TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente empresarial no Brasil

Projeto de pesquisa: Ambiente empresarial no Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DANIEL SANTORE

Ambiente Dos Negócios No Brasil

QUILOMBO 2014

Em relação ao mundo dos negócios, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias têm como intuito dois fatores importantíssimos para a empresa são eles:

- a questão da continuidade: o panorama econômico, político e normativo do país afeta as possibilidades de negócios e a sobrevivência da empresa; governos incompetentes e incapazes de gerir a economia do país de forma a estimular um bom ambiente de mercado e de negócios tende a comprometer a sobrevivência e, portanto, a continuidade das empresas no país;

- os valores dos ativos e das ações: em um ambiente político, econômico e normativo desfavorável ao mercado e aos negócios, os ativos e as ações das empresas tendem a perder valor.

Quanto ao universo contábil, às mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem na mudança de critérios e de técnicas de escrituração contábil, bem como nos valores dos resultados apurados.

Dois bons exemplos disso:

- a recente incorporação das normas contábeis internacionais às normas contábeis brasileiras, que resultou em mudanças importantes na forma de escriturar a Contabilidade;

- as diversas leis, decretos e medidas provisórias que alteraram alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos.

A macroeconomia possui metas para aumentar o nível de empregos, estabilizarem os preços, distribuir renda, fazer de um modo significativo que a economia cresça.

A microeconomia preocupa-se com a formação de preços de bens e serviços (automóveis) e de fatores de produção (salários, aluguéis) em mercados específicos. A economia brasileira é diretamente influenciada pelas micros. O poder de negócios da microempresa no Brasil tem crescido assustadoramente, e exerce um relativo poder no mercado de negócios. As microempresas empregam a maioria da população que exige, de certa forma, pouca experiência e escolaridade. O Brasil tem melhorado, há muito por melhorar, mas já estamos no caminho certo.

A Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins. A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo. Divide-se em:

Teoria do Consumidor: Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda.

Teoria da Firma: Estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem o produto desses fatores de produção para os consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com