TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Por:   •  8/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução a Ética. Predisposição ética.

O que é Ética?

Podemos dizer que ética é amor, pois, é considerada como ciência do Bem Comum , ou seja, ela é totalmente voltada para o bem de todos da sociedade. A ética preserva a dignidade humana, a liberdade, a igualdade de oportunidades, o respeito aos direitos humanos. Os valores que presidem e orientam as relações humanas fazem com que a ética seja algo natural no ser humano, são atitudes naturais e involuntárias das pessoas.

“A Ética é essencial, o amor é a essência desse essencial”.

Não há possibilidade de vida social sem que haja princípios éticos.

A Ética tem três pilares importantes, são eles:

 Justa: A ética tem que ser justa, pois, trata a todos de igual para igual.

 Livre: A ética tem que ser livre, pois, ela da liberdade para que a sua consciência saiba o que é ético ou antiético, nos permite tomar decisões por livre e espontânea vontade.

 Solidaria: A ética é solidaria, pois, ela é movida pelo amor ao próximo.

Ter uma consciência ética é a capacidade de avaliar e julgar o que é moral, imoral e amoral.

O que é ética no cotidiano profissional?

É importante termos a consciência de que princípios e valores éticos não são só humanos, mas também profissionais. No cotidiano profissional ser ético é essencial, pois, isso é sinônimo de confiabilidade e respeito, a ética e a verdade está intimamente ligada, pois, não existe meio ético ou meio verdadeiro, ou a pessoa é ou não é, e querendo ou não essa característica ética e verdadeira é um diferencial no bom profissional.

O que é Moral?

Moral é a pratica da ética, ou seja, é ter e praticar atitudes e ações éticas. É um conjunto de valores e normas, é saber diferenciar o que é certo ou errado, proibido ou permitido dentro de uma sociedade, podemos considerar como um padrão de comportamento que é referencia como correto na sociedade. Podemos dizer que os valores morais são os que regem as ações humanas, é como uma consciência coletiva sancionada pela sociedade ou grupo que convivem.

Segundo Emile Durkhein Moral é:

“A consciência social é fruto da coletividade, da soma e inter-relação das varias consciências individuais”.

O que é a pratica da Moral na sociedade?

A moral na sociedade é colocar em pratica todos os valores e normas éticos, para que todos possam conviver em harmonia, pois como sabemos a ética visa o bem comum.

Os valores morais são agregados aos indivíduos ao decorrer da vida, desde o nascimento, onde são os pais que ensinam o que é certo ou errado, e outros ensinamentos que vão acontecendo no decorrer da vida na sociedade, os quais são adquiridos fora do ambiente familiar. Os valores morais tem grande importância na sociedade, pois, são como regras de convívio entre um conjunto de pessoas, e se tais regras deixam de ser cumprida isso acaba comprometendo o bem estar da convivência entre as pessoas.

Valores morais importantes:

 Respeito

 Educação

 Solidariedade

 Ética

 Gentileza

 Bom senso

 Bondade

 Juízo

 Honestidade

 Sinceridade

 Paciência

Sabemos que os valores morais são de extrema importância, e para que eles não deixem de existir é necessário que todos pratiquem em beneficio a sociedade e não somente deixem na teoria, assim os mesmos serão transmitidos de geração em geração.

Ética e Moral (diferenças e semelhanças)

São temas diferentes, porem é relacionado, pois a moral é a obediência a normas e costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos, já a ética busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.

A ética é um conjunto de condutas tomadas por pessoas, sem que necessitem de leis para isso. É seguir as normas pelo simples fato de saber que elas são CORRETAS. Exemplo: Alguém deixa cair uma carteira ou um celular na rua, você vê, vai atrás da pessoa e devolve. Essa é uma conduta ética, pois, fazer isso é acreditar que essa atitude foi correta.

A moral é um conjunto de condutas pré-estabelecido por uma sociedade, que são consideradas corretas pelo grupo, e não por um único individuo. Exemplo: Ter um único companheiro (a) no casamento é um valor pré-estabelecido pela sociedade, e que pode mudar de uma sociedade para outra, pois, como é do conhecimento de todos, em outros países a poligamia é algo natural.

Basicamente ética é a moral colocada em prática.

Consciência Ética

Como são definidos os valores dentro da empresa?

Os valores na organização são de extrema importância, pois, são como o coração da cultura organizacional, definem o sucesso em termos concretos para os empregados e estabelecem os padrões que devem ser alcançados. É um conjunto de normas e princípios socioculturais aceitos e mantidos pelos indivíduos. Os valores da organização são tudo aquilo que ela considera como importante e devem ser considerados guias para o comportamento no dia a dia. Os lideres tem a missão de divulgar esses valores e encontrar o mecanismo eficiente para internalizar os mesmos junto à equipe, quando isso ocorre gera sentimento de sucesso pessoal, cria comprometimento, aumenta a autoconfiança e ainda favorece o comportamento ético. Em termos práticos, os valores devem estar alinhados a visão e a missão da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com