TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGEM CLASSICA DA ADMINISTRAÇAO

Seminário: ABORDAGEM CLASSICA DA ADMINISTRAÇAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Seminário  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 2

ABORDAGEM CLASSICA DA ADMINISTRAÇAO

No despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração.

O Americano Frederick Winslow Taylor desenvolveu a chamada Escola de Administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria por meio, inicialmente, da racionalização do trabalho do operário.

O Europeu Henri Fayol desenvolveu a chamada Teoria Clássica, com a preocupação de aumentar a eficiência da empresa por meio da sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas.

Muito embora ambos não se tenham comunicado entre si e tenham partido de pontos de vista diferentes e mesmo opostos, suas ideias constituem as bases da chamada Abordagem Clássica ou Tradicional da Administração.

A Abordagem Clássica da Administração pode ser desdobrada em duas orientações bastante diferentes e, até certo ponto, opostas entre si, mas que se complementam com relativa coerência:

1. De um lado, a Escola de Administração Científica, desenvolvida nos Estados Unidos, a partir dos trabalhos de Taylor.

A preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional, isto é, no nível dos operários.

A abordagem da Administração Científica é uma abordagem de baixo para cima (do operário para o supervisor e gerente) e das partes (operários e seus cargos) para o todo (organização empresarial).

A ênfase nas tarefas é a principal característica da Administração Científica.

2. De outro lado, a corrente dos Anatomistas e Fisiologistas da organização, desenvolvida na França, com os trabalhos pioneiros de Fayol.

A preocupação básica era aumentar a eficiência da empresa pela forma e disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos) e das suas inter-relações estruturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com