TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALCA – ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS

Por:   •  26/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ALCA – (Área de Livre Comércio das Américas)

Rômulo A. L. de Alencar A. Jr. – RA: B67CEA-2

Karoline Correia de Carvalho – RA: B799BG-2

Henrique dos Santos Andrade – RA: B7299F-0

Wagner Toninato Fernandes – RA: B7683G-0

Paulo Fernando da Silva – RA: B8549E-1

São Paulo

2014

ALCA – ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS

O que é?

É a proposta que foi lançada em Nove de Dezembro de 1994. Com a finalidade da quebra de tarifas alfandegárias entre os países do continente da América, favorecendo o livre comércio entre os países pertencentes ao grupo, com exceção de Cuba. Que foi um pré-requisito estabelecido pelo Presidente dos Estados Unidos da América, Bill Clinton na época em que a proposta foi apresentada.  O governo do Presidente Bill Clinton propôs a implementação imediata de acordos parciais, com abertura total do mercado em 2005, mas enfrentou a oposição do Partido Republicano, majoritário no Congresso norte-americano, que não cedeu ao pedido de autorização para aplicar o instrumento conhecido como "fast track" (via rápida), ou seja, de negociação rápida e sem qualquer interferência do Congresso quanto à apresentação de emendas às propostas de acordos comerciais apresentados pelo Executivo. A ALCA, dizem os especialistas, “Beneficia poucos e prejudica muitos”, consiste em um pacote de propostas contra o povo latino-americano e suas consequências são fáceis de serem previstas: dependência econômica, política e tecnológica, invasão territorial e cultural. Isso sem contar o fato de que os países em  desenvolvimentos precisariam de altos investimentos para entrar em um mercado econômico tão grandioso como a ALCA.

Como se define?

ALCA (ARÉA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS) é uma proposta levada para 34 países do continente americano com o objetivo de facilitar a circulação de mercadorias, serviços e capitais entre estes países. A ALCA consistiria numa área de livre comércio no espaço americano, cujas taxas alfandegárias caíram conforme fosse possível. Isso possibilitaria a passagem de mercadorias e a chance de um aumento significativo de comércio entre os países americanos.

Objetivo

A ALCA tem como objetivo colocar um fim a qualquer restrição a circulação de mercadorias, serviços e capitais entre os países da américa. Com isso os consumidores terão mais acesso a possibilidade de compras de mercadorias importadas de melhor qualidade e com menor custo.  Formação de uma área de livre comércio composta pelos países membros;

-Estabelecimento de regras globais sobre patentes, direitos autorais e marcas registradas;

- Aumentar a circulação de serviços dentro do bloco econômico.

-Criação de mecanismos e procedimentos jurídicos, alfandegários e comerciais facilitadores, que possam aumentar as relações comerciais entre os países membros da Alca.

Se a ALCA existisse, seria o Bloco Econômico com maior espaço físico do mundo, além de englobar economias crescentes ( como Brasil e Argentina), além dos Estados Unidos e Canadá, que já são potencias mundiais.

Países integrantes.        

A ALCA é composta por 34 países. São todos os países da América com exceção de Cuba , que foi vetado pelos Estados Unidos da América que mantém um embargo econômico contra o mesmo.

Brasil

Trinidad e Tobago

Honduras

Chile

Bahamas

Belize

Argentina

México

Guatemala

Equador

Panamá

Nicarágua

Venezuela

Suriname

El Salvador

Colômbia

Guiana

Granada

Uruguai

Peru

Barbados

Antígua e Barbuda

Bolívia

Estados Unidos

Canadá

Jamaica

Haiti

Costa Rica

República Dominicana

Dominica

São Cristovão e Nevis

Santa Lúcia

São Vicente e Granadinas

Paraguai

 

Os três maiores integrantes da ALCA.

[pic 2]        [pic 3][pic 4]

        Os maiores integrantes da ALCA são: 1º Estados Unidos com PIB de 80%, 2º Canadá e Brasil com o PIB de 5% cada um.

Demografia:

        É usada para estudar diversas culturas da população de um determinado povo.  Cultura, raça, religião, política, regras, regimes, crenças, etc. A realização das análises demográficas é feita sobre uma sociedade ou um grupo específico. A análise não é estática, pois varia devido á natalidade, mortalidade, migrações e envelhecimento, ou seja, cada país tem uma demografia diferente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (203.6 Kb)   docx (69.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com