TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ESTATÍSTICA EMPRESA DALFIOS FIAÇÃO LTDA

Por:   •  15/5/2018  •  Artigo  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE

Pamela Sousa de Melo

ANÁLISE ESTATÍSTICA EMPRESA DALFIOS FIAÇÃO LTDA

BRUSQUE

2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE

Pamela Sousa de Melo

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................4

2 ESTATÍSTICA  ........................................................................................................4

3 METODOLOGIA ......................................................................................................5

4 HISTÓRIA DA EMPRESA .......................................................................................5

5 ANÁLISE ESTATÍSTICA .........................................................................................6

5.1 SÉRIES .................................................................................................................6

5.2 RESUMO ESTATÍSTICO ......................................................................................8

5.3 GRÁFICO ..............................................................................................................8

5.4 ANÁLISE DOS DADOS ........................................................................................9

6 CONCLUSÃO ........................................................................................................11

REFERÊNCIAS.........................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

O trabalho inicialmente terá uma síntese do conceito de estatística, apontando seus objetivos, métodos e importância em nosso dia a dia. Em seguida é apontada a metodologia utilizada, e apresenta-se a empresa tema do trabalho, Dalfios Fiação LTDA, uma empresa têxtil que produz fios 100% algodão destinados à produção de tecidos e malhas.  

Por fim, realiza-se séries, gráficos, resumo e análise estatística, com dados retirados do faturamento da própria, verificando se obteve realmente uma melhora nos valores faturados com a compra e modernização das máquinas industriais. Esses dados são comparados entre os anos de 2013 a 2015.

2 ESTATÍSTICA

A primeira função da estatística era de registro de dados, dai vem seu significado  "estado" do latim. Isso porque era utilizada para saber tudo de um determinado país resumido em números, construindo tabelas e gráficos comprovando.

Atualmente, a Estatística é definida como um conjunto de métodos especialmente apropriados à coleta, à apresentação, à análise e à interpretação de dados de observação, tendo como objetivo a compreensão de uma realidade específica para a tomada da decisão.

A estatística pode ser feita em cima de dois conjuntos de dados: o universo e a amostra. O universo seria o todo e a amostragem é uma parte desse todo. Muitos estudos são feitos pela amostragem, paga-se uma parte da população, por exemplo, e realiza a pesquisa em cima da coleta dos dados, onde aproxima-se o máximo possível da realidade.

Ainda a estatística pode ser dividida em duas, estatística descritiva e estatística experimental. A descritiva é a parte que procura os melhores métodos para coletar, ordenar e sumarizar os dados dos experimentos. E a experimental, é a parte que fornece os métodos de análise e interpretação dos resultados dos experimentos. 

Em diversos ramos da sociedade é utilizada a estatística, no intuito de realizar pesquisas, colher dados e processá-los, analisar informações, apresentar situações através de gráficos de fácil compreensão. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é considerado um órgão importante, conceituado e conhecido na área. Ele realiza pesquisas estatísticas sobre os mais variados assuntos no cenário brasileiro.

A Estatística está cada vez mais sendo relacionada com as demais ciências. Sua importância e capacidade estão sendo reconhecida e seus métodos estão sendo empregados em diversas áreas como na Genética, Economia, Ciências Sociais, Engenharias, Ciência da Educação, Administração, Ciência da Computação, Medicina, Biologia, Psicologia e inevitavelmente em Ciências Contábeis.  Atualmente, com o auxílio sempre crescente da informática, as aplicações da estatística se estendem a, praticamente, todas as áreas e subáreas do conhecimento. Enfim, a estatística passou de um simples coletor de dados para uma ciência reconhecida e muito utilizada, não somente em campos previsíveis mais em diversos ramos da sociedade atual.

3 METODOLOGIA

A metodologia abordada no trabalho foi o estudo de caso, alem da bibliográfica, apresentada no desenvolvimento do tema. Referindo ao estudo de caso, podo-se observar na analise apresentando o faturamento da empresa escolhida, Dalfios Fiação LTDA.

Escolhemos a empresa por se tratar do setor têxtil que é considerado um dos mais importantes na região do estado, onde várias empresas se instalam. Por ter sofrido muito nos últimos anos, resolvemos mostrar o faturamento de uma empresa desse ramo e perceber as medidas escolhidas pelos responsáveis para solucioná-lo.

4 HISTÓRIA DA EMPRESA

A Dalfios Fiação é situada no bairro de Águas Negras, na cidade de Botuverá, Santa Catarina. Foi fundada em 02/05/2006 por dois irmãos Cézar José Dalcegio e Lauro Dalcegio. A princípio com apenas uma máquina, produzindo apenas 60 toneladas de fio mensalmente, destinadas para apenas cinco clientes da região. Hoje, produz-se 280 toneladas de fio mensais distribuídos para mais de 20 clientes fixos, abrange não só mercado na região, como também clientes em outros estados.  

Atualmente a empresa tem uma área de aproximadamente 4.000 m², com galpões pré-moldados e máquinas da atualidade, sendo administradas pelos fundadores. Conta com um quadro de 35 funcionários, divididos em três turnos de trabalho e horário comercial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (154.5 Kb)   docx (41.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com