TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão financeira e fluxo de caixa

Relatório de pesquisa: Gestão financeira e fluxo de caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos envolvendo o planejamento, análise e controle das atividades financeiras da empresa, visando maximizar os resultados econômicos e financeiros decorrentes de suas atividades operacionais.

Para Catelli (1999, p. 111) diz que a “gestão é o processo de decisão, baseado em um conjunto de conceitos e princípios coerentes entre si, que visa garantir a consecução da missão da empresa”. Segundo Nakagawa (1998,p.38) diz que a “gestão é a atividade de se conduzir uma empresa ao atingimento do resultado desejado (eficácia) por ela, apesar das dificuldades”.

O Objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração do lucro líquido proveniente das atividades operacionais, mas nem sempre ocorre uma adequada gestão financeira na empresa.

Uma gestão correta permite que se visualize a atual situação da empreas. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados. A gestão financeira abrange muitos aspectos dentro da empresa, tudo necessita de um certo cálculo financeiro.

1.2 – Gestão Financeira e fluxo de caixa:

Atualmente, uma gestão financeira de excelência é um fator essencial para o sucesso do negócio. O Fluxo de Caixa é uma das ferramentas utilizadas na administração financeira empresarial, o qual auxilia na tomada de decisões e melhora o desempenho financeiro, através da otimização e alocação dos recursos da empresa.

A montagem é simples e exige um acompanhamento diário para registrar as movimentações. Primeiramente, é necessário levantar o saldo inicial, isto é, o valor que existe em caixa composto por dinheiro, cheques e saldos bancários no início do período.

O Fluxo de Caixa tem por objetivo demonstrar a maneira pela qual a empresa utiliza seus recursos financeiros em um determinado período. Ele demonstra ainda as entradas e saídas de recursos disponíveis no período apurado, sempre foi importantíssimo para as empresas e com o advento da Lei Societária 11.638 de 29/12/2007 a tornou obrigatório.

Para Zdanowicz (2009, p. 35) o “fluxo de caixa é um conjunto de ingressos e desembolsos de numerário ao longo de um período determinado”. Consiste na representação dinâmica da situação financeira de uma empresa, considerando todas as entradas e saídas de caixa em certo período.

De acordo com a Lei 11.638/07 o Demonstrativo do Fluxo de Caixa se tornou obrigatório para às companhias abertas e fechadas com patrimônio liquido igual ou superior a R$ 2 milhões, já para as inferiores a esse valor não se torna obrigatória a elaboração nem a publicação da demonstração dos seus fluxos.

De acordo com o International Accounting Standard (IAS) 7, os objetivos do fluxo de caixa são, a informação dos fluxos de caixa fornece uma base para avaliação da capacidade de geração e utilização desses fluxos de forma estruturada por natureza de atividades. Os usuários da empresa estão interessados em saber como a empresa gera caixa e equivalentes de caixa, e este interesse independe da natureza da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com