TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DOS DEMONSTRATIVOS CONTABEIS JBS 20122013

Por:   •  19/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.321 Palavras (18 Páginas)  •  2.713 Visualizações

Página 1 de 18

SUMARIO
1 - Introdução.......................................................................................................4
2 - Apresentação do Grupo JBS..........................................................................5
3 - Índices do Balanço Patrimonial - Grupo JBS..................................................8
3.1 - Analise Vertical do Ativo..............................................................................8
3.2 - Analise Vertical do Passivo.......................................................................10
4 - Analise Horizontal do Balanço Patrimonial...................................................13
4.1 - Ativo Circulante - Não Circulante...............................................................13
4.2 - Passivo Circulante - Não Circulante - Patrimônio Liquido ........................15
5 - Índice da Demonstração do Resultado do Exercício....................................17
5.1 - Analise do Demonstrativo de Resultados do Exercício.............................17
6 - Índice de Liquidez.........................................................................................19
6.1 - Liquidez Geral............................................................................................19
6.2 - Liquidez Corrente......................................................................................20
6.3 - Liquidez Seca............................................................................................20
6.4 – Liquidez
Imediata.......................................................................................21
7 - Indicadores de Endividamento.....................................................................22
7.1 - Participação de Capital de Terceiros.........................................................22
7.2 - Composição de Endividamento.................................................................23
7.3 - Imobilização do Patrimônio Liquido...........................................................23
8 - Indicadores de Rentabilidade.......................................................................25
8.1 - Indicadores de Rentabilidade....................................................................26
9 - Necessidade de Capital de Giro...................................................................27
10 - Capital de Giro............................................................................................28
11 - Conclusão...................................................................................................30
12 - Referencias.................................................................................................31





1 - INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade apurar os índices de Rentabilidade, Comprometimento de Capital de Terceiro, índices de Endividamento e Liquidez, bem como a necessidade da Empresa em relação ao Capital de Giro afim abordar as principais características contábeis e administrativas do Grupo JBS dentre os anos de 2011 e 2012, para fins de analise, pesquisa, comparação e confrontamento de dados. Com o intuito de compreender a dinâmica em torno da estrutura organizacional de uma empresa, que gira em torno do Balanço Patrimonial e Demonstrativo do Resultado do Exercício.
A análise das demonstrações financeiras apresenta-se como uma importante ferramenta de apoio para a tomada de decisão, pois a razão de sua existência é transformar uma diversidade de dados financeiros em informações de natureza gerencial. Percebe-se que a administração financeira tornou-se essencialmente importante para gestão das organizações, seja ela de pequeno, médio ou de grande porte. Há determinados relatórios contábeis que suportam a análise financeira das empresas e também contribuem na tomada de decisão dos proprietários e gestores. São as demonstrações contábeis que proporcionam a fundamentação para que esta análise seja alcançada, e serão acometidas aqui as principais demonstrações que fornecem esta fundamentação.
A proposta central deste trabalho é demonstrar a importância da analise dos demonstrativos contábeis na gestão do Grupo JBS, verificando assim sua saúde econômica, financeira e patrimonial.
Para esse fim foram analisadas os índices dos Balanços Patrimoniais e Demonstrativos do Resultado do Exercício. O estudo demonstrou a relevância destas análises para aquisição de informações importantes que assistem os gestores no processo de tomada de decisão, por meio da utilização de diversos índices.2 - APRESENTAÇÃO DO GRUPO JBS

A JBS é a maior empresa em processamento de proteína animal do mundo, atuando nas áreas de alimentos, couro, biodiesel, colágeno e latas. A companhia está presente em todos os continentes, com plataformas de produção e escritórios no Brasil, Argentina, Itália, Austrália, EUA, Uruguai, Paraguai, México, China, Rússia, entre outros países. 

Com acesso a 100% dos mercados consumidores, a JBS possui 140 unidades de produção no mundo e mais de 120 mil colaboradores focados no sucesso da companhia, sustentado pelo espírito empreendedor e pelo pioneirismo. 

