TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Relações Humanas no Trabalho

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 6

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração de Empresas

Unidade de Ensino: Anhanguera Santo André

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Conteúdo

Introdução 4

Por que a escolha desse conjunto de crenças e valores não é alinhada à corporação em questão. 5

Possíveis implicações éticas do profissional que apresenta as crenças e os valores não alinhados aos da empresa. 6

Possíveis impactos nos resultados da empresa quando seu colaborador não compartilha das mesmas crenças e valores. 6

Possíveis impactos no desempenho do colaborador quando ele não compartilha das mesmas crenças e valores da empresa. 8

Considerações finais. 8

Referências bibliográficas. 9

Introdução

Este trabalho tem por objetivo revelar quais os impactos para a Petrobrás e para o funcionário quando as crenças e valores são destoantes dos procedimentos e código de ética elaborados por uma companhia estatal.

A Empresa Petrobrás de sociedade anônima de capital aberto será avaliada neste trabalho, cujo acionista majoritário é a União Federal o qual é representada pela Secretária do Tesouro Nacional.

A maior estatal do país vem sido alvo na mídia, televisão e internet em escandalos de corrupção, lavagem de dinheiro, pagamento de propina e suborno através de empresas empreiteiras, prestadoras de serviço.

A Operação denominada pela Polícia Federal como “Operação Lava a Jato”, que investiga um grande esquema de corrupção e desvio de Dinheiro envolvendo a Companhia mencionada neste trabalho bem como grandes empreiteiras do país e políticos será o foco desta pesquisa para justificar os desvios de dinheiro efetuados por doleiros.

Serão evidenciadas algumas atitudes que foram contra os padrões éticos da companhia e quais os impactos e implicações as mesmas sofreram.

Por que a escolha desse conjunto de crenças e valores não é alinhada à corporação em questão.

Abaixo temos uma tabela com um perfil destoante de um profissional da Empresa Petrobrás que não é alinhada com a coorporação.

TABELA COM PERFIL DESTOANTE DE PROFISSIONAL

Crenças e valores da empresa Crenças e valores do profissional que sejam destoantes das crenças e dos valores da empresa

Busca maximizada e sinergia entre equipes, áreas e unidades assegurando a visão integrada da companhia em tomada e ações e decisões. Busca desordenada e exorbitante na tomada de decisões e ações prejudicando a integração e colaboração entre equipes.

Valorização da variedade humana e cultural, respeito às diferenças, a não desigualdade de oportunidades e discriminação das pessoas em relação com a instituição. Preconceito ao ser humano na questão racial e cultural das pessoas e abertura de oportunidades levando em consideração o jogo de interesses através de nepotismo.

No desenvolvimento sustentável, a organização persegue o sucesso nos negócios em longo prazo com perspectiva para um ambiente social saudável nas comunidades em que atua. Degradação do meio ambiente através de condutas irresponsáveis prejudicando o sucesso da empresa.

Busca incessante na geração de valor das partes interessadas com foco em disciplina de capital e gestão de custos. Valorização de pessoas e equipes de alto desempenho. O profissional busca financeiramente o crescimento através de indisciplina ao regimento do código ética e conduta da empresa.

Negócios, ações, relações e compromissos orientados pelo código de ética e conduta da empresa. Negócios, ações e compromissos destinados ao interesse próprio deturpando o código de ética e conduta da empresa.

A quantidade de crenças e valores do profissional em questão é destoante por que o mesmo não compartilha dos mesmos objetivos que a companhia determinou para o crescimento da mesma. Este tipo de situação está voltada para o caratér e personalidade do indivíduo em que busca o crescimento pessoal e financeiro através de ações ilícitadas em detrimento da Empresa Petrobrás.

O profissional está voltado para as ações e condutas que estão fora da transparência e princípios éticos da organização quando o mesmo busca a discriminação das pessoas e culturas.

O respeito à diversidade e igualdade no ambiente e relações com as pessoas está mencionado na guia de conduta da Petrobrás onde o tópico 4.12

Respeitar a diversidade humana e cultural nos ambientes e relações de trabalho;

Repudiar toda e qualquer forma de preconceito e discriminação, comunicando os eventuais casos vivenciados ou testemunhados. (Guia da Conduta da Petrobrás - Versão aprovada pela Diretoria Executiva da Petrobras em 19/11/2014, Ata DE 5182, Pauta nº 1537).

Possíveis implicações éticas do profissional que apresenta as crenças e os valores não alinhados aos da empresa.

As implicações éticas do profissional que apresenta as crenças e valores estão relacionadas a mentira, desonestidade, a injustiça desleal, o não respeito a vida humana, as situaçoes ocultas e ilícitas.

Os profissionais praticavam atos com desvio e lavagem de dinheiro que estavam totalmente fora das crenças e valores da Empresa.

O guia de conduta da Petrobrás aborda no tópico 4.6 o seguinte:

Rejeitar e denunciar situações de fraude e corrupção, sob qualquer forma, direta ou indireta, ativa ou passiva, que envolva ou não valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (133 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com