TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Projeto de pesquisa: AMBIENTE ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

1 - RESUMO

Neste trabalho procuramos focar as dificuldades, traumas e conflitos advindos de um processo de mudança organizacional. Demos destaque à ação do agente de mudanças, profissional diretamente responsável pelo sucesso ou fracasso das novas implementações .

Analisamos, de forma sucinta, o cenário pós-moderno em que se encontram as empresas e as mudanças impostas por este mercado alterado nos últimos anos. Enfocamos também, a importância da comunicação, aplicada de forma eficiente, como catalisador e facilitador nas transições, principalmente nas catastróficas. Finalmente, apresentamos passo a passo, o que seria, do inicio ao fim, o processo ideal a ser seguido para que se tenha uma implementação de mudanças da forma menos traumática possível.

2 - TERMOS CHAVE

• MUDANÇA ORGANIZACIONAL

• COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

• CENÁRIO PÓS-MODERNO

• CULTURA ORGANIZACIONAL

• AMBIENTE ORGANIZACIONAL

3 - INTRODUÇÃO

A complexa e dinâmica realidade econômica, política, tecnológica e social na qual vivemos tem profundo impacto na forma de planejar, administrar e operar nossas organizações. A liberalização econômica, a globalização crescente, a competição sem fronteiras, as privatizações, entre outros motivos, nos obrigam a conviver com um processo inevitável de Mudança e adaptação. O ambiente de trabalho, porém, não pode sobreviver ao desafio de mudança constante sem uma estratégia adequada. O que precisamos realmente é de um método sistemático e disciplinado para gerenciar a Mudança Organizacional, reduzindo custos e maximizando os resultados.

Para que a mudança aconteça, são necessários alguns requisitos e condições. Dentro de um contexto organizacional, a mudança acontecerá na medida em que 3 fatores aconteçam:

CAUSA SOLUÇÃO IMPLEMENTAÇÃO

Existe real Necessidade

da Mudança Há uma

Alternativa

Coerente Condução

do Projeto de

Mudança

É nesta última fase que muitos projetos de Mudança fracassam, apesar de se reconhecer à causa e de ter identificado a melhor solução, visto que, por falta de metodologia adequada de implementação, os resultados desejados deixam de ser atingidos. Daí vem à importância do papel do Agente de mudanças na análise situacional e na condução deste processo conflituoso da forma menos traumática possível

Muito se tem escrito sobre mudanças sociais, organizacionais, culturais e crises. A comunicação tem sido apresentada como uma ferramenta estratégica para enfrentar mudanças organizacionais, planejar e enfrentar crises. Mas será que as teorias e as técnicas de comunicação têm levado, suficientemente, em consideração a validade das ações do agente de mudanças, para aqueles que sofrem as conseqüências das mudanças? Tem considerado o distanciamento entre o discurso do autor do processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com