TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Por:   •  3/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.553 Palavras (11 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA –UNIDERP – PÓLO RIBEIRÃO PRETO

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

[pic 1]

PROFESSOR EAD: Prof. Me. Maurício Dias

TUTOR EAD: Prof.Adm.MSc.Antonino Salvatierra

Carina Balieiro Cavalcante Rós

2065120409

7º Semestre

Fabiana Cristina Costa Gumiero

2029891437

7º Semestre

Flaviana Fernandes Martins

2065123094

7º Semestre

Marcelo Leandro Gumiero

2029891457

7º Semestre

Reginaldo Augusto Vieira

4115216493

6º Semestre

Ribeirão Preto, 21 de Junho de 2013.

Introdução 
Os primeiros estudos sobre ética partiram dos filósofos da cultura ocidental, mais especificamente na Grécia antiga, refletindo sobre os problemas fundamentais da moral, então o homem se consolida em objeto de pesquisa para o discurso moral e político como forma de enquadramento social, no âmbito de teorizar a finalidade e o sentido do viver humano, as bases da obrigação e do dever, a essência do bem e do mal, o valor da consciência moral, e razões para a justiça e a harmonia das condutas.

 A ética pode-se dizer que é na verdade como a educação de nosso caráter, temperamento ou vontade pela razão, em busca de um sentido na vida. Traduzindo é um processo consciente ou intuitivo em que vamos aprendendo ao longo de nossa vida, que nos ajuda a escolher entre vícios e virtudes, entre o bem e o mal, entre o justo e o injusto. É a predisposição habitual e firme, fundamentada na inteligência e na vontade, de fazer o bem. Ser ético, portanto, é buscar sempre estar de bem consigo mesmo, combater vícios e fraquezas, cultivar virtudes, proteger e preservar a vida e a natureza é buscar ser feliz. A prática da ética nas organizações requer convicção, vontade política e competências adequadas para tornar as ações empresariais concretas e objetivas, minimizando as resistências e as incompreensões.

 










Etapa1 
Ética é uma preocupação constante, e mesmo quando não há um código específico ou uma conduta objetivamente definida a ser seguida na sua empresa ou profissão, em geral o senso comum é empregado para tentar identificar quais os comportamentos aceitáveis e quais os que ferem princípios ou são antiéticos.

Ética e convivência humana.

Há necessidade de ética porque há o outro ser humano. A atitude ética é uma atitude de amor pela humanidade. Toda educação é uma ação interativa: faz-se mediante informações, comunicação, diálogo entre seres humanos. Em toda educação há um outro em relação. Em toda educação, por tudo isso, a ética está implicada.

A motivação é importante nos espaços de trabalho, pois proporciona que a pessoa motivada desempenhe melhor seu papel no grupo.

 Uma pessoa sem motivação, não tem objetivos, muito menos motivos para desempenhar seu papel corretamente, seja qual for.Em um ambiente de trabalho, devemos formar grupos que possuem os mesmos objetivos. Assim os membros destes grupos se sentirão motivados por estarem cumprindo suas tarefas e irão contribuir para o crescimento não só do grupo, mas da empresa toda. Além de chamar pessoas com os mesmos objetivos, devemos incentivar essas pessoas oferecendo bônus, prêmios, como também dando expectativas de crescimento profissional dentro da empresa grupo, etc.

Uma pessoa sem motivação não contribui ou contribui muito pouco para o crescimento da empresa. 

Ética Profissional em Administração

Nas grandes organizações o Código de Ética é adotado para que se estabeleçam normas e padrões para direcionar a conduta de seus colaboradores mostrando claramente o que deve e o que não deve ser feito.

 É assim também nas profissões, onde cada profissional tem o código de conduta ética determinado por seus conselhos regionais e nacionais. 

Ética passou a fazer parte das estratégias de crescimento, de desenvolvimento e sobrevivência das organizações. 

Os profissionais que obedecem aos Códigos de conduta ética valorizam sua profissão no mercado de trabalho. 

Neste trabalho acadêmico demonstraremos a grande importância de seguir os códigos de ética profissionais.

E em consagração da melhor interdisciplinaridade do trabalho traz-se os códigos de ética de algumas profissões ligadas às matérias do presente semestre.


Explicitaremos a relação direta entre ética profissional e lucro, afinal a ética nas ações não 
deve ser vista como uma ameaça ou algo que possa atrapalhar o desenvolvimento e o lucro de uma organização, e, sim, como a fomentadora inicial para o crescimento do profissional e da organização em que ele atue.


Mostraremos através de uma pesquisa de campo dados que demonstram o conhecimento dos profissionais das áreas administrativas ao assunto ‘Ética’.


E de nossas considerações finais demonstramos as vantagens de se manter ético em todas as ações, não só no mundo empresarial, mas, também no modo de agir. 

 Afinal: ética é toda ação que seja boa ao indivíduo como para a sociedade em que vivemos, e dela fazemos nosso espelho.



Etapa 2 
A ética profissional no filme Amor sem Escalas


O personagem de George Clooney, Ryan Binghan, tem o emprego dos tempos atuais. Seu trabalho consiste em viajar pelos EUA demitindo pessoas de seus trabalhos. Geralmente o patrão não tem coragem de fazer isso ele mesmo e paga a firma onde ele trabalha. Nesses tempos de crise, você pode imaginar quanto trabalho ele está tendo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (208.7 Kb)   docx (42.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com