TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE DEVOLUÇÕES DE PRODUTOS PELA LOGÍSTICA REVERSA

Por:   •  26/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.963 Palavras (20 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 20

FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ANDRÉ FILIPE ALVES PAIVA

LUÍS FERNANDO DA SILVA PINTO

RAFAEL MIRANDA LOPES

ADMINISTRAÇÃO DE DEVOLUÇÕES DE PRODUTOS PELA LOGÍSTICA REVERSA

VOLTA REDONDA

2011

FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ADMINISTRAÇÃO DE DEVOLUÇÕES DE PRODUTOS PELA LOGÍSTICA REVERSA

Artigo apresentado ao Curso de Administração do UniFOA, como requisito parcial à obtenção do título de bacharel em Administração.

Alunos:

André Filipe Alves Paiva

Luís Fernando da Silva Pinto

Rafael Miranda Lopes

Orientador:        

Professor MSc. Carlos Eduardo Teobaldo Alves

VOLTA REDONDA

2011

ADMINISTRAÇÃO DE DEVOLUÇÕES DE PRODUTOS PELA LOGÍSTICA REVERSA

[1]1 PAIVA, André Filipe Alves

[2] PINTO, Luis Fernando

[3]LOPES, Rafael Miranda

Resumo

O objetivo desse trabalho é investigar na literatura de que forma a logística reversa contribui para a gestão do fluxo reverso no âmbito de devoluções de produtos nas empresas, sabendo-se que esses produtos já foram utilizados para um fim e, danificados ou não funcionando são devolvidos ao seu local de origem. O processo da Logística Reversa reflete na conscientização ecológica tanto da sociedade quanto das organizações por remeter impactos ao meio ambiente pelos resíduos dos produtos descartados após consumo. Neste contexto, o propósito é diversificar essas questões nos níveis de planejamento, implementação e controle do fluxo de produtos devolvidos a partir do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recapturar valor ou realizar um descarte adequado pelas organizações. A metodologia utilizada é de natureza bibliográfica de caráter descritivo exploratória, cujos dados foram levantados em livros, e materiais disponibilizados na Biblioteca Virtual (BV) como artigos, revistas, e jornais. A conclusão alcançada foi que o processo de logística reversa é ainda, de maneira geral, uma área com baixa prioridade em um pequeno número de empresas que não tem gerências dedicadas ao assunto.

Palavras-chave: Logística reversa. Questões ambientais. Gerenciamento do processo.

Abstract

The aim of this study is to investigate the literature how reverse logistics management contributes to the reverse flow in the context of product returns in business, knowing that these products have been used for a purpose, and damaged or not functioning are returned their place of origin. The process of Reverse Logistics in ecological awareness reflects both society and organizations by referring impacts on the environment by waste products discarded after use. In this context, the purpose is to diversify these issues in the levels of planning, implementing and controlling the flow of returned products from the point of consumption to the point of origin, with the goal of recapturing value or proper disposal by a hold organizations. The methodology used is of a descriptive bibliography of exploration, and data were collected in books, and materials available on the Virtual Library (VL) as articles, magazines, and newspapers. The conclusion reached was that the reverse logistics process is still, in general, a low priority area in a small number of companies that have managers dedicated to the subject

Key-words: Reverse Logistics. Environmental issues. Management process.

  1. INTRODUÇÃO

Ao abordar o tema “Administração de devoluções pela logística reversa” observou-se sua relevância devido o impacto que os resíduos causam ao meio ambiente se não administrados corretamente pelas empresas.

As organizações têm buscado produzir seus produtos com matérias-primas recicladas gerando produtos cada vez mais limpos e que, após o término de sua vida útil, não agridam o meio ambiente. A logística reversa (LR) tem como finalidade, coletar os produtos que estão em refugo para reutilizá-los com intuito de assegurar uma recuperação sustentável do meio ambiente.

Assim, as organizações têm se voltado para uma responsabilidade social maior contemplando a preservação do meio ambiente. O fluxo logístico reverso já faz parte da prática gerencial de boa parte das empresas. Como por exemplo, fabricantes de bebidas que tem em seu processo, gerenciar todo o retorno de garrafas pets dos pontos de venda até seus centros de distribuição. As siderúrgicas utilizam a sucata gerada por seus clientes como insumos na linha de produção. A indústria de latas de alumínio aproveita sua matéria-prima através da reciclagem das latas descartadas.

Existem outros setores da indústria em que o processo gerencial da logística reversa encontra-se em fase de amadurecimento como nas indústrias de eletrônicos, varejo e automobilística, segmentos estes, que ainda não encontraram meios para lidar com o fluxo de retorno de matérias-primas advindas de devoluções de clientes ou de reaproveitamento para produção.

Vale destacar, que esta preocupação abrange também o governo visto que a questão dos impactos ambientais é um fator de extrema importância, podendo afetar também o equilíbrio econômico.

Na maioria das vezes as empresas não dão muita importância aos produtos devolvidos por não trazerem retorno financeiro, apenas custos, mas priorizam o fluxo de saída normal de seus produtos, o que com a aplicabilidade da logística reversa, a atuação modifica de forma positiva no processo, pois ela busca valorizar os produtos retornados, criando diferencial competitivo frente às demais empresas.

Os métodos da LR possibilitam a reciclagem dos materiais devolvendo-os às linhas de produção como matéria-prima. É nesse contexto que a ISO 14000 através de suas normas, tem incentivado as empresas a reciclarem seus produtos obsoletos, premiando-as com certificados que garantem sua sustentabilidade e competitividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (256.3 Kb)   docx (41.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com