TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de gestão financeira no Norte de alumínio da empresa, observando a dinâmica do fluxo de caixa

Pesquisas Acadêmicas: O conceito de gestão financeira no Norte de alumínio da empresa, observando a dinâmica do fluxo de caixa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 4

1.2 Justificativa

A gestão financeira empresarial, especialmente em empresas de pequeno porte, tem sido para grande parte de empresários, um segmento que apresenta dificuldades.

Assim, conhecer e trazer à tona essas dificuldades, bem como os mecanismos solucionadores, como é o caso do Fluxo de Caixa, é produzir informações e conhecimento que poderá contribuir com diversos segmentos, como: a ciência em função do método científico de pesquisa; para a própria empresa, que poderá, por via dos resultados, refletir e aplicar tais ferramentas, no sentido de melhorar a gestão financeira, conhecendo uma situação antecipada, capaz de tomar decisões, que mantenha o equilíbrio financeiro da empresa; para a sociedade de um modo geral, que poderá optar por uma empresa dinâmica, capaz de satisfazê-la.

Por outro lado, não se poderia deixar de reconhecer também a contribuição do estudo para os acadêmicos, que poderão associar as teorias aprendidas na faculdade com a prática desenvolvida na pesquisa.

Diante disso e, da relevância reconhecida em relação ao tema, entende-se que seja um trabalho cuja viabilidade se distingue pela existência de literatura sobre o assunto e ainda, do interesse da autora de desenvolver a investigação.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Identificar um modelo que seja adequado ao gerenciamento do Fluxo de Caixa, visando para a empresa em estudo uma visualização prévia das necessidades, sobras ou faltas de caixa.

2.2 Objetivos Específicos

 Entender a gestão financeira na empresa Norte Alumínios, observando a dinâmica do Fluxo de Caixa;

 Identificar as vantagens ou aplicabilidade da utilização do Fluxo de Caixa na empresa Norte Alumínios;

 Propor um modelo de Fluxo de Caixa, que seja adequado à empresa em estudo, se for o caso.

3 REFERENCIAL TEÓRICO

A gestão, de um modo geral, em muitas empresas micro ou pequenas, não apresenta uma técnica administrativa com aspecto científico. Segundo Gazzoni (2013, p. 22)

Na pequena empresa a administração é geralmente feita pelos seus proprietários ou por seus parentes, que muitas vezes não têm conhecimento aprofundado de técnicas administrativas. [...] Vale observar que o conhecimento profundo de técnicas administrativas não é fundamental para as pequenas empresas, dada a simplicidade de funcionamento desse tipo de organização.

Por outro lado, Arantes (1998), entende que a gerência ou a Administração de uma empresa não consiste em um departamento ou a um cargo, mas a uma ação existente em todos os departamentos e, consequentemente, em todos os níveis da organização e estão relacionados às atividades ou funções administrativas que são: planejar, organizar, coordenar, dirigir, controlar, motivar. Para melhor vislumbre sobre tais funções, Maluche e Queiroz (2000), apresentaram graficamente o que mostra a Figura 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com