TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL

Projeto de pesquisa: AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.717 Palavras (11 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................1

DESENVOLVIMENTO..........................................................................................2

CONCLUSÃO......................................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................11

INTRODUÇÃO

O Brasil tem um mercado potencial enorme e um conjunto de empresas, empresários e pessoas dinâmicas, porém tem leis e procedimentos complicados e não facilitam a operação das empresas. Os pontos fortes estão sendo barrados pelo ambiente de negócios ruim. Os grandes desafios do Brasil são: completar o ajuste macroeconômico e melhorar o ambiente de negócios por meio das reformas microeconômicas.

No Brasil o mundo dos negócios é bastante complexo, temos empresas, comércios e serviços de todos os ramos e atividades comerciais, onde o trabalho do contador é bastante procurado e bastante valorizado no nosso país, devido a complexidade nas tarefas do dia a dia das empresas.

Atualmente faltam contadores no mercado de trabalho porque a demanda de trabalho é bastante, no mercado brasileiro novas empresas estão sendo abertas a cada dia, daí é que as pessoas físicas necessitam do profissional contábil para se tornarem pessoas jurídicas, vale ressaltar que o profissional contábil inicia o processo de abertura da empresa e a acompanha por toda a sua trajetória.

O profissional contábil precisa estar sempre atento as mudanças políticas e econômicas, no surgimento de novas leis, decretos e medidas provisórias afim de orientar os empresários com relação ao direcionamento dos negócios, sendo o surgimento de novos procedimentos tem bastante influência no mundo dos negócios e no universo contábil. Porém o Brasil é o país onde mais se pagam impostos, onde sempre surgem novas leis, medidas, decretos, medidas provisórias e novos procedimentos a cada dia.

A economia deve ser profundamente estudada pelo profissional contábil tomando assim o conhecimento pela lógica econômica.

1

Para entendermos a importância da economia na vida das pessoas é importante compreendermos que o estudo da economia tem por objetivo formular propostas a fim de resolver ou minimizar os problemas econômicos, correspondendo assim, ás expectativas e promovendo o bem estar de cada um.

O trabalho apresentado tem por finalidade mostrar os conceitos básicos da economia, seus objetivos e problemas econômicos. O nome economia que é originado do grego oikonomía, que vem de óikos, que significa casa, e nómos, que significa lei, tendo por tanto, como significação administração de uma casa, ou do estado. Podemos definir economia como uma ciência social que estuda como o individuo e a sociedade decidem empregar os recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de forma que estes possam ser atribuídos na sociedade, com o objetivo de satisfazer as necessidades humanas.

DESENVOLVIMENTO

As mudanças de leis que ocorrem constantemente no nosso país prejudicam muito o processo de funcionamento das empresas, uma vez que pode ocorrer de a empresa não ser informada corretamente pelo seu contador sobre tais tributos e pagamento de impostos e a mesma pode ser multada, muitas das vezes multas altas por falta de conhecimento sobre determinado procedimento a ser tomado, por isso o trabalho do contador nesse quesito é de suma importância.

A Microeconomia examina as ações dos agentes econômicos e empresas nas atividades produtivas. Seu foco é a interação destes agentes no mercado, assim, dentre seus estudos, se destacam a oferta, a demanda, o equilíbrio de mercado, as estruturas de mercado, teoria da firma e a teoria do consumidor.

“A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de um certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.

2

A procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor. São elas: o preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.”

No que se diz a oferta refere-se às várias quantidades de bens e serviços que os empresários desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. A oferta depende de vários fatores, tais como: próprio preço do produto a ser ofertado, do nível de concorrência, dos preços dos fatores de produção, do nível de tecnologia disponível.

A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo.

Já Macroeconomia se ocupa de estudar o funcionamento do sistema econômico como um todo, utiliza como meio de estudo os grandes agregados econômicos, tais como produto, investimento, renda, inflação e balanço de pagamentos. A macroeconomia concentra-se no estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendências (a partir de processos microeconômicos) da economia no que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços, e ao comércio exterior. Os objetivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controle inflacionário.

Os três principais temas recorrentes da microeconomia e macroeconomia são: inflação, taxa de juros e taxa básica de juros.

A inflação é associada à inflação de oferta. O nível da demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retração da produção fazendo com que os preços de mercado também sofram aumento.

3

As causas mais comuns da inflação de custos são: os aumentos salariais fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente, o aumento do custo de matéria-prima que provoca um super aumento nos custos da produção, fazendo com que o custo final do bem ou serviço aumente e, por fim, a estrutura de mercado que algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com