TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Relações Humanas no Trabalho

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Nome do Aluno: Abidiel Oliveira de Aguiar (RA): 5532113015        

Tutor: Adriana Aparecida F Marques

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

Pirituba – SP

04/05/2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Titulo: Escravidão em Pleno Século XXI

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina de Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade colaborativa, sob orientação da tutora (Adriana Aparecida F Marques).

Anhanguera Educacional

Pirituba – SP

04/05/2015

Sumário

Introdução1

Trabalho escravo no século XXI: agentes causadores2

Escravidão e ética3

Considerações finais4

Referência bibliográfica5

  1. Introdução

Esse trabalho apresentará de maneira sucinta as formas de trabalho escravo em pleno século XXI e como podemos perceber a presença de determinadas forças atuando sobre a escravidão no trabalho desde o mundo antigo.

O trabalho compulsivo pode assumir diferentes modos, na antiguidade e nos dias de hoje, elucidando por dividas, clientes, servos, escravos-mercadorias, entre outras.

Nas sociedades mais remotas, o trabalho livre e assalariado era casual, exaustivo e         marginal. Com o desenvolvimento do capitalismo, surgiu como forma de trabalho a ser vista como mercadoria à venda, que se caracteriza pelo próprio trabalhador, como algo individual dentre as diversas formas de trabalho, distanciando o escravo para o assalariado. No entanto, ambos procedem ao trabalho compulsório, por existir várias formas de escravidão e formas de trabalhos forçados.

A escravidão contemporânea são casos de pessoas submetidas a condições degradáveis de trabalho, expondo riscos a saúde e segurança física e mental; jornada exaustiva que o leva ao limite de suas forças físicas e entre outras formas compulsivas.

2. Trabalho Escravo no Século XXI: agentes causadores.

 Os responsáveis pela escravidão no trabalho contemporâneo referem-se aos meios de comunicação, governos, às corporações etc. O trabalho escravo infelizmente é uma realidade no mundo inteiro que não se restringe aos países em desenvolvimentos. Podemos visualizar multinacionais em todo mundo que praticam essa forma a fim de conseguirem o máximo de lucro e rendimento produtivo, sem nenhum custo para suas balanças comerciais, mas ao custo de vidas para centenas de adultos e crianças, forçados a trabalharem em condições desumanas, para atenderem às necessidades consumistas do capitalismo.

Em 2010 a multinacional do tabaco Philip Morris reconheceu a presença em suas plantações, de pelo menos 72 crianças de 10 anos de idade, envolvidas na colheita do tabaco e em risco de sofrerem intoxicação por nicotina. Não só isso parece que a empresa forçava trabalhadores imigrantes para o trabalho escravo, sequestrando seus documentos e forçando-os ao trabalho contínuo, sem qualquer compensação.

3. Escravidão e ética:

Hoje em dia existem muitas empresas que continuam com seu modelo antiquado, autoritário, centralizado e excessivamente burocratizado e até mesmo visando rendimento produtivo através do esforço humano sem limites. O novo tempo necessita de uma ruptura com esses pensamentos. Através da ética, podemos quebrar paradigmas, pois ela é responsável de entregar as pessoas por meios de princípios valores e sentimentos em comum, visando o bem estar do individuo no ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com