TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL

Por:   •  13/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.347 Palavras (10 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 10

ANDRÉIA SILVANA MIRANDA

JOSÉ CARLOS NEGRI

JOSIANE NUNES DOS REIS

MARISE DO ROCIO CORDEIRO

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL

Orientadora: Profª Márcia Patella

CURITIBA

2006

INTRODUÇÃO

Com este trabalho, pretendemos relatar o estudo das avaliações do ser humano em relação as suas condutas ou as dos outros, e transmitir informações sob o tema “Ética Geral e Profissional”.

Na primeira questão, foi elaborado um texto sobre a ética no mundo pós-moderno, onde descrevemos que existe um conjunto de regras de comportamento e códigos de condutas que são adotados pela sociedade, porém as pessoas devem ser responsáveis e disciplinadas a manter um comportamento inserido neste ambiente, ou seja, a moral e a ética são a chave para disciplina do comportamento humano e para definir o bem.

Na seqüência, foi feita uma comparação sobre a influência do capitalismo com os problemas éticos no mundo empresarial, onde se constatou que, na atualidade, as grandes corporações tem a responsabilidade e o compromisso com o bem-estar social, convertendo parte de seus lucros em ganhos sociais, através de ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos seus colaboradores, sedimentação de parcerias com fornecedores, prestadores de serviços, fontes de financiamentos, sindicatos, autoridades governamentais, clientes, acionistas, e outros.

Asseguram-se desta forma ,os  direitos sociais, ações ecologicamente corretas, e institui-se uma cidadania organizacional embasada no abandono de políticas isolacionistas, e por fim, adotam orientações imbuídas de altruísmo imparcial.

Na terceira e última questão, comparamos os textos de Descarte, Maquiavel e Kant com o mundo atual. Percebe-se que há certa incoerência entre os filósofos, porém, é possível a utilização das filosofias para que o estado, comunidade e religião.


  1.  ÉTICA NO MUNDO PÓS-MODERNO

Para entender a ética no atual mundo moderno ou pós-moderno é necessário entender que “A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano”. (SANCHES VASQUES, 1995, p.12)

Em nossa sociedade existe o conceito de que todos desde criança devem seguir as normas e valores impostos pela sociedade, pois esses valores vão determinar o caráter de cada pessoa em suas relações sociais e profissionais. Na prática não são todos que conseguem manter ou transmitir esses valores éticos, alguns conseguem superficialmente, mas quando exigem que tenhamos que manter um comportamento ético em determinadas situações, fica a questão, poderemos  ser éticos em toda circunstância de nossas vidas?

No mundo moderno a ética contribui para evidenciar um comportamento ou atitude de um ser humano, pois atualmente estamos com problemas em enfatizar a ética.

Conforme MOREIRA (1999, p.235) “em todas as suas manifestações, a sociedade brasileira exige que as pessoas e as organizações sigam os princípios éticos”.

Desde a década de 90 houve uma mudança em nossa sociedade em relação a vários assuntos, por exemplo, sobre a conduta ética dos políticos e dirigentes de setores públicos que sempre estão agindo sem ética junto à população, a falta de ética que envolve os negócios onde as pessoas exercem determinadas profissões deixam  muito a  desejar, e a internet que representa um avanço na tecnologia tem sua contribuição em criar pessoas que não estão preocupadas com a ética, e sim em trocar informações com pessoas com as quais não conhecem fisicamente e transmitem valores ou costumes que podem ser verdadeiros ou não.

No atual mundo moderno o Código de Defesa ao Consumidor tem a função de alertar os consumidores e usuários sobre a ética que envolve os serviços ou produtos de determinadas empresas, ou seja, no momento que alguém aciona o Código de Defesa ao Consumidor este busca informações corretas e éticas, servindo principalmente  como um alerta para os concorrentes e toda população em geral sobre a conduta de determinadas organizações.

Conforme as questões socráticas do texto, temos tendências de conduzir nossas ações de forma quase que instintivas, automáticas e julgamos que sejam as mais corretas, principalmente quando estão ligadas intimamente em nossas vidas e são reconhecidas.

Para Aristóteles o conceito de definir e investigar o Bem era seu trabalho, e não definir como cada pessoa devesse agir. A ética não vai conduzir ou formular alguma verdade para nenhuma sociedade ou pessoa individual, mas vai distinguir e explicar as diferenças que existem ao longo de toda história, principalmente as práticas morais, que se baseiam em regras, normas e valores que são adotados e expostos para as pessoas.

As pessoas sabem o que são ética, moral e como pratica-las, somente precisam ser mais humildes, agir com respeito, serem mais generosas umas com as outras e usar suas idéias para o bem.

Sobre a ética ainda podemos citar que, desde o ano de 1972, a ONU (0rganizações das Nações Unidas) realizou uma Conferência Internacional sobre o Meio Ambiente, que serviu para alertar todos os meios sociais, inclusive as empresas sobre a necessidade de preservação do planeta, e desde está Conferência quase todos os países do mundo adotaram e reforçaram suas leis para a proteção das atividades econômicas relacionada ao meio ambiente. Após 34 anos o mundo ainda hoje está debatendo assuntos relacionados ao planeta (meio ambiente), onde vários países integrantes dão prioridade para a ação correta e conjunta, e a ética que deve ser priorizada e levada a sério, pois tanto no Brasil quanto em outros países quando são estabelecidas  regras e normas, todas devem ser respeitadas, pois os procedimentos éticos facilitam e solidificam qualquer organização e país.

Não podemos esquecer que quando agimos com ética estamos compartilhando o Bem que está dentro de nós e para as outras pessoas, e que toda ação gera uma reação sobre a conduta das pessoas envolvidas.


  1.  COMPARAÇÃO SOBRE A INFLUÊNCIA DO CAPITALISMO COM OS PROBLEMAS ÉTICOS NO MUNDO EMPRESARIAL

Na Idade Média, que compreende desde o século VI até o século XIV d.C., o trabalho visando o enriquecimento pessoal era tido como proibido.

Porém, no período Pós-Moderno, o mundo material passou a ser um grande atrativo e a servir como referência para o indivíduo, fazendo parte da sua identificação enquanto pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (302.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com