TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A maior crise hídrica da história

Por:   •  18/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

A maior crise hídrica da história

        Há muito tempo que existe a preocupação com a preservação dos recursos hídricos de nosso país, mais pouca coisa foi feita com o passar do tempo. Em 2001, o diretor da Agência Nacional das Águas (ANA) especialista em recursos hídricos, Marcos Freitas, numa entrevista sobre como seria a vida dos brasileiros em 2015, respondeu o seguinte: “mesmo tendo o maior volume de água doce do mundo, o país viverá uma crise hídrica”. E realmente, sofremos com essa utópica crise, em meados de 2014, os reservatórios viraram lama e os governos, mais perdidos que cegos no meio de um tiroteio só sabiam pedir a Deus que mandasse chuva para acabar com essa crise que com o passar do tempo se tornou a maior crise hídrica da história.

        Freitas, não foi o único a perceber a crise que enfrentaríamos. Em 2009, o próprio governo paulista constatou mediante analise de vários especialistas o risco de desabastecimento em 2015, e o que fizeram? Nada. Mais podemos citar algumas causas que levaram a essa catástrofe hídrica: a falta de chuvas, o descuido com as fontes de água, a falta de investimento das empresas para evitar o desperdício, e a gestão inadequada, que ainda trata a água como recurso inesgotável quando na verdade tem se tornado cada vez mais escasso.

        De acordo com um levantamento feito pela folha de São Paulo, nos mostra que o desperdício de água no Brasil atinge 76,2% na região Norte, 37,2% no Sul, 34,3% no Sudeste e 27,3% na região Centro-Oeste. Em conseqüência, disso podemos constatar parte dessa crise econômica que estamos passando se deve a falta de água, pois sem esse recurso tão precioso não se pode irrigar as lavouras e as indústrias ficam condenadas a falência sem água para produzir. Além disso, a produção de energia é afetada, pois 85% da energia que produzimos são provenientes de hidroelétricas, já que nossos governantes se esquecem de investir em outras fontes de energia como a energia eólica.

        Enquanto nossos líderes não tomam providências para solucionar essa crise hídrica, nós como cidadãos podemos fazer a nossa parte, reduzindo o desperdício da água com as (torneiras abertas, lavagem de calçada, banhos longos), além de, se possível, utilizar sistemas de capitalização de água da chuva, armazenando-as em cisternas. Se fizermos a nossa parte poderemos ter mais autoridade para cobrar que os grandes empresários e nossos governantes façam a parte deles.

Referências:

CALDAS, Cadu. O Brasil conta gotas: entenda as causas e desafios da falta de água que se espalha pelo país. Disponível em: < http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/01/veja-12-solucoes-para-a-crise-da-agua-que-desafia-o-brasil-4691385.html >. Acesso em 28 de setembro de 2016.

SERRANO, Luiz. Crise hídrica e suas conseqüências. Disponível em:< http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/pegada-sustentavel/2014/05/12/crise-hidrica-e-suas-consequencias/>. Acesso em 28 de setembro de 2016.

ANTUNES, André. Água: crônicas de uma crise anunciada. Disponível em: < http://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/agua-cronicas-de-uma-crise-anunciada >. Acesso em 28 de setembro de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com