TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO DE NEGÓCIOS, NOCO DE ATUARIA E LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL PARA CONTABILIDADE FINANCEIRA EM BUSCA DE PREPARAÇÃO COMPETITIVA

Trabalho acadêmico: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO DE NEGÓCIOS, NOCO DE ATUARIA E LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL PARA CONTABILIDADE FINANCEIRA EM BUSCA DE PREPARAÇÃO COMPETITIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  5.108 Palavras (21 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 21

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIENCIAS CONTABIES

VICENTE CARVALHO DA SILVA PEREIRA

GESTAO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOCOES DE ATUARIA E DIREITO EMPRESARIAL-UNIDOS À CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL

Rio Branco – Ac

2014

SUMÁRIO

1-Introdução....................................................................................................................3

2- Gestão financeira e orçamento Empresarial..........................................................4

2.1- Conceito de Gestão financeira...............................................................................4

2.1.1-Gestão financeira e fluxo de caixa........................................................................4

3- Principais decisões de investimento.......................................................................5

3.1 Risco e Retorno......................................................................................................5

3.1.1- Principais tipos de orçamentos.........................................................................7

3.1.1.1- Pontos positivos do orçamento para a gestão.................................................15

4- Noções de Atuária................................................................................17

4.1-Conceito de Atuária.................................................................................17

4.1.1- Previdência no Brasil.........................................................................18

5. Direito Empresarial...................................................................................19

5.1. Sociedade empresariais e sociedade simples......................................19

5.1.1. Obrigações dos empresários e sociedades empresariais....................20

6- Conclusão...................................................................................................22

7 – Referencias.......................................................................................................23

INTRODUÇAO

O Presente estudo trata a cerca do assunto Gestão Financeira, e tem por finalidade mostrar a importância de um administrador financeiro em uma empresa, fornecendo a este subsidio no que se refere a melhor administração financeira, através de análises e teorias, pois atualmente as empresas de um modo geral vêm sofrendo dificuldades por não possuírem total conhecimento de sua real situação financeira.

Isso só acontece devido à falta de controle interno de profissionais qualificados e habilitados para fazerem um planejamento adequado.

Neste trabalho foram explorados alguns conceitos relacionados ao tema, mostrando de forma simples e objetiva a importância do administrador ter um controle eficiente dos recursos financeiros da empresa, de forma a garantir a estabilidade das operações da organização e por outro lado a rentabilidade.

Abordou-se a gestão financeira como um instrumento de apoio á tomada de decisões, examinando de forma ampla algumas etapas do processo financeiro, apontando também conceitos e objetivos da administração financeira e do administrador financeiro, seu papel e suas áreas de atuação dentro da empresa.

O monitoramento da situação fiscal de uma empresa, quando realizado de maneira insatisfatória, engendra reveses de ação direta sobre seu respectivo fluxo de caixa, o que vai de encontro aos interesses primários do administrador. Por outro lado, uma monitoração tributária bem elaborada acarreta considerável redução de custos, assim como a redução de riscos decorrentes de possíveis autuações fiscais.

O presente trabalho demonstrará como o administrador, mediante orçamento empresarial adequado, é capaz de amortecer a carga tributária incidente sobre sua empresa.

Empresa é uma atividade organizada, de natureza privada, com o objetivo de produção de circulação de bens e serviços no mercado. Sendo uma atividade que possui um conjunto de elementos, que uma vez unidos, passam a ter identidade própria, para realizar o objetivo pelo qual foi constituída. Para Alfreo Rocco o conceito de empresa se delineia em: “Temos empresa e consequentemente, ato comercial, quando a produção é obtida mediante trabalho de outros, quando o empresário recruta o trabalho, o organiza, o fiscaliza, e o dirige para fins da produção.”.

Quem conduz a empresa é o empresário, realizando a atividade sozinha ou em parceria com outras pessoas.

2. GESTAO FINACEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL.

2.1 Conceito de gestão financeira

Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada.

O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico. As instituições podem ser privadas, sociedades de economia mista, com ou sem fins lucrativos.

A gestão surgiu quando após a revolução industrial, os profissionais decidiram buscar solução para problemas que não existiam antes, usando vários métodos de ciências, para administrar os negócios da época o que deu inicio a ciência da administração, pois é necessário o conhecimento e aplicação de modelos e técnicas administrativas.

A gestão é um ramo das ciências humanas porque tratam com grupo de pessoas, procurando manter a sinergia entre elas, a estrutura da empresa e os recursos existentes.

2.1.1 Gestão financeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com