TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGISTICA ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGISTICA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Nome

RA

E-mail

Atividades Práticas Supervisionadas apresentada à Faculdade Anhanguera como exigência parcial para a disciplina de Administração de Materiais e Logística do curso de Administração, sob orientação do Professor, Luís Neutzling.

PELOTAS/RS

2015

Etapa 3 

Entrevistas

De acordo com as entrevistas feitas nas empresas escolhidas percebe-se que o processo de pedido ao cliente é semelhante. Todas têm a consciência de que este passo é muito importante, pois é nessa etapa que são feitas as atividades de preparação, transmissão, recebimento e expedição do pedido e o relatório da situação do pedido. Porém dependendo do tipo do pedido, cada etapa possui seu tempo para serem completadas.  

  1. Engenho

  1. Como a empresa recebe e processa o pedido do cliente?

Na indústria a entrada de pedido acontece diretamente com o departamento/setor de vendas, gerando assim um informativo de compra para o departamento de produção para que o mesmo seja produzido.

  1. Como é realizada a compra de suprimentos, insumos e matéria prima?

A compra de suprimento é feita através de um controle interno de consumo (Just in time) e por fornecedores.

  1. Como são classificados e armazenados na empresa, os suprimentos, insumos e matéria prima?

Os insumos, são armazenados em locais adequados de acordo com a necessidade do produto e são classificados por ordem de aplicação conforme o processo de industrialização.

  1. Empresa pediu sigilo das informações:

  1. Como a empresa recebe e processa o pedido do cliente?

Na empresa 2 o cliente faz o pedido, o próprio funcionário que recebeu o pedido separa o produto no estoque, passa no leitor de código de barras e diretamente é feita a baixa de estoque após a conclusão da compra.

  1. Como é realizada a compra de suprimentos, insumos e matéria prima?

Feita através de fornecedores.

c. Como são classificados e armazenados na empresa, os suprimentos, insumos e matéria prima?

Na empresa 2 pertence ao ramo de vestuário, sendo o controle de estoque e suprimento acontecem da seguinte maneira, que é subdividida em e etapas: recebimento, armazenagem.

  1. Agropecuria:

  1. Como a empresa recebe e processa o pedido do cliente?

Os vendedores ligam para os clientes, verificam a necessidades, tendo veterinários dispostos a receitar o que for preciso para resolver o problema do cliente e também tem o público, que vem comprar diretamente conosco pela preferência sendo que as vezes marcamos palestras convidamos como um agrado e com grandes promoções.

  1. Como é realizada a compra de suprimentos, insumos e matéria prima?

A compra é realizada toda semana, conforme o giro dos produtos, onde os vendedores fazem visitas semanais aos setores.

c. Como são classificados e armazenados na empresa, os suprimentos, insumos e matéria prima?

Na empresa 3 que é de ramo agro veterinária correaria e pet shop, o armazenamento dos produtos é feito na própria loja, pois não se tem tanto espaço físico para utilizar, pois o que precisa ser armazenado são produtos volumosos como alfafa em fardo, sacos de rações para animais em geral, os remédios que são frascos menores são armazenados nas pratelheiras conforme a serventia de cada produto.

Processos:

  1. Engenho:

Processo 1 – Recebimento de matéria prima/suprimentos/insumos: A matéria prima(arroz em casca) chega na empresa através de caminhões que foram carregados na lavoura. Quando chega é feito o controle de umidade e rendimento, e depois encaminhado para secagem que feita através de fornalhas. Os insumos são adquiridos conforme a demanda de produção.

Processo 2 – Movimentação interna: como o é feita a movimentação interna da matéria prima/suprimentos. A matéria prima é enviada para os engenhos através de esteiras, passando a seguir pelo processo de beneficiamento, até chegar a fase de embalagem e carregamento.

Processo 3 – Armazenamento da matéria prima/suprimentos/insumos: a matéria prima é armazenada em piscinas, que são enormes caixas de madeira com ventiladores na parte inferior para que possa circular o ar no interior das caixas.

Os insumos, são armazenados em locais adequados e usados de acordo com a necessidade da produção e são classificados por ordem de aplicação conforme o processo de industrialização.

Processo 4 – Movimentação interna: como o é feita a movimentação da matéria prima/suprimentos até a linha de produção. O arroz em casca é enviado para os engenhos através de esteiras elétricas.

Processo 5 – Movimentação interna:  Feito por esteiras.

Processo 6 – Estoque de produto acabado: local onde são recebidos e estocados os produtos acabados produzidos na empresa.  Os produtos acabados são colocados no pátio da expedição de maneira que não atrapalhem o carregamento.

Processo 7 – Transporte do produto acabado para o envio ao cliente: O transporte é feito divido em três momentos. Em um primeiro momento, é feito via rodoviário onde o produto acabado é transportado via container até o porto de Rio Grande/RS. Em um segundo momento o transporte é marítimo via navio do porto de Rio Grande até o porto de Suape/PE. E no terceiro e ultimo momento o transporte retorna a ser rodoviário aonde o container vai ao caminhão até a porta do cliente ou o próprio cliente busca a mercadoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (168.8 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com