TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO DESENVOLVIMENTO E JOGOS VIVENCIAIS

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO.

O objetivo desse trabalho é abordar de forma clara e sucinta, os assuntos e conceitos desenvolvidos ao longo do 4º semestre. Essa abordagem faz-se necessária para a vida profissional futura e para desmistificação de alguns temas, tais como a segurança do trabalho, que a meu ver e um assunto ainda jovem e de difícil aceitação em determinados ramos profissionais; treinamento e desenvolvimento, que precisa de inovações e criatividade constantes para manter o público-alvo atraído; e por ultimo, e não menos importante, o gerenciamento de equipes, que por sua vez tem uma enorme importância na vida do profissional de Recursos Humanos, pois é a partir da capacidade de gerenciar é que todos os outros itens citados acontecem.

2 TREINAMENTO DESENVOLVIMENTO E JOGOS VIVENCIAIS.

2.1 CONCEITOS DE TREINAMENTO E DEENVOLVIMENTO.

2.1.2 TREINAMENTO.

O treinamento consiste no processo que direciona o funcionário para a educação profissional, desenvolvendo suas habilidades conceitos ou atitudes, ampliando suas características e adequando seu perfil às exigências do seu cargo. Em outras palavras, o treinamento é algo pontual, de certa forma é urgente, imediato, condicionando o colaborador para resolução de problemas cotidianos.

2.1.3 DESENVOLVIMENTO.

O desenvolvimento visa à aplicação do aprendizado para capacitar o funcionário a exercer funções e preencher vagas de cargos mais audaciosos em longo prazo. Pois de nada adianta, o funcionário ter formação e habilidades se ele não for guiado, pela mesma visão da empresa, se não priorizar de acordo com o grupo.

2.2 COMO PLANEJAR UM TREINAMENTO ADEQUADO.

O treinamento adequado é desenvolvido a partir das deficiências detectadas pelos gestores e supervisores, através de pesquisas ou ate mesmo de conversas informais. Dado esse primeiro passo é importante avaliar qual tipo de treinamento se adéqua a cada caso, sendo que existem três tipos de treinamento, são eles: treinamento estruturado (o treinando fica sob a orientação de um tutor em foco das metas, realizando-as com mais eficiência), treinamento não estruturado (o treinando não recebe um guia único, e sim passa a copiar os passos de seus colegas no dia-a-dia) e o treinamento de instrução é uma base para o autodidata (o colaborador é treinado para criar um auto - progresso e avaliação posterior).

2.3 DINAMICAS DE GRUPO, JOGOS E AVALIAÇÃO DE RESULTADO.

As dinâmicas e jogos são muito aplicados nas empresas nos dias de hoje, porem ambas com diferentes intuitos. As dinâmicas analisam os candidatos e/ou funcionários, tem por objetivo único criar a disputa e analisar o comportamento do individuo, enquanto os jogos e vivências são aplicados com intuito de aprendizagem, de ensinar e fomentar a capacidade dos colaboradores de lidar com situações cotidianas, desenvolver suas habilidades dentro do âmbito empresarial e assim aumentar o resultado.

O treinamento será submetido a uma avaliação de resultado ao seu termino, isso será feito através de avaliação de reação, com um questionário simples ao termino das atividades, avaliações de aprendizagem (prova), e ainda uma avaliação comportamental por parte do gestor do treinado, que poderá medir se ele evoluiu após o treinamento.

3 SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO.

3.1 COMO PRECEDER CASO OCORRA UM ACIDENTE DE TRABALHO.

Acidente de trabalho é aquele que ocorre no exercício de atividade a serviço da empresa e provoca lesão corporal ou perturbação funcional, que pode causar a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho. Caso ocorra o procedimento correto a ser feito é:

1 – Comunicar o superior hierárquico imediatamente.

2 – Procurar socorrer o acidentado.

3 – Providenciar a abertura da CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho).

4 – Se for necessário o afastamento por um período superior a 15 dias, procurar a agência do INSS mais próxima para dar entrada no Auxílio Doença.

A responsabilidade sobre o acidente de trabalho recai sempre sobre o empregador, pois o empregado esta em função das atividades da empresa, sendo elas insalubres ou não, ou seja, se é o empregador quem cria o risco por meio de sua atividade econômica (empresa), a ele caberá responder pelos danos causados. A este contexto atribuímos à teoria da responsabilidade objetivo disposto no art.927 do código civil ao determinar que haja obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano (empregador) implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

3.2 PROGRAMAS DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO – PCMSO E PPRA

Programas de saúde do trabalho são criados para, monitorar e prevenir acidentes no ambiente de trabalho. São estruturados apartir dos riscos existentes em cada atividade e propor uma alternativa para controlar, prevenir e sanar os possíveis acidentes. Ambos são obrigatórios, não importa grau de risco ou a quantidade de empregados assim, tanto um condomínio, uma loja ou uma refinaria de petróleo, todos estão obrigados a ter PPRA e PCMSO, cada um com suas próprias características e complexidade.

O objetivo maior do PPRA é analisar os riscos ambientais e criar possíveis soluções e acima de tudo prevenir acidentes, enquanto que os riscos não controlados passam a ser responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com