TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO A importância do planejamento na organização

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.111 Palavras (17 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        GESTÃO DE PROJETOS        

2.1.1        O guia PMBOK        

2.1.1.1        Riscos        

2.1.1.2        Escopo        

2.1.1.3        Partes interessadas        

2.1.1.4        Fornecedores        

2.2        ADMINISTRACAO E PRODUCAO LOGISTICA        

2.2.1        O projeto das redes de operações produtivas        

2.2.2        O planejamento do controle da capacidade de produção        

2.2.3        Melhoramento da produção por meio do ciclo PDCA e pelo "5s”        

2.3        EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS        

2.3.1        Empreendedor, administrador e intraempreendedor: características e diferenças.        

2.3.2        Análise de mercado e plano de negócio        

2.3.3        Segmentos do empreendedor em uma oportunidade de negócio        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho, será evidenciado, a relevância do planejamento em todas as etapas da administração de uma organização. Compreendendo que as mudanças nunca terminam e que esses ciclos são constantes levando as organizações a se reciclarem e se desenvolverem projetos para a sua sobrevivência.

Ao conseguir aplicar de forma responsável os conhecimentos na área do plano de negócio, gestão de projetos, o administrador ora sendo evidenciado como empreendedor, logrará êxito nas intenções de se firmar em um mercado cada vez mais competitivo.

Em todos os segmentos e texto deste trabalho serão apresentadas ferramentas adequadas para se precaver de possíveis fracassos no decorrer do processo ou até mesmo em longo prazo.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. GESTÃO DE PROJETOS

A gestão de projetos é a aplicação de técnicas, conhecimentos e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso.

Gerenciar, administrar, coordenar ou gerir um projeto envolve todas as etapas do início ao fim, com o planejamento, execução e controle das atividades.

Para que o desenvolvimento da gestão por projeto seja eficaz, é imprescindível a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas necessárias as atividades do projeto, a fim de atender seus requisitos. A gestão por projeto pode trazer muitos benefícios para as organizações que buscam se consolidar no mercado, dando maior impulso as ações estratégicas e fortalecendo suas vantagens competitivas, além de traduzir um espaço maior relacionada a integração, visto que uma ação, ou a falta dela em uma área afetara outras áreas, pois tudo está vinculado de uma forma ou de outra.

A “BIBLIA” do gerenciamento de projeto, o PMBOK (Project management bady of knowledge), é um guia elaborado pela instituição mais renomada do mundo na área, o PMI (Project management isntitute) nesse guia, a palavra projeto está definida da seguinte forma: “projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto serviço ou resultado único e exclusivo”.

Tomando como exemplo o ramo das edificações, podemos expor a citação para ilustrar a realidade de projeto:

O processo de projeto envolve todas as decisões e formulações que visam subsidiar a criação e a produção de um empreendimento, indo da montagem da operação imobiliária, passando pela formulação do programa de necessidade e do projeto do produto até o desenvolvimento da produção, o projeto “as built” e a avaliação da satisfação dos usuários com o produto. Por esse critério, o processo de projeto engloba não só os projetos de especialidades de produto, mas também a formulação de um negócio, a seleção de um terreno, o desenvolvimento de um programa de necessidades, bem como o detalhamento dos métodos construtivos em projetos para produção e no planejamento da obra. E os agentes da concepção e do projeto do empreendimento são os projetistas de arquitetura e engenharia e todos aqueles que tomam decisões relativas à montagem, concepção e planejamento do empreendimento. (Fabrício, 2002, p. 75).

  1. O guia PMBOK

O PMBOK é uma combinação das melhores práticas para o gerenciamento de projetos, desenvolvido pelo PMI (Project management institute) que é uma associação profissional sem fins lucrativos, referência em gerenciamento de projeto, com o objetivo de sintetizar um conjunto de conhecimento que o gerente de projeto deve dominar.

O guia PMBOK é um guia de boas pratica. O guia PMBOK, possui diversos processos, ferramentas e técnicas úteis para gerencia de qualquer projeto. O guia não determina como será gerenciado um projeto, ele apenas mostra as boas práticas, deixando livre para o gerente de projeto e a equipe escolherem aquilo que melhor se adapte ao seu projeto. Além disso o PMBOK, identifica um subconjunto do conjunto do conhecimento em gerenciamento de projetos, ou seja, o guia possui informações consensuais que foram identificados por profissionais da área e que se forem usados nos projetos, aumentam as chances de sucesso nesses projetos. Vejam abaixo algumas áreas de conhecimento do guia PMBOK:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (172.9 Kb)   docx (38.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com