A vanguarda da JBS pode ser conferida em diversos momentos de sua trajetória:

• Foi a primeira a se consolidar no setor de frigoríficos no Brasil.
• A visão estratégica, com foco na política de expansão, iniciou a internacionalização da companhia a partir de 2005, com a aquisição da Swift Argentina.
• Com a abertura de capital em 2007, a JBS reforçou o pioneirismo, sendo a primeira companhia no setor frigorífico a negociar suas ações em bolsa de valores.
• Em 2007, a JBS consolidou-se como a maior empresa do mundo no setor de carne bovina, com a aquisição da Swift & Company nos Estados Unidos e na Austrália. Com a nova aquisição, a JBS ingressou no mercado de carne suína, apresentando um expressivo desempenho também nesse segmento ao encerrar o exercício como o terceiro maior produtor e processador desse tipo de carne nos EUA. A aquisição aumentou o portfólio da companhia ao incluir os direitos sobre a marca Swift em nível mundial.
• Em 2009, a JBS consolidou a sua plataforma de produção de proteína no mundo e diversificou a sua atuação. Com a compra da Pilgrim’s Pride, a JBS ingressou no segmento de frangos e, com a incorporação do Bertin Ltda., empresa brasileira, entrou no segmento de lácteos e biodiesel.

Também estão incorporados à gestão da JBS a busca pela modernização, qualidade dos produtos e matérias-primas, construção de mais e melhores relações com parceiros, clientes, colaboradores e sociedade, a satisfação de seus acionistas e o compromisso com questões de responsabilidade socioambiental.
A JBS S.A. ("JBS", "Companhia" ou "Controladora") é uma sociedade anônima de capital aberto listada no nível "Novo Mercado" de governança corporativa, com sede na cidade de São Paulo, Brasil, e tem suas ações negociadas na BM&F Bovespa S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuro.
A Companhia explora o segmento de abate, frigorificação de carne bovina, industrialização de carnes, sub-produtos de carnes e conservas, em quarenta e oito unidades industriais localizadas nos Estados de Acre, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo.
A Companhia distribui seus produtos por meio de doze centros de distribuição, localizados nos Estados do Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal.

A Companhia tem forte atuação na atividade de curtimento de couro, destinando a maior parte de sua produção à exportação nos segmentos de couro moveleiro, automotivo, calçadista e artefatos, nos estágios de "Wet Blue", Semi Acabado e Acabado. A estrutura é composta de dezesseis unidades industriais localizadas nos Estados de Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Tocantins e Ceará. Possui um centro de distribuição localizado no Mato Grosso do Sul. Adicionalmente, a Companhia explora os ramos de produção de latas de alumínio; gerenciamento de resíduos industriais e produção de resinas plásticas; produção de sabão em barra e sabonetes para marcas próprias de grandes empresas de higiene e limpeza; produção de biodiesel, glicerina, oleína e ácido graxo; compra e venda de grãos de soja, sebo, óleo de palma, soda cáustica, estearina; industrialização e comercialização de tripas; operações próprias de transporte para vendas no varejo, de bovinos para abate e de produtos destinados à exportação; possui lojas com o nome "Mercado da Carne" para venda de carnes e itens correlatos para churrasco diretamente ao consumidor. Por fim, a Companhia opera também na produção e comercialização de energia elétrica, co-geração de energia e armazenamento de água quente para calefação.

A JBS Embalagens Metálicas Ltda. (JBS Embalagens), confecciona embalagens metálicas em unidade fabril no Estado de São Paulo, que são utilizadas pela Companhia. A JBS Confinamento Ltda. (JBS Confinamento), localizada nos municípios de Castilho e Guaiçara - Estado de São Paulo, Nazário e Aruanã - Estado de Goiás e Lucas do Rio Verde - Estado do Mato Grosso, explora a atividade de compra e engorda para revenda de bovinos para corte e de prestação de serviço de engorda de bovinos de terceiros para abate. 3 - ÍNDICES DO BALANÇO PATRIMONIAL - GRUPO JBS


(Fig. 01)

