TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO: Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS)

Por:   •  28/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.586 Palavras (7 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Unidade: São José dos Campos/SP

Curso: Engenharia Civil

Disciplina: Administração

Professora:

ADMINISTRAÇÃO

Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS)

São José dos Campos

2013

SUMÁRIO

1. Visita e Levantamento de Dados..........................................................................5

2. Ilustração do Organograma..................................................................................6

3. Análise de Dados...................................................................................................6

4. Estudo de Caso – AM Ltda....................................................................................8

5. Levantamento e Análise de Dados – Matriz SWOT.............................................9

6. Elaboração do Planejamento Estratégico............................................................9

7. Referências...........................................................................................................12


1. Visita e Levantamento de Dados

Foi visitada uma empresa de pequeno porte onde foi feito o levantamento das informações solicitadas para a execução do trabalho de ATPS.

A empresa “Confecstar” atua no mercado de São José dos Campos, no ramo de confecção de roupas de estudantes, há mais de 08 anos. Com uma estratégia voltada para o atendimento do público da região Norte da cidade, a empresa sempre foi vista pelos seus clientes como uma fornecedora de produtos de qualidade.

Empresa: Confecstar

Itens do organograma:

  1. Sócio-diretor (Administrativo), Cortadeira, Costureira;
  2. Sócio-diretor (Comercial), vendedor.

Missão: “Fazer roupas escolares com qualidade.”;

Visão: “Ser a confecção mais conhecida na cidade de São José dos Campos.”;

Valores: “Confiança e Respeito aos clientes.”.

Departamentos:

  1. Setor de Corte – 01 funcionário;
  2. Setor de Costura – 01 funcionário;
  3. Setor de Vendas – 01 funcionário.

Relacionamento entre departamentos: Todas as informações são transmitidas pelos sócios para os departamentos conforme o volume de vendas.

Administração de demanda e atendimento aos clientes: O sócio-diretor (comercial) faz o levantamento diário dos pedidos de confecção, verifica o estoque e, se for o caso, comunica para o sócio-diretor (administrativo) que realiza a solicitação de matéria prima. O atendimento é feito através de venda direta ao consumidor final.

2. Ilustração do Organograma

[pic 2][pic 3]

3. Análise de Dados

Estrutura da Missão, Visão e Valores.

[pic 4]

Estrutura do processo de pedidos

[pic 5]

Relatório do levantamento de dados

Com base nas informações levantadas podemos visualizar um panorama comum dentro de uma empresa de pequeno porte, que neste caso, trata-se de uma microempresa voltada para o ramo de confecção de uniformes escolares da região Norte de São José dos Campos, com as decisões operacionais e administrativas regidas exclusivamente pelos sócios-diretores.  Os funcionários têm funções meramente operacionais e não tem nenhuma autonomia dentro do processo de confecção de uniformes. Apesar da existência de três departamentos distintos dentro na empresa (Corte, Costura e Vendas), a interação entre os mesmos ocorre apenas no topo da hierarquia que acabam sendo os responsáveis por todas as fases do “processo” de manufatura. Os uniformes são feitos para o atendimento de alunos das escolas públicas e privadas da região Norte de São José dos Campos com venda direta aos consumidores atendidos no balcão da recepção da confecção. Dentre os itens levantados, as informações que mais chamam a atenção é a dificuldade dos sócios em deixar que os funcionários participem e interajam com os processos de forma direta e participando de fato dentro da organização.

4. Estudo de Caso – AM Ltda

Missão:

Atuar de forma segura e sustentável, nas atividades de confecções de vestuário diversas, fornecendo produtos e serviços com flexibilidade, qualidade e pontualidade, visando à satisfação e atingindo a excelência perante nossos clientes e consumidores finais.

“Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa" (DRUCKER apud BOGARI, 2001, p. 2).

Visão:

Atingir a liderança no ramo de confecções de vestuário diversos, tendo como elementos de sua força, a ética e o comprometimento junto a seus clientes, promovendo altos níveis de qualidades requeridos pelos consumidores finais.

“A visão, concebida de forma correta, compreende dois componentes principais: ideologia central e visualização do futuro” (BOGARI, 2001, p. 3).

Valores:

“Valores são fontes de força, porque dão esperança às pessoas o poder de agir. São emocionais e normalmente dificultam a mudança.

(...) os valores são a base da cultura corporativa. Eles dão às pessoas um senso de ação comum e servem de referência para o comportamento do dia-a-dia. A clareza sobre os valores fornece uma base fundamental para a ação”. Hitt, Ireland & Hoskisson (2007)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (459.2 Kb)   docx (291 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com