TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUARIA E DIREITO EMPRESARIAL- UNIDOS A CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL

Artigos Científicos: GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUARIA E DIREITO EMPRESARIAL- UNIDOS A CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  4.199 Palavras (17 Páginas)  •  955 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL 4

2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4

2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4

2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5

3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5

3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5

3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6

3.4 EXEMPLO DE TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11

ANEXO A – Título do anexo 12

1 INTRODUÇÃO

Considerando que no atual cenário brasileiro administrar uma empresa é de uma responsabilidade muito grande e exige muitos esforços e conhecimento de quem está dominando a mesma, ou seja, seus gestores.

O planejamento se faz necessário em todas as atividades da empresa principalmente nas atividades da área financeira, onde se podem considerar que os recursos são escassos e os riscos são grandes. Para se tornar eficaz uma gestão financeira tornou-se atualmente um fator critico de sucesso.

Os gestores das pequenas e médias empresas precisam aprender que as finanças de uma empresa que não podem ser administradores de forma intuitiva e nem empírica. Se por acaso o empresário estiver fazendo isso, pode-se estar perdendo dinheiro sem nem saber pra onde o mesmo esteja indo parar.

Então fica claro que a gestão financeira de uma empresa precisa envolver um conjunto de ações e procedimentos administrativos que visam maximizar os resultados econômicos financeiros através da eficiência operacional e do controle das atividades financeiras.

Muitas empresas ainda geram o seu planejamento como um numero apenas, baseado em um incremento sobre o ano anterior com pouco ou nenhuma ligação com as definições estratégicas para o futuro da empresa.

Dessaforma o seguinte proposto abaixo em suas citações pretende discutir o papel que o orçamento empresarial, a gestão financeira, as noções de atuária e o direito empresarial têm em uma organização, bem como os erros que muitos gestores tem feito com relação a sua real aplicação.

2-DESENVOLVIMENTO

Ainda, no presente trabalho ao qual se descreve aborda-se o tema A gestão financeira e orçamento empresarial e dentro deste contexto se encontra o conceito do que seria a gestão financeira, fluxo de caixa e as principais decisões de investimento e ainda levando em conta abordarão sobre o risco e o retorno, os principais tipos de orçamentos para a gestão, noções de atuária, previdência social no Brasil e direito empresarial com o enfoque voltado para as sociedades simples e também as obrigações dos empresários e das sociedades empresariais.

Destaca-se dessa forma, a importância de uma excelente gestão financeira e como se pode ter esta gestão de forma segura e que seja assim objetiva.

2.1 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

O planejamento é o princípio mais importante da gestão empresarial para as pequenas e grandes empresas, corporações, agências governamentais, organizações sem fins lucrativos ou simplesmente para a vida particular de cada pessoa. Com isso, pode-se dizer que todos os gestores fazem algum tipo de planejamento que, em algumas das vezes, nas pequenas organizações acabam que os planos não são formalizados.

Com o crescimento das atividades empresariais os planejamentos informais deixam de ser suficientes e passam a ter necessidade de um planejamento formal, ou seja, é preciso planejar as diretrizes, as estratégias, as metas, os objetivos e as ações que garantam a continuidade e o aumento da riqueza dos acionistas ou proprietários.

E é nesse sentido que o orçamento empresarial é o instrumento que comtempla formalmente as metas e objetivos funcionando assim como meio para se comunicar e informar como a empresa esta caminhando. Dessa forma o orçamento empresarial não deve ser entendido como instrumento limitador e controlador de gastos e sim como uma proteção das atividades financeiras das organizações.

2.1.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA

A gestão financeira é uma das tradicionais áreas funcionais da gestão, podendo ser encontrada em qualquer organização e ás quais cabem às análises concretas incluindo decisões e atuações que estão relacionadas com os meios financeiros necessários a mesma atividade da organização. Dessa forma a função financeira integra todas as tarefas ligadas a obtenção, utilização e controle dos recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a rentabilidade dos recursos nela aplicados.

Os princípios financeiros sempre serão aplicados em algum momento seja em uma grande empresa ou em uma de pequeno porte. Um exemplo disso é os micros mercados, eles são um nicho que grande parte da população tem atuado.

Deve-se ter o controle de tudo o que se passa na empresa sendo importante para o gestor e qualquer atitude tomada é preciso que a gestão financeira apresente bons resultados. Deve-se tomar muito cuidado e pensar bastantepara que nada de errado.

2.1.2 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA

A gestão das necessidades de caixa nas organizações nos dias atuais é de suma importância, visto que as mudanças são cada vez mais rápidas por causa da globalização e também muitas empresas vem perdendo a sua continuidade por falta da administração do caixa.

Entende-se como fluxo de caixa, um relatório que trabalha com informações atuais e não com dados passados, é dinâmico e mostrando de forma transparente a verdadeira situação financeira da empresa.

Com a nova conjuntura econômica mundial é indispensável que o administrador financeiro da empresa esteja preparado para novos desafios. Se for preciso administrar com competência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com