TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Demonstrativos Contabeis

Trabalho Universitário: Conceito De Demonstrativos Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 4

conceito de patrimônio líquido

O patrimônio líquido representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa em um determinado momento. No balanço patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos representa o PL (Patrimônio Líquido), que é o valor contábil devido pela pessoa jurídica aos sócios ou acionistas, baseado no Princípio da Entidade.

conceito de capital social

O capital social, financeiramente ou contabilmente conceituando, é a parcela do patrimônio líquido de uma empresa ou entidade oriunda de investimento na forma de ações se for sociedade anônima) ou quotas se for uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada efetuado na companhia pelos proprietários ou acionistas, o qual abrange não somente as parcelas entregues pelos acionistas, mas também os valores obtidos pela empresa e que, por decisão dos acionistas ou proprietários, são incorporados no capital social.

conceito de reserva de capital

As reservas de capital são constituídas de valores recebidos pela companhia

e que não transitam pelo Resultado como receitas, porque referem-se a valores destinados a reforçar o capital, não tendo em contrapartida, qualquer esforço da empresa em termos de entrega de bens ou prestação de serviços.

CONCEITO DE RESERVA DE LUCRO

As reservas de lucros são as contas de reservas constituídas pela apropriação de lucros da companhia, conforme previsto no § 4º do art. 182 da Lei nº 6.404/76, para atender a várias finalidades, sendo sua constituição efetivada por disposição da lei ou por proposta dos órgãos da administração.Classificação pela Lei das S/A, classificam-se como reservas de lucros:

a) Reserva Legal;

b) Reserva Estatutária;

c) Reserva para Contingências;

d) Reserva de Lucros a Realizar;

e) Reserva de Lucros para Expansão;

f) Reserva de Incentivos Fiscais.

CONCEITO DE AÇÕES EM TESOURARIA

As ações em tesouraria são ações da própria companhia que foram adquiridas pela própria companhia. Como regra a companhia não pode comprar suas próprias ações. Mas é permitida essa compra nas seguintes ocasiões:operações de resgate, reembolso ou amortizações de ações,aquisição para permanência em tesouraria ou cancelamento (desde que até o valor do saldo de lucros ou reservas de lucros – exceto a legal – em sem diminuição do capital social)recebimento dessas ações por doação aquisição para diminuição do capital social (limitado pela legislação).Para as companhias aberta a CVM veda a aquisição das próprias ações quando diminuir o capital social utilizar recursos superiores ao saldo de lucros ou reservas disponíveis, constante do último balanço criar, por ação ou omissão, direta ou indiretamente, condições artificiais de demanda, oferta ou preço de ações ou envolver prática não eqüitativas tiver por objeto ações não integralizadas ou pertencentes a acionista controlador estiver em curso oferta pública de aquisição de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com