TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL: CONTABILIDADE

Por:   •  21/5/2016  •  Monografia  •  7.242 Palavras (29 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 29

APRESENTAÇÃO

A contabilidade é uma ciência cujo objeto de estudo, é o patrimônio das entidades o qual é definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações da empresa para com terceiros. A finalidade da Contabilidade é assegurar o controle do Patrimônio, fornecendo informações sobre a composição e as variações patrimoniais bem como, apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou sociais.

Como um dos objetivos da contabilidade é controlar física e monetariamente o patrimônio da entidade, o tema escolhido para ser abordado nesta monografia será os procedimentos e normas de controle patrimonial, e originou-se da importância que o correto controle do patrimônio representa para as empresas, e também pela necessidade de elencar em um trabalho científico os processos da gestão patrimonial, devido a pouca bibliografia especifica encontrada. O estudo será composto de uma abordagem teórica dos itens que compõem o ativo permanente, com mais ênfase para os procedimentos e métodos de controle do ativo fixo.

O objetivo do trabalho será de mostrar a importância do controle patrimonial dentro de uma organização, fornecer embasamento teórico que possibilite e entendimento do assunto por parte de estudantes e profissionais e também efetuar um comparativo com os métodos de controle patrimonial utilizados na Sicredi Central –MT.

Para que os objetivos sejam alcançados, a monografia será dividida em cinco partes distintas: a primeira parte será um breve histórico do surgimento do cooperativismo, tanto a nível nacional quanto internacional, destacando algumas características próprias das sociedades cooperativas, em especial das cooperativas de crédito, bem como os aspectos organizacionais destas entidades, principalmente a formação dos sistemas cooperativos. A segunda parte identificará a contextualização do estudo, englobando o tema, o problema, os objetivos e a justificativa; a terceira parte apresentará a fundamentação teórica do Ativo Permanente e dos métodos de controle patrimonial; a quarta parte tratará dos procedimentos metodológicos, da classificação da pesquisa e do desenho da pesquisa; e na quinta e última parte será elaborado um comparativo entre os métodos de controle patrimonial e os aplicados na Sicredi Central – MT.


1 Contextualização Do Estudo

1.1 Área de Conhecimento Contemplada

A administração patrimonial tem como objetivo o controle dos recursos ou bens patrimoniais, que podem ser definidos como as instalações, máquinas, equipamentos, veículos, softwares, marcas e patentes entre outros, que a empresa utiliza no seu funcionamento diário e com o objetivo de gerar receitas com a comercialização ou prestação de serviços.

Os bens, dependendo da sua natureza, são classificados como: corpóreos, materiais, tangíveis, incorpóreos, imateriais e intangíveis. No entendimento de Martins e Campos (2001, p.218), os bens podem ser denominados corpóreos, quando possuem uma forma identificável, um corpo; materiais, quando possuem substância material, são palpáveis (como uma mesa ou um veículo);  e tangíveis, quando possuem substância ou massa (como uma caneta ou uma folha de papel). Em contrapartida, bens incorpóreos são os não constituídos de matéria, que não possuem corpo ou forma identificável (como direitos de uso de marcas e fórmulas químicas); imateriais, os que não possuem matéria (como registros de jazidas e projetos de produtos). Bens intangíveis são os que não possuem substância ou massa (como patentes e direitos autorais).

A temática da presente monografia do curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em contabilidade Gerencial envolve aspectos teórico-práticos que possibilitem o melhor entendimento dos processos de controle patrimonial e futuramente servir de apoio para a correta aplicação nas empresas.

1.2 Caracterização da entidade – Organização do sistema SICREDI

 SICREDI, sigla representativa do Sistema de Crédito Cooperativo, é formado pelas Cooperativas de Crédito Singulares, suas Centrais, uma Confederação, o Banco Cooperativo SICREDI S.A e suas empresas ligadas BC Card e Corretora de Seguros.

As Cooperativas de Crédito integrantes do SICREDI são organizadas em sistema, o que lhes assegura uma marca corporativa forte e ganhos de escala em todos nos níveis, que determinam o crescimento sustentado e sua perpetuação. O SICREDI está presente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

1.2.1 Papel das entidades do sistema

  1. Cooperativas de crédito singulares

São sociedades de pessoas e atuam como instituições financeiras, com forma e natureza jurídica própria, sem fins lucrativos, autorizadas e fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil. As Cooperativas de crédito integrantes do SICREDI são organizadas em sistema, formando uma rede de atendimento nos estados em que o SICREDI atua e funciona como um instrumento de organização econômica da sociedade.

Missão: Oferecer produtos e serviços financeiro-bancários com vantagem competitiva em relação ao mercado convencional, mediante administração transparente e participativa.

  1. Cooperativas Centrais

O objetivo dessas sociedades conforme dispõe o art. 8º, da Lei n.º 5.764/71, é o de organizar em comum ou em maior escala, os serviços econômicos e assistenciais de interesse das filiadas, integrando e orientando suas atividades, bem como facilitando a utilização recíproca dos serviços. São constituídas com no mínimo três cooperativas singulares, podendo se admitir excepcionalmente associados individuais.

Algumas atribuições das Centrais conforme Schardong (2002:78):

  • coordenar o movimento cooperativo de crédito da jurisdição de suas      filiadas e promover o seu desenvolvimento;
  • encarregar-se do controle e segurança das filiadas;
  • responder pela capacitação dos recursos humanos das cooperativas singulares filiadas e os seus próprios;
  • representar institucionalmente o movimento cooperativo de crédito, no âmbito da jurisdição das suas filiadas.

Missão: Viabilizar a excelência funcional das cooperativas filiadas, mediante atualização permanente dos procedimentos operacionais, supervisão e qualificação dos recursos humanos.

  1. BANSICREDI

      O BANSICREDI é o primeiro Banco Cooperativo privado brasileiro, e atua como instrumento das Cooperativas de Crédito para acessar o mercado financeiro, definir a política de gestão financeira,  negociação e firmatura de programas especiais de financiamento e desenvolver produtos corporativos e políticas de comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.1 Kb)   pdf (365.5 Kb)   docx (64.9 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com