TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

Por:   •  29/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

DAIANE ADRIANO PERALTA COSTA

RA 1751956

NOME DA EMPRESA ANALISADA:

CENTRO ESTADUA DE EDUCACIONAL TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

PIM V

 

QUATÁ

2018

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

DAIANE ADRIANO PERALTA COSTA

RA 1751956

NOME DA EMPRESA ANALISADA:

CENTRO ESTADUA DE EDUCACIONAL TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

PIM V

Projeto Integrado Multidisciplinar V para obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentado à Universidade UNIP.

 

QUATÁ

2018

RESUMO

O presente projeto integrado multidisciplinar (PIM), tem o objetivo de evidenciar como o estudo das disciplinas abordadas podem ser aplicados para a melhoria da gestão e para alcançar os objetivos da empresa analisada. Na disciplina avaliação de desempenho será visto como a empresa avalia seus funcionários, juntamente com a disciplina de administração de cargos e salários, onde teremos uma visão do tipo de plano de carreira utilizado e a análise e descrição de cargos, e através da matemática financeira veremos os impactos orçamentários através da aplicação e interpretação dos cálculos.

ÍNDICE

1 – INTRODUÇÃO

Este projeto destina-se a apresentar a Escola Técnica Estadual (ETEC) Dr. Luiz César Couto, que é uma instituição de ensinos técnico, médio e técnico integrado ao médio, pertencentes ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECTI) do estado de São Paulo. Situada na Rodovia SPV-052 Antonio Farinasso, km 03, vicinal que de acesso a Quatá / Tupã, ficando numa distância de 03 quilômetros da cidade de Quatá, a unidade conta com uma grande área agrícola, além de instalações com mini industrias e laboratórios, onde são realizadas as aulas práticas dos cursos ofertados.

Atualmente a escola oferece cursos de técnico em agropecuária, técnico em alimentos, técnico em açúcar e álcool, técnico em segurança do trabalho, técnico em gestão de recursos humanos, além do técnico em agropecuária integrado ao ensino médio e ainda o ensino médio regular.

A unidade conta com profissionais na área administrativa, funcionários braçais e de serviços gerais, e auxiliares de docente, totalizando 21 funcionários. O corpo docente é formado por 38 profissionais incluindo o diretor da Etec. A unidade conta ainda com três empresas terceirizadas prestando serviços na área de segurança, limpeza e alimentação.

O projeto integrado multidisciplinar tem a finalidade de demonstrar através de pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas através de entrevistas e formulários, levantamento financeiro, planejamento de metas a serem alcançadas, utilizando-se das disciplinas cursadas de Avaliação de Desempenho, Administração de Cargos e salários, Matemática Financeira, além de pesquisas bibliográficas e leituras complementares.

*************descrever os tópicos ***********

Avaliação de desempenho

Administração de cargos e salários

Matemática financeira.

2 – AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Avaliação de desempenho é o processo pelo qual as empresas avaliam o desempenho e o desenvolvimento de seus colaboradores em seus respectivos cargos. Constitui ainda em uma ferramenta de aproveitamento do potencial individual das pessoas, gerando muitos efeitos positivos na empresa quando conduzido de forma clara e bem planejada. Torna-se essencial para as empresas, por ser uma ferramenta que permite aos gestores analisar se o resultado do trabalho realizado está em conformidade com o trabalho que foi planejado.

Porém, não podemos pensar em resultado baseando-se somente no atingimento de metas, mas sim em como esse resultado foi alcançado. Para isso torna-se necessário verificar o assunto de uma forma mais ampla.

Vejamos os conceitos de avaliação de desempenho por diversos autores da área de Recursos Humanos:

A Avaliação de Desempenho tem como objetivo analisar um grupo de funcionários ou análise individual do profissional visando maior desempenho e produtividade por meio da promoção do desenvolvimento pessoal e profissional (FRANÇA, 2013).

Para Chiavenato (2008), a avaliação de desempenho é uma análise e relação de três fatores: como cada pessoa desenvolve seu papel na função para qual foi contratada, as metas que foram estabelecidas e o seu potencial de desenvolvimento. A avaliação de desempenho é um instrumento para que os resultados dos Recursos Humanos da Organização possam melhorar (CHIAVENATO, 2008).

Segundo Kaplan e Norton (1997) não se pode gerenciar o que não se pode medir. Nesse sentido, a avaliação de desempenho se torna cada vez mais importante na tomada de decisão dos gestores dentro da organização.

Quadro 1 – Conceitos de Avaliação de Desempenho

[pic 1]

Fonte: DALMAU E BENETTI (pag. 14, 2009)

A autarquia estadual objeto de estudo deste projeto, avalia o desempenho de seus funcionários anualmente, através de um processo denominado “Evolução Funcional”.

2.1 – Evolução Funcional:

A Evolução Funcional é realizada através de um sistema on-line, o qual dá a possibilidade do servidor acompanhar as etapas do processo, as avaliações e os resultados alcançados. Cada cargo é avaliado de acordo com suas funções, para nosso estudo tomaremos como base os grupo de servidores administrativos.

Etapa 1 - Avaliação:

O servidor escolhe dois avaliadores, sendo um cliente interno e um superior imediato, os quais realizaram a avaliação do servidor através de um questionário on-line, com notas de 1 a 6 em diversas competências.

Quadro 2 – Critérios de Enquadramento

[pic 2]

Fonte: DELIBERAÇÃO CEETEPS-34, DE 27-3-2017. D.O.E.; Poder Executivo, Seção I, São Paulo, 127 (60) - 42, quinta-feira, 30 de março de 2017.

Quadro 3 – Modelo de Avaliação[pic 3]

[pic 4][pic 5]

Fonte: DELIBERAÇÃO CEETEPS-34, DE 27-3-2017. D.O.E.; Poder Executivo, Seção I, São Paulo, 127 (60) - 42, quinta-feira, 30 de março de 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (800.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com