TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS FLUXOS DE PROCESSO DA EMPRESA VIDICON

Por:   •  17/6/2017  •  Artigo  •  2.458 Palavras (10 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 10

TRABAHO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR

ANÁLISE DOS FLUXOS DE PROCESSO DA EMPRESA VIDICON[1]

Carlos Gabriel Cunha Guerreiro; Leandro Loureiro Kuronuma; Leandro Renan Lisboa Ferreira; Thon Diego Costa Rodrigues.[2]

RESUMO:

O presente trabalho trata dos fluxos de processos administrativos e operacionais que a empresa VIDICON SERVIÇOS DE VIGILÂNCIA LTDA utiliza para manter-se atuando de forma eficiente e com destreza no mercado de trabalho consolidando-se cada vez mais em sua área de prestação de serviços terceirizados em segurança patrimonial.

Palavras-chave: Processo; Terceirizado; Eficiente.

  1. INTRODUÇÃO

Essa abordagem pode ser comparada com um ”Raio X” tirado da organização da empresa VIDICON no que se refere aos seus processos envolvendo pessoas, estruturas, culturas, metas, entre outras formas de desempenho empresarial. Veremos o que foi extraído após pesquisas em face da empresa estudada, bem como os resultados da soma das informações coletadas no tocante ao processo que fazem da mesma, um grupo empresarial de sucesso.  

  1. PROCESSOS

Para que um grupo empresarial possa permanecer na disputa acirrada do capitalismo é necessário que este, desenvolva processos com o foco constante em melhorias, ampliações e desenvolvimentos. Esta tríade, quando caminhadas de mãos dadas, tende a alcançar um resultado de sucesso, com números expressivos em lucros e qualidades. A VIDICON, sendo conhecedora desta premissa, traça os seus processos pautados a ela, preocupando-se sempre em melhorar, ampliar e desenvolver de forma crescente os seus serviços e resultados.

Uma organização funciona como um sistema, ou melhor, um conjunto de processos inter-relacionados que interagem para atingir seus objetivos comuns. Estes processos são executados continuamente pelas pessoas que integram a sua força de trabalho. Os bens ou serviços provenientes de um processo empresarial constituem a entrada para outro ou para outros processos, até sua chegada ao consumidor final.

Na prática do dia a dia, um processo empresarial deve prever quem executará cada atividade, quais ferramentas serão usadas, as instruções específicas para sua execução e qual é o resultado esperado da atividade.

Um processo empresarial é um trabalho contínuo e repetitivo, uma série de passos sequenciais adotados por uma organização para produzir um resultado desejável.

A relevância de possuir um desenho claro dos processos empresariais:

Os processos empresariais, quando bem desenhados, podem reduzir os custos das operações, utilizando melhor os recursos e prevenindo ações extras supérfluas ou desnecessárias. Também são fundamentais para aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços deixando os clientes mais satisfeitos e consequentemente aumentando as vendas.

Fluxos claros e possibilidades gerenciais dão às empresas a chance de crescer produtivamente e de estarem mais bem preparadas para atender seus clientes e encarar a grande competitividade imposta pelo mercado.

Acompanhar tudo o que é feito em uma grande, média ou pequena organização, possibilita utilizar melhor os recursos e investir em ferramentas que acelerem e facilitem os objetivos empresariais, como é o caso do VIDICON.

VIDICON e suas três categorias básicas de processo:

Processos de negócio – São aqueles que caracterizam a atuação da empresa e que são suportados por outros processos internos, resultando no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo. Logo, a VIDICON mantem a sua prestação de serviços para grandes grupos empresariais no que tange à segurança patrimonial, no entanto, para que isto ocorra de forma satisfatória, há um grande fluxo de processo por trás dos bastidores que sustentam a atuação da atividade principal.

Processos organizacionais ou de integração organizacional – São centralizados na organização e viabilizam o funcionamento coordenado dos vários subsistemas da organização em busca de seu desempenho geral, garantindo o suporte adequado aos processos de negócio, ou seja, aqui, os processos são acompanhados por este de integração organizacional que tende a auxiliá-los para que os mesmos possam ter hesito, e assim, a VIDICON possa gozar da eficiência do conjunto em perfeita sincronia.

Processos gerenciais – São focalizados nos gerentes e nas suas relações e incluem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização. Cada categoria se subdivide em tipos de processos, que se distinguem uns dos outros em função da sua capacidade de gerar valor, do fluxo básico, da atuação e da orientação básica com relação à estrutura organizacional. Em síntese, podemos dizer, após observar a atuação desta empresa (VIDICON) que os processos gerenciais são os considerados fundamentais para a efetivação dos anteriores ora mencionados.

  1. PRÓPRIOS

A empresa estudada possui dentre vários processos de negócio, os de natureza própria, ou seja, aqueles pertencentes integralmente ao grupo empresarial, estando entre eles o departamento de pessoal; o setor de recursos humanos; o setor de suprimentos; o almoxarifado; marketing e parte do financeiro. Estes setores atuam com maior independência por se tratarem de serem próprios.

  1. TERCEIRIZADO

Ainda sobre os processos de negócio, a VIDICON possui alguns setores, cujo funcionamento se dão mediante fluxo de processo (terceirizado), sendo eles, o de T.I (Tecnologia da Informação) que presta o serviço de apoio de sistemas e programas integrados; o de medicina do trabalho, onde os seus colaboradores são encaminhados para realizarem os seus exames médicos (admissionais; periódicos; de mudança de função; de retorno ao trabalho e admissional) em uma clínica médica ocupacional terceirizada, que consequente, nos fornece os ASOs (Atestados de Saúde Ocupacional); e parte do financeiro, onde toda a contabilidade é feita por empresa terceirizada que atuam de forma dependente, ou seja, necessitam de anuência da direção para as suas transações financeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (148 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com