TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO FUNDO TEÓRICO

Projeto de pesquisa: ADMINISTRAÇÃO FUNDO TEÓRICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.714 Palavras (7 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo

Dentre a composição organizacional de uma empresa, e o dinamismo dos processos decorrentes as atividades rotineiras administrativas, os gestores buscam ferramentas cada vez mais eficazes para alcançar resultados positivos para organização, tendo em vista as constantes mudanças tecnológicas operacionais. Sendo desta forma, a necessidade de utilizar parâmetros capazes de controlar e gerenciar os objetivos traçados pela organização. Com isso a um grande crescimento da utilização de indicadores de processos, uma vez que o mesmo é capaz de ser classificado sob diversas tipologias para atender as áreas especificas de cada organização.

Palavra chave: Parâmetros, Classificação e Indicadores.

Sumário

INTRODUÇÃO 04

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 05

1. TIPOLOGIA DE INDICADORES 05

1.1 Quanto ao vínculo com outros indicadores 06

1.2 Quanto ao Objetivo 06

1.3 Quanto ao tipo de objeto no fluxo organizacional 07

1.4 Quanto à responsabilidade 08

1.5 Quanto à relação dos objetos 08

1.6 Quanto à sua utilização 08

1.7 Quanto à forma de medir 09

1.8 Quanto à sua natureza 09

1.9 Quanto à amplitude 09

1.10 Quanto à constituição 10

2. Aplicação do conteúdo 10

CONCLUSÃO 1

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 1

ANEXOS 1

Introdução

Diante da necessidade de obter ferramentas capazes de indicar resultados satisfatórios e de controle de operações gerencias dentro de uma organização, os gestores vem frequentemente utilizado indicadores para analisar os resultados obtidos pelos processos articulados perante a empresa. Sendo desta forma, a necessidade de utilização de parâmetros para saber se um determinado objetivo de melhoria foi alcançado ou não.

Os indicadores normalmente podem ser classificados por diversas tipologias, pois a tipologia se refere ao estudo de traços característicos de um conjunto de dados, visando a determinar tipos. Ou seja, a tipologia de indicadores é utilizada para dar classificação a um determinado indicador, a exemplo de quanto ao objeto, quanto à responsabilidade, quanto ao vinculo com outro indicador, e etc.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A tipologia é um estudo de parâmetros característico de um conjunto de dados, visando determinar tipos ou sistemas. Ou seja, estudo de tipos, exemplo: copo (água, suco, vinho, etc..).

Os indicadores medem sempre as características do produto (output) de um processo. Podemos utilizar os indicadores para estabelecer metas, verificar o desempenho da meta, tomar ação corretiva caso haja algum fracasso num determinado processo. Ou seja, os indicadores são importantes ferramentas para supervisionar, controlar, gerenciar e avaliar os processos contínuos de uma organização.

1. Tipologia de indicadores

Podemos classificar tipologicamente um indicador de varias possibilidade dependendo da criatividade do gestor. Observamos como classificação de indicadores os de insumos (input), de fluxo (throughput), e de produto (output), que está voltado para avaliação de programas, orientados para o problema.Os indicadores associados a uma estratégia de manufatura têm como estruturas o custo, a qualidade, tempo, flexibilidade e inovação.

As abordagens tipológicas podem privilegiar um ou outro aspecto. Imaginem-se as possíveis classificações de automóveis. Podem ser classificados quanto ao tipo de segmento: carro, caminhão, motos. Se optarmos dividir em categorias o segmento carro, observaremos capacidade de passageiros, tipo do carro (pickup, passeio) etc. Esse tipo de classificação destaca os aspectos que sejam relevantes. Neste caso, os indicadores estão voltados para indicar a importância de categoria para a empresa. Ou seja, atender a necessidade especifica de cada cliente.

Manuel Meireles (2012) aponta que os indicadores podem ser considerados quanto á perspectiva com que observam o objeto: perspectiva de qualidade, perspectiva monetáriae perspectiva de tempo.

É possível uma tipologia de indicadores, considerando diversos aspectos.

1.1 Quanto ao vínculo com outros indicadores

Os indicadores quanto ao vínculo com outros indicadores podem ser definidos como dois tipos:

• Indicadores lógicos – Onde se refere ao de causa-efeito (com existência de vínculo causal).

• Indicadores Desvinculados - (sem existência de vínculo, mas, necessariamente, tendo uma falsa relação causal).

Os Indicadores lógicos podem constituir uma cadeia, em que cada um dos elementos contribui, positiva ou negativamente, para o output. Ou seja, o vínculo é estabelecido por uma relação de causa-efeito.

Ex:

Existem dois aspectos que distingue os indicadores.

• Causalidade direta - expressa à existência de uma relação causa-efeito, em que o indicador a montante afeta o indicador a jusante. A relação é lógica, e a variação da causa produz uma concomitante variação no efeito.

• Associação expressa - o vínculo entre o indicador e o fenômeno, embora tal vínculo não seja causal ou, pelo menos, evidente.

Um indicador desvinculado não tem existência de vínculo, mas tendo necessariamente uma falsa relação causal. Um exemplo de indicador desvinculado de uma empresa poderia ser número de vezes que um executivo casou-se versus o RSI da Empresa.

Para que pudesse ser considerado como indicador desvinculado dever ser observado uma associação entre a quantidade de casamento e o Retorno Sobre o Investimento da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com