, levando a empresa a permanecer no mercado.

Dessa forma, o capital humano, constituído pela capacidade, conhecimento, habilidades e experiências individuais dos profissionais que compõem uma organização, tem sido um grande diferencial competitivo.

Para “elevar” o capital humano de uma empresa e manter seus profissionais motivados para que possam alcançar o nível de competência desejado, é necessário que a empresa invista em treinamento e desenvolvimento.

Distinção entre treinamento e desenvolvimento e importância de cada um

De acordo com Chiavenato (2002), treinamento significa “o preparo da pessoa para o cargo”. Já a área de desenvolvimento se aproxima mais da educação, definida por ele como “o preparo da pessoa para a vida e pela vida”.

Existem também outras definições, dentre as quais uma que afirma que treinamento são atividades de aprendizagem voltada para a função específica realizada pela pessoa até o presente momento, e desenvolvimento são atividades voltadas para a carreira da pessoa, considerando o futuro.

Levando em conta tais definições, considero que treinamento são atividades de aprendizagem mais específicas, ligadas a tarefas ou procedimentos individuais, como por exemplo uma aula sobre como fazer pão francês dada a um novo funcionário de uma padaria. O desenvolvimento seria composto por atividades de aprendizagem mais amplas. No caso da padaria, o acompanhamento do trabalho de um padeiro experiente, aulas de culinária e de seleção de fornecedores de matéria-prima de qualidade, fariam parte do desenvolvimento de um futuro padeiro de sucesso.  

Dessa forma, vemos que treinamento e desenvolvimento são atividades que se complementam.

A importância do treinamento está em fornecer conhecimento, embasamento teórico e prático para que o colaborador se sinta seguro para realizar suas tarefas atuais e compreenda os motivos pelos quais tais tarefas devem ser feitas de determinadas maneiras. Dassa forma, o colaborador confia na qualidade de seu trabalho, fazendo com que ele se sinta parte integrante da obtenção dos resultados da empresa.

Já a importância do desenvolvimento está em promover a obtenção de uma visão mais geral sobre os processos da empresa, estimular a criatividade e a inovação, e desenvolver competências. Através das atividades de desenvolvimento promovidas por sua organização, o colaborador sente que está sendo feito um investimento em sua carreira, aumentando sua motivação e satisfação.

Consequências de um treinamento inadequado ou inexistente

Os treinamentos devem abordar conteúdo compatível com as funções que o colaborador atua ou atuará na empresa, e devem ter duração, ritmo e formato (presencial, teleconferência, e-learning, textos, etc) adequados.

Um treinamento inadequado ou inexistente para um determinado processo em uma organização pode resultar em erros na execução do trabalho, que com certeza levarão a re-trabalho e, portanto, desperdício de recursos da empresa. Estes erros podem também afetar a imagem da empresa no mercado, reduzindo vendas, causando prejuízos.  

Além disso, um funcionário mal treinado ou não treinado pode facilmente se sentir desestimulado, por não saber exatamente como fazer determinado processo, ou por não compreender qual é a importância daquilo que ele faz para a empresa. Pode também se sentir injustiçado por ter cometido um erro e ter sido corrigido, uma vez que não havia sido adequadamente treinado previamente. Dessa forma, a empresa também corre o risco de perder talentos e assim ter cada vez menos vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes, além de ter seus custos com recrutamento e seleção aumentados.

Tipos de treinamento que destaquem os princípios da organização e valorizem seus funcionários

Conforme Chiavenato (2002), para que um treinamento possa atender ao seu propósito de forma adequada e eficaz, é necessário enfatizar seu conteúdo e objetivos. Os objetivos do treinamento precisam estar claros e com a finalidade de obter os seguintes resultados:

  • Tornar os indivíduos aptos
  • Servir de ligação a um contínuo desenvolvimento
  • Transformar ações e atitudes

Para isso, o conteúdo do treinamento deve envolver:

  • Transmissão de informações
  • Desenvolvimento de aptidões
  • Desenvolvimento ou modificação de comportamentos e atitudes
  • Desenvolvimento de conceitos

Dessa forma, para que um treinamento seja adequado e efetivo, os objetivos devem estar claros, o conteúdo deve agregar conhecimento e valor ao coloaborador e, preferencialmente, deve ter algum tipo de exercício, teste ou prova ao final, para que o aluno possa aplicar o conhecimento adquirido, fixando os conceitos aprendidos.

A partir da possibilidade de aplicação do que foi aprendido, os funcionários se sentem desafiados e valorizados.

Através da transmissão de informações e o desenvolvimento de comportamentos e atitudes, a empresa consegue destacar os princípios da organização, os quais são difundidos não só entre os funcionários, mas também externamente à empresa, pois funcionários bem treinados e que conhecem os princípios de sua organização ajudam a difundí-los entre as pessoas com quem convivem e também para os clientes.

Vantagens competitivas obtidas pelas organizações por meio do treinamento e desenvolvimento adequado de seus funcionários

Considerando o que foi visto até o momento, as vantagens competitivas obtidas pelas organizações por meio do treinamento e desenvolvimento adequado de seus funcionários são:

  • menor custo, uma vez que profissionais bem treinados e capacitados realizam suas funções de forma adequada, reduzindo as possibilidades de erros e/ou necessidade de re-trabalho, e os processos são realizados sem custos adicionais e de forma mais efetiva;
  • inovação ou melhora dos processos, decorrente de funcionários desenvolvidos e portanto, estimulados;
  • menor ameaça de concorrentes, já que evita ou minimiza a ocorrência de erros que prejudiquem sua imagem no mercado e promove a inovação, o que melhora a sua imagem no mercado.

Conclusão

O treinamento e o desenvolvimento adequado dos profissionais de uma empresa destaca os princípios da organização, tanto interna quanto externamente, valoriza os talentos internos, e promove vantagem competitiva à empresa.

O investimento em treinamento e desenvolvimento é essencial para o aumento do capital humano da organização, sendo vital para que ela possa se destacar em um mercado altamente competitivo, inovador, e em constante mudança como o que temos atualmente.

Referências bibliográficas

CHIAVENATO, I. Recursos Humanos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MARTINS, Debora. Treinamento e desenvolvimento: a quem interessa? Disponível em:. Acesso em: 03.jan.2008.

PERES, Angelo. Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Disponível em: . Acesso em: 08 dez. 2006.

Dos SANTOS, Ellen Rubia Correia. A importância do capital intelectual dentro das organizações. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/capital-intelectual/42319. Acesso em 24.set.2013.

SANTOS, Rafael Favil. Gestão de pessoas: o papel de Treinamento e Desenvolvimento. Disponível em: . Acesso em: 03.jan. 2008.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com