TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DO PROCESSO DE ENDOMARKETING NA EMPRESA DUARTE & BALDIN LTDA.

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.274 Palavras (18 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 18

ANALISE DO PROCESSO DE ENDOMARKETING NA EMPRESA DUARTE & BALDIN LTDA.

Mayara Duarte Ferreira

Ana Paula de Lima da Silva

1 INTRODUÇÃO

Ao longo dos anos observa-se a grande valorização do capital humano nas organizações, e como vem se tornando de suma importância, este capital também é utilizado como estratégia de mercado. Na década de 1990 Bekin criou o termo Endomarketing, “endo” vem do grego e significa dentro, Marketing deriva de “Market”, que significa mercado em inglês, ou seja, mercado interno (BEKIN, 1995).

Devido a dedicar-se ao estudo do ambiente interno da organização, o endomarketing busca a melhora do clima organizacional, facilitando a relação entre subordinados e a alta cúpula organizacional, tornando-se imprescindível para qualquer empresa. Uma organização harmoniosa, reduz os ruídos que tendem a atrapalhar o processo de comunicação e com isso desempenha o seu conjunto de marketing de forma mais eficaz e eficiente, gerando satisfação do seu cliente interno, fazendo com que aumente o seu índice de produtividade.

Para a ciência o endomarketing é uma área que tende a ser explorada profundamente, visto que abrange o estudo do seu público interno, onde há vasto campo de pesquisa, observando-se as variáveis que influenciam o resultado, como o treinamento, a relação interpessoal, remuneração, estrutura organizacional, dentre outros. Uma vez que, a satisfação do consumidor é afetada por esse público.

A elaboração deste trabalho justifica-se, para a conquista de experiência na vida da acadêmica, por meio da vivência no dia a dia de uma organização, observação das atividades realizadas, o que leva, durante a elaboração, a acadêmica desenvolver um senso crítico e observador, gerando um enriquecimento de informação, tornando-a mais preparada para o mercado de trabalho.

Este trabalho tem por objetivo geral analisar o processo de endomarketing na empresa Duarte & Baldin Ltda., e como objetivos específicos, analisar o processo de capacitação e treinamento dos funcionários; avaliar a motivação dos funcionários; estudar a comunicação interna da organização e analisar o relacionamento interpessoal presente dentro da empresa.

1.1 Aspectos metodológicos

1.1.1 Local da pesquisa

A pesquisa será realizada na empresa Duarte & Baldin Ltda., que atende pelo nome fantasia de Fraldas Lê Baby, localizada na Rodovia PR 487 n° 4667, no município de Umuarama-PR. Atua no segmento de fabricação de fraldas descartáveis. O seu quadro de funcionários conta com 75 colaboradores entre linha de produção e departamento administrativo.

1.1.2 Métodos utilizados

O tipo de pesquisa a ser utilizado será a exploratória e a descritiva. De acordo com Antonio Carlos Gil (1999, p.43): “As pesquisas exploratórias têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores.” E segundo Marconi e Lakatos (1996, p.87) os estudos exploratórios “[...] têm por objetivo descrever completamente determinado fenômeno, como por exemplo, o estudo de caso para e qual são realizadas análises empíricas e teóricas.”

Quanto a Pesquisa descritiva Gil (1999, p.44) define que:

As pesquisas deste tipo têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. [...] e uma de suas características mais significativas está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados.

E para Richardson, et al (1999, p.66) o estudo descritivo é “quando se deseja descrever as características de um fenômeno.”.

A natureza da pesquisa será mista, visto que, a qualitativa não emprega um instrumento estatístico como base do processo de análise do problema a ser estudado (Richardson, et al, 1999). Já para Beuren (2003) trata-se de uma análise mais aprofundada em relação ao que está sendo estudado, onde busca destacar características não levantadas por meio do estudo quantitativo.

A quantitativa “caracteriza-se pelo emprego de quantificação tanto nas modalidades de coleta de informações, quanto no tratamento delas por meio de técnicas estatísticas” (Richardson, et al, 1999, p. 70). Para Beuren (2003) a quantitativa caracterizam-se pela utilização de instrumentos estatísticos para fazer a coleta de dados, e assim mensura os dados recolhidos, não é tão profunda quanto a qualitativa, pois se prende a dados reais, estatísticos.

1.1.3 Instrumentos utilizados

Os instrumentos a serem utilizados para a realização do trabalho serão a observação, a entrevista e o questionário.

Observação é definida como “Uma técnica de coleta de dados para conseguir informações e utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se desejam estudar” (MARCONI, LAKATOS, 1999, p. 90) Sendo ela sistemática que segundo Gil (1999, p. 114):

A observação sistemática é frequentemente utilizada em pesquisas que têm como objetivo a descrição precisa dos fenômenos ou o teste de hipóteses. Nas pesquisas desse tipo o pesquisador sabe quais os aspectos da comunidade ou grupo que são significativos para alcançar os objetivos pretendidos.

Será aplicada em vida real, que conforme Marconi e Lakatos (1999, p.94):

Normalmente, as observações são feitas no ambiente real, registrando-se os dados à medida que forem ocorrendo, espontaneamente, sem a devida preparação. A melhor ocasião para o registro é o local onde o evento ocorre. Isto reduz as tendências seletivas e a deturpação na reevocação.[...]

Sendo que realizada de modo não participante que segundo Marconi e Lakatos (1999, p.92):

Na Observação não participante, o pesquisador toma contato com a comunidade, grupo o realidade estudada, mas sem integrar-se a ela: permanece de fora. Presencia o fato, mas não participa dele; não se deixa envolver pelas situações; faz mais o papel de espectador. Isso, porém, não quer dizer que a observação não seja consciente, dirigida, ordenada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (157.4 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com