TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 - Seminário Integrador

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 4

Brasil: 200 anos de Estado, 200 anos de administração Pública, 200 anos de reformas (síntese)

A construção do país que, hoje, é conhecido como Brasil, foi regada por complexas situações, desde a alocação da família real portuguesa até golpes como a revolução de 1930 e, claro, a décima nona Emenda Constitucional. Fatores como estes e tantos outros, embora sejam de suma importância passaram a ser postos para segundo plano. No entanto, para compreender as transformações atuais, se faz necessário um estudo aprofundado das transformações históricas.

Primeiramente, a administração pública brasileira é alvo de grande discussão, enquanto pesquisadores afirmam que ela pode estar em seu último estágio, o estágio gerencial, vale ressaltar que, embora o período patrimonialista tenha siso ultrapassado, ainda, existem vestígios da administração burocrática. Visto que após a Ditadura, por exemplo, solucionar os problemas deixados pela centralização do poder deixou marcas. As heranças após cada nova administração pública, como durante o Governo Collor também se construíam destinadas a desburocratização, mas acabam seguindo o velho modelo de racionalismo dos recursos. Vale ressaltar, que administração pública visando uma melhor eficiência não poderia se atrelar a setores, como o mercado, quando não existe a necessidade, diferente do que ocorreu durante a crise de 1929, quando Vargas teve que intervir. Vimos transformações se seguirem nos âmbitos: econômicos, deixando a antiga Plantation para dar espaço a industrialização; social, possibilitando benefícios irreversíveis ao cidadão, como a CLT; e políticos, utilizando a contratação por mérito, além de treinamento para uma melhoria da funcionalidade de funcionários gastos.

Vale analisar, que generalizar a história da administração pública como um fracasso seria errôneo, já que em meio a turbulentas situações ela pode se modernizar considerando que um dos principais conceitos da administração, o planejamento, foi retomado, a fim de impedir recessão administrativa e trazer até benefícios para a sua nação. Ainda que a democracia, de um ponto de vista pragmático, esteja longe de ser igualitária.

A burocratização do Brasil: as bases para a da Administração Pública Nacional em perspectiva histórica (síntese)

A associação de administração pública e a sua burocracia à uma política ineficaz e demorada tem suas raízes fincadas em um passado, que ainda perdura, de interesses pessoais. Como, por exemplo, os conflitos entre poderes, latifundiários e o federal, combinadas até mesmo a corrupção, porém também é preciso fazer distinções entre a burocracia é centralização ou descentralização, enquanto a primeira faz parte das ações tomadas tanto de organizações públicas ou privada, a outra se dirige a maneira de atuação na economia, política e, claro, em sua administração do Governo, daí incluindo a burocracia. Pesquisadores possuem versões sobre a burocracia, para uns está fortemente ligada ao crescimento industrial e urbano, já para outros vai além dessas relações, possui característica do processo de centralização herdado do coronelismo. Com a ascensão da administração pública, possuir postos importantes era mais que um cargo público, era sinônimo de poder na tomadas de decisões.

Durante, o Governo Vargas a administração pública iniciou um processo de maiores reformas, que conseguiu seu sucesso pelo enfraquecimento da República oligárquica. Consta-se que até hoje as funções burocráticas enfrentam problemas como a lentidão; treinamento ineficiente aos profissionais; divisões de órgãos, causando complexidade para resolução de problemas, inadequação de funções técnicas dentre outros. No entanto, não se pode afirmar que a culpa seria apenas da administração pública ou da sua burocracia, na verdade, ambas andam juntas e para o funcionamento harmônico precisaria ser considerado diversas áreas políticas (órgãos que foram se construindo) e sociais, o relacionamento dos cidadãos com as decisões do Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com