TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM DA PRODUÇÃO

Por:   •  13/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.730 Palavras (23 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 23

1.1 O sistema de produção

O sistema de produção pode ser definido como um conjunto de atividades e operações envolvidas na produção de bens e serviços.

O sistema de produção e uma entidade abstrata, porém, útil. Alguns elementos fundamentais são os insumos a serem transformados em produto, como as matérias – primas.

O processo de conversão. Segundo Moreira, (2008, p. 8) “Muda o formato das matérias – primas ou muda a composição e a forma dos recursos em serviços, não há propriamente transformação: O serviço e criado”

O sistema de controle é a designação genérica que visa assegurar que alterações sejam cumpridas, que os padrões sejam obedecidos, que os recursos sejam usados de forma eficaz, e que a qualidade seja obtida. O sistema de produção sofre influencias de dentro para fora da empresa, em outras palavras ele sofre influencias do ambiente interno e externo.

1.1.1 Tipos de Processos Produtivos

O autor Moreira classifica os processos produtivos como sistema de produção continua ou de fluxo em linha, sistema de produção por lotes ou por encomenda e sistema de produção para grandes projetos sem repetição. No entanto, Nigel, Chambers e Johnston, ampliam seus conhecimentos, incluindo alguns outros conceitos, conforme segue abaixo. Tais processos podem variar segundo à produção de manufatura ou serviço.

1.1.1.1 Processos em Manufatura

1.1.1.1.1 Processo de projeto

O processo de projeto é flexível e atende às necessidades específicas de cada cliente. Ele é voltado pra produtos customizados, cuja produção possui baixo volume, alta variedade, início e fim bem definidos (prazo relativamente longo) e recursos transformadores “exclusivos”. A construção de um navio ou de uma casa são exemplos desse processo.

1.1.1.1.2 Processo de jobbing

O processo de jobbing também está voltado para produtos customizados, com variedade alta e volume baixo. No entanto, os recursos que no processo anterior eram “exclusivos”, passam agora a ser compartilhados em outras operações. Como exemplo tem-se as costureiras que podem aproveitar o mesmo tecido para fazer diferentes peças.

1.1.1.1.3 Processo em lotes ou bateladas

O processo em lotes é relativamente repetitivo e visa atender a flutuação da demanda. O volume e a variedade são médios. A cada produto fabricado, outras dezenas são fabricadas simultaneamente. Esse processo é comum em fábricas de industrializados.

1.1.1.1.4 Processo de produção em massa

O processo de produção em massa possui alto volume e variedade estreita, cujas atividades são repetitivas e amplamente previsíveis. Nesse tipo de operação, o processo básico é o mesmo para os produtos da mesma espécie, que apenas irão se distinguir ao final pelas cores e equipamentos extras diferenciados, por exemplo. Os carros são produzidos dessa forma.

1.1.1.1.5 Processo Contínuo

O processo contínuo é utilizado para produzir produtos inseparáveis, cuja operação tem que supri-los sem uma parada. Os volumes são ainda maiores e a variedade mais baixa. Exemplos desse processo são as refinarias petroquímicas.

1.1.1.2 Processos em operações de serviços

1.1.1.2.1 Serviços profissionais

Os serviços profissionais, caracterizados pela especialização, visam atender às necessidades individuais dos clientes, que participam do processo. Logo, a ênfase dessa operação está nas atividades executadas durante a produção do serviço, ao invés do produto. O pessoal da linha de frente é essencial, precisa ser capacitado e bem treinado. Arquitetos e advogados prestam esse tipo de serviço.

1.1.1.2.2 Serviços de massa

Os serviços de massa envolvem muitos clientes no mesmo espaço físico e de tempo, com grau de contato limitado e pouca flexibilidade. Esse processo é orientado para o produto, sendo o pessoal da retaguarda essencial. Os aeroportos, supermercados e emissoras de televisão compreendem tal serviço.

1.1.1.2.3 Loja de serviço

A loja de serviço é considerada o meio dos extremos serviços profissionais e de massa. Portanto, deve haver equilíbrio entre o pessoal de frente e retaguarda, e produto/ processo. Esse serviço é flexível e o contato com o cliente varia. Como exemplo tem-se os shoppings centers.

1.2 Localização

Segundo Peinado (2007, p. 289), localizar uma organização significa determinar o melhor local para instalar uma base de operações, a partir da qual serão fabricados produtos ou prestados serviços. Em alguns casos, o estudo da localização pode envolver, ainda, a determinação de um local distinto para a sede administrativa, ou da área comercial da empresa, que não necessariamente precisa estar junto à base operacional.

1.2.1 A Importância da Localização

O estudo das possíveis alternativas de localização é essencial para a tomada de decisão consistente sobre a posição geográfica de uma operação. Este estudo leva em consideração, basicamente, os seguintes fatores:

• Disponibilidade de recursos e facilidade de obtenção de matéria-prima;

• Disponibilidade de mão de obra;

• Infraestrutura do local e localização dos mercados consumidores.

Segundo Peinado (2007), os fatores determinantes na decisão de localização vão variar de organização para organização. A existência de uma fonte de energia elétrica abundante e de baixo custo pode ser essencialmente importante para uma organização do tipo industrial. Já a proximidade de mananciais ou fontes de água potável em abundância é fundamental para uma indústria de refrigerantes. Os custos de transportes podem ser significativos para uma indústria de produtos de baixo valor agregado, mas não tão significativos para outra que fabrique produtos mais elaborados. A proximidade do litoral pode ser condição mandatária para uma empresa que processadora de pescados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)   pdf (187.7 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com