TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A teoria de Taylor "Administração Científica"

Artigo: A teoria de Taylor "Administração Científica". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Artigo  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

A teoria de Taylor "Administração Científica" foi lançada em 1911 e a de Fayol "clássica da administração" veio em 1916.

Taylo tenta eliminar o desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias e elevar os níveis de produtividade através de técnicas da engenharia. Ele utilizava técnicas que eram centradas do operário para a direção, através do estudo de tempos e movimentos, da fragmentação das tarefas e na especialização do trabalhador reestruturava a fabricação e com os conceitos de gratificações por produção incentivava o operário a produzir mais. Os principios da administraçao para o Taylor sao Planejamento, Preparo, Controle e Execução sem isso um empresa nao se materia por muito tempo,

Ja o Fayol dividia a empresa em 6 funçoes basicas e eram funções Técnicas, Comerciais, Financeiras, Segurança, Contábeis e Administrativas, onde as funçoes administrativas comtrolam as outras, A administraçao tem funçoes separadas que sao a Previsão, Organização, Comando, Coordenação, Controle com essa funcoes o administrador conseguiria encaminhar a espresa para o caminho certo

Para Taylo os principios da administraçao era Planejamento, Preparo, Controle e Execução sem isso um empresa nao se materia por muito tempo.

Ja para Fayol sao Divisão do trabalho, Autoridade e responsabilidade, Disciplina, Unidade de comando, Unidade de direção, Subordinação de interesses individuais aos interesses gerais, Remuneração do pessoal, Centralização, Cadeia escalar, Ordem, Eqüidade, Estabilidade e duração do pessoal, Iniciativa e Espírito de equipe era extremamente necessario para o funcionamento de um empresa.

A teoria de Taylor tinha diversos defeitos e falta conceitos de administraçao, ja a teoria de Fayol e mais completa e eficaz para a administraçao, mesmo com defeitos em sua teoria Taylor ainda e considerado junto com Fayol Os Pais da Administraçao.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com