TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

Por:   •  9/11/2016  •  Dissertação  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 5

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

Atualmente não se vislumbra tratar do tema “Administração Pública” e não o conceituar. Segundo PALUDO, 2012, “A Administração pública em sentido amplo compreende: o governo (que toma as decisões políticas), a estrutura administrativa e a administração (que executa essas decisões). Em sentido estrito, compreende apenas as funções administrativas de execução dos programas de governo e demais atividades. É o ramo da Administração aplicada nas Administrações direta e indiretas das três esferas (ou níveis) de Governo: Federal, Estadual e Municipal”.

Tratando especificamente do assunto solicitado, verificamos que atualmente o modelo aplicado no Brasil é a Administração pública gerencial, que é aquela construída sobre bases que consideram o Estado uma grande empresa cujos serviços são destinados aos seus clientes, outrora cidadãos: na eficiência dos serviços, na avaliação de desempenho e no controle de resultados, temos suas principais características. Em 1967, tivemos a primeira experiência de implantação da administração gerencial no país (Decreto Lei nº 200/67), Implementação de novas técnicas nos anos 70. Nos anos 80, com constantes pensamentos de governos voltados a mudanças administrativas iniciou-se essa grande revolução, e desde esse período da história, apoiado na Constituição da República Federativa do Brasil (1988), a qual pormenorizou em seu capítulo VII (Art. 37 a 41) regras e preceitos relativos à Administração Pública, tratando sobre: atuação de agentes, cargos e empregos públicos, regime de previdência, obrigatoriedade de licitações, responsabilidade civil do Estado, busca-se a eficiência e correção em todos os atos de nossa administração pública.

Em 1995, inaugura-se a Administração gerencial, com foco na eficiência, eficácia e efetividade. A reforma administrativa em vigor no Brasil teve como principal elemento ordenador a Emenda Constitucional de nº 19, de 04 de junho de 1998. Antes da promulgação desta emenda, foi editado o “Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado”.

Observando sempre os princípios da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, dentre outros, e também se utilizando do Plano Diretor da Reforma do Estado, busca-se dotar o Estado de um núcleo estratégico, que formule e controle a implementação de políticas públicas. Parte deste plano de reforma administrativa foi confiado ao Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado-MARE, que veio a transformar-se em uma secretaria; seu lema era o de ajudar o Governo a funcionar melhor, ao menor custo possível, promovendo a administração gerencial, transparente e profissional, em benefício do cidadão. Hoje o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG possui a competência nos assuntos pertinentes à modernização administrativa do Governo federal.

É inegável a importância dos Órgãos encarregados da governança geral do Estado, os quais buscam seu efetivo funcionamento, bem como os responsáveis e suas áreas de atuação.

- O Poder Executivo, sendo responsável na esfera Federal o Presidente da República e seus Ministros, na esfera Estadual o Governador e seus Secretários e na esfera Municipal, o Prefeito e seus secretários, sendo este Poder atuante na execução das leis e administração do país.

- O poder Legislativo, o qual atua fazendo as leis pelas quais se rege o país, como responsável na esfera Federal temos o Congresso Nacional (Senado e Câmara), na Estadual as Assembleias Legislativas e na Municipal, a Câmara de Vereadores.

- O Poder Judiciário, o qual atua na aplicação das leis, resolvendo litígios e controvérsias trazidos a sua apreciação, como responsável na esfera Federal temos Superior Tribunal Federal, nos Estados os Tribunais de justiça, nos Municípios os juízes comarcais, e Ministérios Públicos Federais e Estaduais.

Para um funcionamento mais próximo da perfeição, temos nossos representantes, citados acima, os quais são os responsáveis no Poder Executivo e Legislativo. Os mesmos acendem a essas posições/funções pelo voto do cidadão no pleito eleitoral. A realização de eleições sempre aumenta a expectativa de mudanças no cenário político e administrativo do Brasil. Muitos eleitores, entretanto, não acreditam ser possível mudar a história do país e insistem na ideia de que a corrupção é inerente à política. Todavia, as eleições determinam o futuro do país.

Nesse contexto, é necessário entender que o Brasil se constitui em Estado democrático de direito no qual “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente” (art. 1º, parágrafo único, CF/88). Assim, o sentido da democracia está na possibilidade de o cidadão exercer a soberania popular, que se concretiza pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto na escolha dos governantes. Para isso o eleitor tem em suas mãos um importante instrumento de mudança política e social: o voto.

Desse modo, no atual contexto político e social do Brasil, a realização das eleições representa um raro momento em que todos se igualam, pois não há diferença de raça, sexo, condição financeira, classe ou grupo social, já que existe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com