TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Relações Humanas no Trabalho

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Grande ABC – Anhanguera

Administração – 7ºNA

DÉBORA S.L MOREIRA                                RA:1299680230

JOSÉ EGUIAZU                                                 RA:30056304

LETÍCIA F.BRASIL                                           RA:5826165605

LUCIANA R.L DA SILVA                                 RA:5664137766

PAULO BATISTA                                               RA:30038145

THAMIRIS F.DELMANTO                              RA:30057388

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Santo André

2014

Introdução

Ética e moral são dois termos que se complementam, mas cujos significados são bem diferentes. A ética influencia nas regras de conduta de uma sociedade, por outro lado, a moral influencia nas regras de conduta de uma pessoa. Enquanto isso a moral constitui uma referência básica de conduta pessoal, ou seja, o que é correto ou não. A ética constitui um grupo de diretrizes ou leis que definem as práticas aceitas, assim como o comportamento de um grupo de pessoas ou sociedade. Tanto a ética como a moral constituem nossos costumes e formas de agir, na medida em que podem ser consideradas como corretas ou incorretas. Uma das diferenças é que a moral dita normas e critérios de atuação, e a ética por sua vez trata de fundamentar essas normas de forma racional. Por exemplo, pode ser moral fazer o ensino médio porque é um ensino obrigatório, mas é ético porque o ensino serve para formar e dar um futuro ao indivíduo. Resumindo, a ética são determinados tipos de comportamentos, sejam eles corretos ou incorretos. Enquanto isso a moral estabelece as regras que permitem determinar se o comportamento foi correto ou não.

        

ETAPA 1.

O que é ética?
É um conjunto de valores morais que norteiam a conduta humana na sociedade. É construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais, a ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos, e cada um deles possui seus próprios códigos de ética. Serve para que haja equilíbrio e bom funcionamento social, aonde ninguém é prejudicado. Existe ética de determinados grupos ou locais específicos, podemos citar: ética médica, ética profissional, ética educacional, ética nos esportes, ética na política, etc. Ética é a reflexão sobre a ação humana, para extrair dela o conjunto excelente de ações. É uma ciência que tem por objetivo a moral e a lei e pretende aprimorar as atividades realizadoras de si desenvolvidas pelos indivíduos, pela busca do excelente. A excelência de uma ação é julgada em função do conteúdo de justiça a que pode dar oportunidade. Por isso, ética não impõe moral e lei, mas propõe rumos possíveis para o aperfeiçoamento de ambas.

O que é moral?
Conjunto de hábitos e costumes, efetivamente vivenciados por um grupo humano. Nas culturas estão presentes hábitos e costumes considerados válidos porque contribuem para a realização dos indivíduos. Atos gerados conforme esses hábitos serão julgados morais ou moralmente bons, por outro lado, há hábitos considerados inválidos, porque atrapalham ou impedem a realização dos indivíduos. Os atos gerados conforme esses hábitos serão julgados como imorais, ou moralmente maus.

O que é pratica Moral na Sociedade?

A  prática moral é o padrão de comportamento tido ou referenciado como correto por uma determinada sociedade.  A ética por sua vez seria a predisposição habitual e firme de agir de acordo com o padrão moral estabelecido numa determinada sociedade; "é cumprir com os valores da sociedade em que vive, ou seja, onde mora, trabalha, estuda, etc.  Ser ético é agir de acordo com o padrão de comportamento tido ou referenciado como correto por uma determinada siciedade, ou seja, ser ético é agir de acordo com a moral.

Quais as diferenças e semelhanças entre ética e moral?


Ética significa tudo que ajuda a tornar o ambiente saudável. A ética não se confunde com moral. A moral é a regulação dos valores e comportamentos legítimos por uma sociedade, um povo, uma religião ou certa tradição cultural.
A moral é considerada um fenômeno social particular e não universal.
A ética é universal e é válido para um e direito para todos.
Ética é principio e é permanente, moral é conduta e temporal.
No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. Ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (143.5 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com