TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DA IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO E DE TRANSPORTE NAS EMPRESAS

Por:   •  15/8/2017  •  Artigo  •  3.682 Palavras (15 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 15

DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTE

ANALISE DA IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO E DE TRANSPORTE[a] NAS EMPRESAS

Daniela ROCHA SILVA

Tamires ALVES PIRES SANTOS

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da logística de transporte para o escoamento dos produtos - desde a origem até o destino - em uma operação vantajosa que resulte na competitividade e benefícios múltiplos para a empresa e cliente. Para tanto, são apresentadas as principais atividades de apoio que permitem uma melhor distribuição física dos produtos, tais como a importância dos canais de distribuição, infraestrutura e as modalidades para que os produtos sejam competitivos junto ao mercado. A importância deste trabalho está em verificar a gestão que está sendo desenvolvida para otimizar o processo empresarial.

Palavras – chave: distribuição, logística e transporte.

ABSTRACT

        The objective of this work is to demonstrate the importance of transport logistics to the flow of products - from the origin to the destination - in an advantageous operation that results in the competitiveness and multiple benefits for the company and the client. In order to do so, the main supporting activities that allow a better physical distribution of the products are presented, such as the importance of the distribution channels, infrastructure and modalities so that the products are competitive with the market. The importance of this work lies in verifying the management that is being developed to optimize the business process.

Keywords: distribution, logistics and transportation[b]

2. INTRODUÇÃO

A distribuição configura-se como a continuação lógica da venda. O tema Logístico: Modalidades de Distribuição e Transporte, já esclarece que produção e logística caminham de forma conjunta e que distribuição e abastecimento são as prioridades para que o produto chegue até o cliente.

         Neste contexto o autor Kapoor (2004), afirma que o marketing vê a Distribuição como um dos processos mais críticos, pois dela se incumbe a tarefa de levar o produto até o cliente. Canais de distribuição e cadeia de abastecimento são o que movimentam os produtos, estoques e fazem com que o cliente tenha seu produto e fique satisfeito.

A adoção do gerenciamento da qualidade total foi um dos mais importantes impulsores da transformação da logística, a busca pela qualidade trouxe o raciocínio logístico e com isso outras estratégias. O processo de uma empresa é formado por várias etapas, a produção de uma indústria tem todo o planejamento para que a linha de produção não seja interrompida, e a etapa logística que envolve todo o processo inclusive a produção é o que movimenta a empresa e gera o lucro e satisfação do cliente, pois é pela logística bem desenvolvida que o produto chega até o cliente de maneira satisfatória.

Hoje os benefícios de ter uma boa logística de transporte esta cada vez mais competitiva, pois há custos envolvidos no processo e o melhor gerenciamento dessas despesas faz com a empresa esteja à frente de outras, estar em competitividade e ter benefícios que auxiliem tanto a empresa quanto o cliente para o crescimento e satisfação de ambos.

Na logística de transporte produtos ou bens são disponíveis a sociedade de forma rápida onde possa suprir suas necessidades. Diante ao cenário competitivo onde as empresas buscam o destaque em satisfação também há atenção aos custos envolvidos no processo, deste modo é necessário investir em ferramentas que auxiliem a empresa a obter resultados positivos, otimizar recurso e minimizar custos e utilizá-los como retorno positivo.

  

3. LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇAO E SUA IMPORTÂNCIA[c]

 

Para que o produto chegue até o consumidor é necessário que ele passe por procedimentos que asseguram o transporte e principalmente a qualidade da mercadoria, desde a fábrica até o varejista que venderá esse produto para o seu consumidor final.

A distribuição é o planejamento do abastecimento aos clientes, às filiais e aos depósitos, visando assegurar um máximo de vendas com um investimento mínimo no estoque; aí se situa o ponto básico da questão: determinar a quantidade a estocar, para que o produto não falte no centro consumidor, sem que haja materiais em excesso no depósito. (VIANA, 2002)

 

É impossível pensar em logística de distribuição sem pensar em um processo que possibilite isso. A logística é a base para uma entidade que almeja sucesso com um alto padrão de concorrência e para que isso se faça é necessária uma elaboração sólida e eficaz, capaz de promover baixos custos em determinados prazos. A falta de um bom sistema logístico pode acarretar grandes perdas para a entidade ou organização.

A empresa busca minimizar seus custos para que possa ter lucro maior e ter um retorno sobre o investimento, assim, a logística ajuda para que os serviços sejam prestados com uma qualidade total para seus clientes, ou seja, seria o produto na hora certa, no tempo certo e no lugar certo, evitando aborrecimentos. (BALLOU, 2001) 

A logística de Distribuição é entendida pelos especialistas como sendo: “os processos operacionais e de controle que permitem transferir os produtos desde o ponto de fabricação, até o ponto em que a mercadoria é finalmente entregue ao consumidor”, ou seja, cabe a esse garantir que o produto/mercadoria chegue no horário e local certo, assim combinado. 

Para que todo o processo saia conforme planejado,[d] há vários itens a serem analisados. Por trás desse processo de distribuição está acoplado outros setores e profissionais, que juntos trabalham para que o objetivo seja alcançado de forma eficiente e eficaz. Verificar, controlar, carregar e descarregar os materiais, supervisionar os materiais que foram expedidos, controle de estoque, são algumas das atividades desempenhadas pela logística de distribuição associados ao setor de almoxarifado. A cada atividade dessa requer um investimento em tecnologia, pessoal e veículo.

 A conferência das cargas deve ser feita de forma minuciosa e com auxílio aparelhos eletrônicos, tais como leitor de código de barra. Uma má conferência pode resultar em devolução de cargas gerando prejuízos tantos para o distribuidor quantos para o varejista. Outro processo bem criterioso é o transporte dessas cargas o qual é analisado principalmente do ponto de vista econômico, pois representa um dos maiores custos no processo de distribuição.

 A análise de custos é feita levando-se em consideração o tempo, a distância, o tipo de mercadoria, tudo isso analisado de forma a obter um maior aproveitamento dos recursos de transporte e maior satisfação do consumidor. Essa é uma das etapas em que tem se dado maior atenção, pois[e] se trata diretamente com o objetivo da distribuidora que é fazer com que a mercadoria chegue ao cliente de forma rápida, segura e com a máxima qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (195 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com