TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM PROJETO INTEGRADO

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.469 Palavras (6 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI[pic 2]

ESCOLA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA

ENGENHARIA CIVIL

Química Aplicada à Engenharia

IDENTIFICAÇÃO DE SOLUÇÕES ÁCIDAS E BASICAS UTILIZANDO INDICADORES QUÍMICOS E O pH-METRO

José Caires, 20579767

Jorge Melo, 20601753

Jeone Ferreira, 20577943

Rafael Dalcim, 20606017

Professor: Daiana Maria Furlan

São Paulo, 8 de Abril de 2015

Sumário

  1. INTRODUÇÃO
  2. OBJETIVOS

      2.1 OBJETIVO GERAL

      2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

      3.1 MATERIAIS

      3.2 MÉTODOS

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO
  2. CONCLUSÕES
  3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANEXOS

  1. INTRODUÇÃO

Química é a ciência fundamental experimental responsável pelo estudo da matéria e suas devidas transformações, sendo também responsável pelo estudo da energia que envolve essas transformações.

A química esta muito ligada com nosso cotidiano, sendo encontrada nos alimentos, plantas, comidas, bebidas, construções, combustíveis, as transformações em nosso organismo e em tudo que constituí o universo.

Um desses experimentos do qual a Química é responsável é a identificação da medida de acidez ou alcalinidade de uma solução, onde, pode ser feita através do uso de indicadores de pH (potencial hidrogeniônico) também chamados de indicadores ácido-base ou através da medida do pH da solução. O pH é uma escala de quantificação que vai de 0 a 14 fundamentada na quantidade de íons de hidrogênio que estão contidos em uma solução.

[pic 3]

Figura 1. Escala pH.

Fonte: http://www.jcpaiva.net/files/ensino/alunos/20022003/proj/970303002/Projecto/%E0cidobaseeph.htm

Um indicador pH ou ácido-base é uma substância que apresenta uma determinada coloração quando em contato com uma substancia ácida e outra coloração em meio básico ou alcalino.

Existem alguns indicadores e medidores de pH que podem ser utilizados e nos dizer sobre a acidez ou alcalinidade de uma solução podendo ser por exemplo o pH-metro (que é um aparelho basicamente constituído por um eletrodo e um circuito potenciômetro, que deve ser calibrado periodicamente para se garantir resultados fidedignos e serve para medir o pH), papel tornassol, solução de fenolftaleína e indicadores de ácido-base que nesse caso pode ser um indicador natural e pode ser encontrado em alguns vegetais, mas, dentre estes exemplos citados o mais utilizado em laboratórios para a realização do procedimento ácido-base é a solução de fenolftaleína.

O comportamento ácido-base é conhecido de longa data. O termo "ácido" e "sal" datam da antiguidade, e "álcali" da idade média e "base" do século XVII. Não é de se espantar que essas substâncias tão comuns ao nosso redor, venham sendo estudadas a tanto tempo.

  1. OBJETIVO 

2.1 Objetivo Geral

O objetivo geral desse experimento é colocar algumas substancias em contato com o identificador de pH (potencial hidrogeniônico) dos quais foram utilizados: Fenolftaleína, fitas indicadoras industrializadas e o pH-metro, para saber qual das substâncias eram ácidas, básicas ou neutras.

2.2 Objetivos Específicos

Os objetivos específicos do experimento foram, através dos materiais necessários conseguir identificar qual a tonalidade da substância quando em contato com o indicador denominado solução de fenolftaleína exibe, fazer a leitura numérica aproximada do pH que as fitas indicadoras industrializadas exibem quando em contato com cada substância e comparar o pH das soluções de acordo com o pH-metro e sua escala numérica. Além de manusear adequadamente os instrumentos utilizados no laboratório, conhecer e compreender na pratica como se identifica a acidez, neutralidade ou basicidade de cada solução.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 Materiais

Instrumentos

- Béquer

- Estante de tubos de ensaio

- Tubos de ensaios

- Pipeta de Pasteur

- Pipeta Graduada

- Papel indicador ácido-base

- Ph-metro

- Pró-pipeta ou Pera

Substâncias

- Solução Ácido Clorídrico (HCl) 0,1 M

- Solução Hidróxido de Sódio (NaOH) 0,1 M

- Solução Hidróxido de Amônio (NH4OH) 0,1 M

- Solução de Ácido Acético (CH3COOH) 1M

- Água

- Solução de Fenolftaleína

3.2 Métodos

Primeiramente, foi separado uma estante contendo 5 tubos de ensaio e bandeja contendo o material necessário para a realização do experimento sendo; Solução de Fenolftaleína, Pipeta de Pasteur, pipeta graduada, papel indicador ácido-base e pró-pipeta e verificado se todos os objetos que entrariam em contato com a as soluções que ali estavam foram devidamente higienizados, para que não houvesse nenhum tipo de variável em relação ao resultado esperado. Com o auxílio dos béqueres foram coletadas determinas quantias das soluções de; Ácido Clorídrico, Hidróxido de Sódio, Hidróxido de Amônio, Ácido Acético e Água.

Dando continuidade retirou-se com o auxílio de uma pipeta dos béqueres, uma quantidade de cada substância sendo elas: Água, ácido clorídrico, hidróxido de sódio, hidróxido de amônio e de ácido acético e encheu-se até a metade os tubos de ensaios separadamente com cada uma das substâncias e as nomeando para que não houvesse confusão nem tão pouco contaminação das substâncias.

Após ter sido realizada essa tarefa de separação de cada substancia foi adicionado 3 gotas de Fenolftaleína em cada um dos tubos de ensaio denominados "sistema" e anotadas as cores que ficaram após entrarem em contato com o reagente em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (356.3 Kb)   docx (244.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com