TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE MICROEMPRESAS

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.276 Palavras (10 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 10

Administração de Materiais e Logística

Resumo

Nesse artigo vamos apresentar um estudo sobre a logística e sua aplicabilidade nas organizações, para facilitar nossa pesquisa vamos utilizar: (Gráfico de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito e Plano de Ação), para fazer uma analise de forma concisa vamos começar com uma breve explicação histórica sobre logística e suas funções dentro das organizações e dos grupos ao longo da história.

                         

             

Elizabeth Góes Rodrigues de Oliveira    3207340090

Izabela Barbosa Vieira    3228533112

Ericka Brandão Barbosa   8641284325

Pr

Introdução

Logística é a parcela da cadeia de suprimento que planeja, implanta e controla um fluxo eficiente e eficaz destas necessidades, desde a sua concepção ao ponto de consumo, com o propósito de atender aos requisitos de um determinado cliente.
O termo logística vem do grego logos, que significa discurso, razão e racionalidade. Também vem do francês que significa uma arte que trata do planejamento e realização de vários projetos.

Acredita-se que os primeiros relatos de uso de logística vieram da Segunda Guerra mundial, pois precisavam criar um sistema que conseguisse suprir a necessidade de manutenção das suas tropas e também um planejamento abrangesse o estudo de cálculos matemáticos sobre a situação em que as tropas se encontravam, para garantir que não haveria falta de armamentos, medicamentos e alimentos para as tropas que estavam em batalha e também para mensurar os territórios que faltavam para serem conquistados.

Desenvolvimento

A partir da década de 40 quando começou a ser utilizada a logística, foi bastante modificada e se abrangeu de forma a se permitir adaptar a todos os tipos de organização e de forma mais eficaz. Hoje em dia vemos grandes exemplos de logística, exemplos que estão cada vez mais sendo utilizados pelo mundo inteiro, como as gigantes japonesas que fabricam eletrônicos. Por fabricar um numero muito grande de aparelhos e distribuir para todo o mundo, eles precisam ter um planejamento logístico pensado nos mínimos detalhes. Para alcançar esses objetivos foi preciso desenvolver um produto adequado, armazená-lo de forma adequada, controlar estoques, transportar, distribuir e oferecer assistência técnica de acordo com o desejado por seus consumidores. Esse exemplo demonstra que, ainda que os locais de onde os produtos sejam fabricados estejam longe de onde serão consumidos, é possível através da logística atender satisfatoriamente os consumidores.

No Brasil, o tipo mais utilizado de logística é a logística de transporte, por ser um pais de grande produção rural, Esses alimentos são transportados da zona rural até os centros urbanos. Em contrapartida as mercadorias produzidas nas grandes cidades são levadas até o campo, em geral os dois tipos percorrem grandes distancias. A logística de transporte é utilizada para promover essa integração.

 Esse tipo de movimentação pode ser feita de vários modos, para a escolha do meio de transporte são feitos cálculos e estratégias, fazendo disso uma Logística Integrada

A logística integrada como o próprio denomina, baseia-se no atendimento dos objetivos logísticos de todos os setores da organização melhorando os seus resultados, sem causar impacto no objetivo do outro. È a parte do gerenciamento da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias primas, materiais semi-acabados e clientes. Entre as atividades da logística estão: Transporte, movimentação de materiais, processamento de pedidos e gerenciamento de informações 

[pic 1]

Hoje as empresas ser beneficia de várias ferramentas de qualidade para obtenção de bons resultados. A seguir verificamos algumas dessas ferramentas

O gráfico de dispersão e usado em processo de solução de problemas, saúde, aprimoramento da qualidade de processos etc. A ferramenta e utilizada mais para coleta de dados de amostragem, construção de eixos x e y assim pode possibilita uma análise de precisão do processo.

Exemplo:

[pic 2]

Figura 1

Folha de verificação são dados de características de qualidade, onde ser que obter o controle de um problema.  Uma ferramenta simples pois sua de coleta que pode ser montada em forma de tabela, planilha, quadro.

Exemplo

[pic 3]

Folha de verificação

A figura mostra como e simples a utilização a ferramenta onde proporciona umas evidencia bem objetiva para análise do problema como na figura que pode verifica como está diminuindo a produção do biscoito.

Benchmarking é aplicado para obter ideias que buscam melhores qualidades, as empresas usufruem dessa ferramenta para terem informações mais praticas. As organizações que utilização essa ferramenta não a divulgam para que tem um diferencial das outras.

Brainstorming é aplicada em reuniões onde os integrantes podem expor suas ideias, pois elas passaram por avaliações e classificação. O Brainstorming tem alguns critérios escolhe as melhores. Os critérios são:

Todas as ideias são boas, não as julgue ou critique.

  • Mantenha um registro de todas as ideias (papel do facilitador) em um quadro branco para que as ideias sejam visíveis para todos os participantes.
  • Após a sessão de ideias, inicie uma revisão de todas as informações coletadas.
  • Procure semelhanças e tendências, isto irá permitir que você reduza a quantidade de ideias.

Após a coleta das ideias, inicie a apuração delas com um questionamento:

  • O que faz sentido para o seu negócio ou projeto?
  • O que pode ser feito com os recursos existentes na sua empresa? (Financeiros, tecnológicos e humanos)
  • O que irá gerar maior receita ou o maior benefício para os seus clientes

Assim podendo ser aplicada em:

Desenvolvimento de novos produtos - obter ideias para novos produtos e efetuar melhoramentos aos produtos existentes.

Publicidade - desenvolver ideias para campanhas de publicidade.

Resolução de problemas - consequências, soluções alternativas, análise de impacto, avaliação.

Gestão de processos - encontrar formas de melhorar os processos comerciais e de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (401.3 Kb)   docx (204 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com