TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente empresarial no Brasil

Artigo: Ambiente empresarial no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

Fazer negócios no Brasil não é para principiantes: burocracia e altos impostos são apenas algumas das dificuldades. Apesar disso, o país tem uma cena empreendedora forte.

O Brasil possui atualmente uma economia forte e sólida.. Considerado um país emergente, o Brasil ocupa o 7º lugar no ranking das maiores economias do mundo. Possui uma economia aberta e inserida no processo de globalização. Realidade esta alterada pela qual nossa economia está passando: baixo crescimento do PIB, aumento da Selic, queda da bolsa, desvalorização do Real frente ao Dólar, entre outros. Este cenário apresenta a dimensão do desafio da Fibra nesta conjuntura (Silveira, 2013).

Freitas (1999) faz uma rápida analise entre as atribuições das empresas x Estadas, no Brasil. Segundo a autora, paralelamente a falência do poder estatal, cresce o movimento da iniciativa privada: o estado enfraquecido,sem a possibilidade de revidar com políticas que combatam problemas graves como a desigualdade social e desemprego, começa a perder credibilidade perante as empresas e a sociedade. “os ganho crescentes de competitividade passam a justificar a presença cada vez mais forte das empresas no cenário econômico, social e político das nações.”( FREITAS,1999).

O panorama econômico e político no país afeta as possibilidades de negócios e a sobrevivências das empresas. Os governos, na sua incompetência, sendo eles incapazes de gerir a economia do pais, de forma assim a estimular um bom ambiente de negócios tende a comprometer a sobrevivência, e portanto a continuidade das empresas no pais, sendo elas pouco incentivadas pelos governos.

Empresários fazem critica a falta de ações do governo (folha UOL.). Medidas de reformas com a que deveria uniformizar as alíquotas interestaduais de ICMS (imposto cobrado pelos Estados nas vendas de mercadorias) e a medida provisória que regula o setor de portos são muito importantes e alteraria de forma significativa a economia das empresas e sua durabilidade no mercado.

Ambiente político, econômico desfavorável ao mercado e aos negócios, os ativos e as ações das empresas tendem a perder valor. Sabe-se que a economia nacional esta desfavorável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com