TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influência da filosofia no pensamento administrativo

Por:   •  31/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.695 Palavras (11 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

FACULDADE DAS CIÊNCIAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PERNAMBUCO

Henrique Barroso de Oliveira e Silva

Vinícius Gabriel Alves de Oliveira

[pic 1]

A influência da Filosofia nas grandes correntes do pensamento administrativo

Recife

2017

1 - Introdução

A filosofia é a ciência do pensamento, que permite ao ser humano entender a si mesmo e também compreender os fenômenos a sua volta. É a base de todo o conhecimento humano, e por isso está presente em todas as suas áreas, sempre contribuindo com reflexões importantes.

A administração é uma ciência que busca entender os processos organizacionais dentro das empresas e formular teorias que contribuem para aperfeiçoar o gerenciamento dos recursos humanos e financeiros com a finalidade de atingir metas.

O objetivo deste trabalho é destacar e explicar as principais contribuições filosóficas para a ciência administrativa, e o papel da filosofia em transformar o pensamento administrativo ao longo do tempo. Essas contribuições serão expostas, iniciando pela Idade Antiga, época que o estudo da administração ainda não era considerado uma ciência, até os dias atuais, com teorias bem estruturadas sobre o tema.

2 – Filosofia Antiga e Administração

A Idade Antiga é um longo período que se estende desde 4000 a.C, até 476 d.C, com a queda do Império Romano do Ocidente. Esse período é marcado pelo surgimento da escrita e de civilizações mais bem estruturadas, assim como o surgimento da Filosofia.

A Filosofia, que surge nesse período, busca entender as questões do conhecimento sobre o ser e sobre a natureza, além de também possuir um enfoque político.

2.1 – Sócrates e a vocação para liderar

Sócrates é por muitos considerado o pai da Filosofia. Nascido por volta de 469 a.C, introduziu o método argumentativo da dialética, que consistia na formulação de perguntas, para desconstruir os pensamentos do interlocutor, e após isso construir um novo argumento, sempre em busca da verdade.

Sócrates também dava enfoque nas questões do ser, ele afirmava que o homem deve ser conhecedor da sua própria ignorância, e só assim poderia alcançar a sabedoria, também defendia que o filósofo deve assumir o papel de eterno aprendiz.

Relacionando a teoria de Sócrates com a função de administrador nos dias atuais, pode-se dizer que o administrador, tomando por base que não é conhecedor de tudo, deve estar sempre em busca da verdade e de novos conhecimentos que possam ajudá-lo a guiar a empresa para o caminho do sucesso.

Sócrates argumentava que a administração era uma habilidade que não estava relacionada ao conhecimento adquirido ou ao método empírico. Tratava a administração como uma vocação. Ele acreditava que o ato de administrar uma cidade, ou seja, a administração pública, não é diferente do ato de administrar um negócio, ou seja, administração privada. Portanto, para Sócrates, um homem com a vocação da administração poderia gerir ambos com sucesso.

2.2 – Platão e a preocupação com a ética e conhecimento

Platão foi o principal discípulo de Sócrates. Nascido por volta de 428 a.C. Sua principal teoria foi a teoria do mundo das ideias, que retrata a existência do mundo sensível (conhecimento através dos sentidos) e o mundo inteligível (conhecimento da essência das coisas, o conhecimento puro e verdadeiro).

Platão teve como um dos seus enfoques, a política e seu funcionamento, e idealizou uma sociedade governada por um filósofo, que, conhecedor do mundo a sua volta e baseado nos princípios éticos e morais, lideraria a sociedade de forma justa e igual, ocasionando seu desenvolvimento.

O que é possível relacionar da obra de Platão para os estudos administrativos ou o processo de gestão em si, é a sua preocupação com a ética no ambiente de gestão, questão que ainda persiste nos dias atuais, com cada vez mais relatos de gestores que infringem os padrões éticos e até mesmo a constituição para alcançar seus objetivos.

Outra relação conveniente é da idealização por Platão de um gestor que seria apto por deter o conhecimento, e nesse ponto ele difere de Sócrates, tomando esse conhecimento como fundamental no ato da gestão. Este pensamento é muito pertinente nos dias atuais, onde um gestor necessita de uma ampla capacitação para exercer sua função.

O pensamento de Platão e de Sócrates divergem nessa questão, mas pode-se dizer que as duas contribuições são válidas, pois um administrador com a habilidade da liderança e da boa comunicação, juntamente com uma vasta gama de conhecimentos, é atualmente considerado o profissional ideal.

2.3 – Aristóteles e os três saberes

Aristóteles, discípulo de Platão, foi um importante filósofo da Idade Antiga. Nascido em 384 a.C, formulou teorias sobre o processo de obtenção do conhecimento e os diferentes tipos de saberes.

Para Aristóteles, existiam três tipos de saberes: o teórico, que englobaria os saberes científicos, como física, biologia e psicologia, o produtivo, que consistiria na estética e nas artes produtivas ou criativas, como a poesia, a dança, o artesanato, entre outras, e o saber prático, que é composto por ética e política.

Segundo ele, esses tipos de conhecimento são independentes, um indivíduo que possui uma aptidão para exercer o saber teórico, não necessariamente possuiria esta aptidão para o saber prático. Portanto, a teoria de Aristóteles quanto aos requisitos para exercer uma boa gestão é a mais completa dentre os filósofos antigos. Nesse caso, o administrador que domina o saber prático e o teórico, como dito anteriormente, se torna o diferencial nos dias atuais.

Fazendo uma analogia dentro do ambiente da organização, no nível operacional, os trabalhadores conhecem apenas a técnica para exercer sua função, mas não são capazes de gerenciar os outros ou ensinar como fazer seu trabalho. Um bom administrador conhece essa técnica e também pode guiar estes trabalhadores para um desempenho mais satisfatório. Aristóteles valorizava muito os indivíduos que dominavam mais de um saber, e afirmava que a maioria destes eram filósofos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (208.2 Kb)   docx (111.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com