TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E FLUXOS DE CAIXA

Tese: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E FLUXOS DE CAIXA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Tese  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão financeira é a área funcional da gestão empresarial, responsável por analisar as decisões e atuações do financeiro das empresas, ela assegura a sustentação das organizações, mantendo o equilíbrio e a estabilidade do setor. A gestão financeira integra a determinação de recursos financeiros, com a obtenção de financiamentos vantajosos, efetuando analise criteriosa na aplicação dos recursos para manter a estrutura equilibrada, eficiente e com rentabilidade. Executa a analise financeira, onde recolhe informações sobre a forma de obter respostas seguras sobre a situação financeira da empresa, analisa a viabilidade econômica e financeira dos investimentos com obtenção e o controle dos recursos financeiros.

2.2 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA

O fluxo de caixa é a ferramenta responsável em controlar as movimentações financeiras de entradas e saídas, facilitando a gestão sobre os valores recebidos e valores pagos, podendo determinar o saldo final da organização. A gestão financeira, para ser eficaz, necessita estar orientada por um planejamento confiável que auxilie a aperfeiçoar os rendimentos dos excessos de caixa ou estimar as necessidades futuras, sendo que, o fluxo de caixa demonstra eficácia na gestão financeira das empresas. No planejamento de caixa, permite saber quando haverá caixa suficiente para sustentar as operações ou quando necessitará de financiamentos bancários. Ele permite a projeção de vendas, lucros e de ativos, desta maneira, se algo não estiver nos conformes, cabe ao gerente avaliar os planos e identificar mudanças nas operações para melhorar os resultados. O fluxo de caixa é muito importante para obter informações de quanto dinheiro a empresa terá disponível e se esses recursos serão suficientes para cumprir suas obrigações.

2.3 PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTOS

No cotidiano das empresas existe a necessidade de tomada de decisões relacionada aos investimentos, o gestor deve definir meios para aplicar o capital disponível visando tornar a empresa melhor e mais rentável no futuro, este tipo de decisão implica em investir dinheiro, tempo e energia em um projeto de resultados desconhecidos, porque só ocorrerão no futuro.

A decisão de investimento envolve diversos fatores, inclusive de ordem pessoal do gestor, assim, é necessário utilizar modelos teóricos para explicar e prever suas decisões pessoais. O desafio na decisão de investimento é definir o retorno esperado e aplicar em investimentos que apresentem condições de garantir este retorno, avaliar os ganhos futuros e riscos de um investimento. Para minimizar os riscos e garantir uma avaliação do investimento, o gestor deve munir-se do maior número de informações possível sobre o projeto em que pretende investir, o projeto é uma simulação da decisão de investir, e geralmente consegue melhorar a tomada de decisão e diminuir os níveis de incertezas do investimento.

2.4 RISCO E RETORNO

O risco e o retorno estão associados aos investimentos apresentados às decisões dos empreendedores que são favorecidos pelos retornos proporcionados pela alternativa escolhida, sendo que ao optar por estratégias que decorram em elevados riscos ao empreendimento deve-se observar se o retorno proporcionado é compatível ou não com aquele. Por mais criterioso que o empreendedor tenha sido na elaboração do processo de planejamento, é imprescindível que haja um monitoramento das ações para o alcance dos objetivos, com vistas a detectar e corrigir eventualidades que impeçam ou dificultem a realização dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com