3.1 - Analise Vertical do Ativo
Analisando o Balanço Patrimonial do ano de 2011 do Grupo JBS, nas contas do Ativo Circulante, observa-se que elas detêm uma representatividade de 37,82% do total do Ativo, compreendidos pelas principais contas: Caixa e Equivalente de Caixa com 11,15%, Contas a Receber com 9,87%, Estoques 11,40%. Por sua vez o Não Circulante teve uma representatividade maior chegando aos 62,18% do Total do Ativo, representados pelas contas: Imobilizado com 32,44% e a Conta Intangível com 26,43%. Isso demonstra que sua maior concentração de ativos está no Não Circulante, ou seja, esta Cia. tem uma representatividade maior no Longo Prazo. No ano de 2012 o Ativo Circulante teve uma representatividade de 38,96% do total do Ativo. Este índice é representado pelas contas Caixa e Equivalente de Caixa com 10,82%, Conta a Receber de Clientes com 11,43% e Estoque com 10,42%. No Ativo Não Circulante, podemos destacar a conta Investimento controladas/ coligadas com 0,52%, Imobilizado com 32,57% e Intangível com 23,53%, totalizando 61,04% do total do Ativo. 


(Fig. 02)
3.2 - Analise Vertical do Passivo
A partir dos dados obtidos nos Balanços Patrimoniais do grupo JBS no ano de 2011, nota-se que a maior concentração das despesas estão relacionadas ao Passivo não Circulante, o qual representa 32,52% contra 21,93% do Passivo Circulante a serem liquidadas no exercício atual (curto prazo),ou seja, a maior concentração de suas dívidas estão relacionadas aos próximos exercícios. Outro fato de
suma importância é que 39,8% do total de todas suas obrigações estarem relacionadas a empréstimos e financiamentos, o que vem a justificar novamente o investimento em aquisições de novas marcas.
Haja visto que o total das contas do exercício 2011, as Contas Empréstimos e Financiamentos representam 11,26% (5.339.433 milhões de reais) do total das obrigações a curto prazo. A conta fornecedores que representa 7,01% (3.323.886 milhões de reais). A partir disto podemos dizer que essas contas representam 83,31% de todas as despesas da do Grupo JBS no ano de 2011.
As contas do Passivo Não Circulante (aquelas a serem liquidadas a Longo Prazo) tem como principal destaque os empréstimos e financiamentos, que somam 28,54% (13.3532.761 milhões de reais), seguido por despesas com Imposto de Renda e Contribuição Social diferido de 1,43% (678.372 milhões de reais) que se refere a dividas prorrogadas de exercícios anteriores para o atual período.
Quanto ao Patrimônio Líquido da Cia detêm 45,36 % (21.506.247 milhões de reais).
A partir dos dados obtidos nos Balanços Patrimoniais do Grupo JBS no ano de 2012, nota-se que a maior concentração das despesas estão relacionadas ao Passivo não Circulante, o qual representa 33,7% contra 23,2% do Passivo Circulante a serem liquidadas no exercício atual (curto prazo),ou seja, a maior concentração de suas dívidas estão relacionadas aos próximos exercícios. Outro fator de extrema relevância é o fato de 41,2% do total de todas suas obrigações estarem relacionadas a empréstimos e financiamentos, o que vem a justificar o investimento em aquisições de novas companhias, dentre outros.
Com relação ao total de contas do exercício 2012, os Empréstimos e Financiamentos representam 12,3% (6.098.898 milhões de reais) do total Passivo. A Conta fornecedores representa 7,2% (3.564.270 milhões de reais), o que significa dizer que essas contas representam 84,05% do Passivo Circulante, que são todas as despesas do Grupo JBS no ano de 2012.
As obrigações a serem liquidadas nos próximos exercícios tem como principal expoente os empréstimos e financiamentos que somam 28,9% (14.390.046 milhões de reais) o que vem a reafirmar os compromissos assumidos pela JBS a Longo Prazo, seguido por despesas com Imposto de Renda e Contribuição Social Diferido, ou seja, 2,6% (1.276.756 milhões de reais) que se refere a dividas prorrogadas dos exercícios anteriores para o atual período.
Quanto ao Patrimônio Líquido a Cia detém 43,2 % (21.506.247 milhões de reais).


(Fig. 03)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (200 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com