TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A análise dos demonstrativos contábeis para a tomada de decisão nas micro e pequenas empresas

Por:   •  22/11/2016  •  Artigo  •  3.266 Palavras (14 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 14

A analise dos demonstrativos contábeis para a tomada de decisão nas micro e pequenas empresas[pic 1]

Felipe Ramon Delgado Rego

Tércio Barbosa Oliveira[1]

RESUMO

O artigo tem como finalidade principal retratar sobre as micro e pequenas empresas como instrumento eficaz para a tomada de decisão. Diante disso, contribuir positivamente para uma gestão qualificada das micro e pequenas empresas, oferecendo uma ferramenta que consiste em executar simulações e auxiliar o administrador a projetar seus negócios de forma competente. O estudo apresenta ainda, métodos simplificados de balanço patrimonial, demonstrações contábeis e demonstração de fluxo de caixa, por meio dos quais se torna possível formar apontadores econômicos e índices financeiros que serão de grande proveito na administração da empresa. Espera-se com esse estudo, demonstrar de maneira quantitativa a importância da análise das demonstrações para a tomada de decisão. Por fim a conclusão da pesquisa, onde expõe a importância da contabilidade para as micro e pequenas empresas, mostram que ao utilizar-se a contabilidade, ainda que apenas a contabilidade gerencial, que é o apoio de uma gerência segura, os casos de acontecimento e de “sobrevivência” dessas empresas desenvolveria de maneira significativa, alem de permitir um melhor monitoramento da execução dos negócios.

Palavras-Chave: Microempresas. Empresas de pequeno porte. Contabilidade gerencial.

ABSTRACT

This study aims describes on micro and small enterprises as an essential tool for decision making. Thus, a positive contribution to a qualified management of micro and small businesses, offering a tool that is to run simulations and help the manager to design their business competently. The study has also simplified examples of the Balance Sheet, Income Statement and Cash Flow Statement, through which it becomes possible to form economic indicators and financial ratios that will be of great benefit in the management of the company. Finally the conclusion of the research, which exposes the importance of accounting for micro and small businesses, show that the accounting be used, if only the management accounting, which is supported by a secure management, cases of event and "survival" of these companies extend significantly, in addition to allow better monitoring of business performance.

Keywords: Micro. small businesses. Management accounting.

  1. INTRODUÇÃO

No atual universo empresarial, as informações contábeis são essenciais para as empresas, podendo contribuir positivamente como uma vantagem competitiva, que advém de dados qualificados. No Brasil as micro e pequenas empresas são a maioria dos negócios em funcionamento, estas organizações são grandes geradoras de empregos que coopera de maneira expressiva para a economia do país.

O objetivo deste estudo é o desenvolvimento de conhecimentos qualificados, com semelhança às diversos fatores de análise financeira, para levar à decisão correta de uma maneira bastante eficaz.

Diante disso, o fato delas não utilizar um sistema de gestão eficaz faz com que a mortalidade seja precoce. Uma vez que a empresa não possui um conhecimento abrangente ou a falta de suporte de seus contadores, esses pequenos empresários deixam de cultivar informações que são geradas pela contabilidade que poderão ser útil para a gestão dos seus negócios. Com isso, passam a tomar certas decisões fundamentadas apenas em experiências que em muitas vezes não se chega ao resultado esperado.

A contabilidade é uma ciência na qual o papel principal é a de abastecer informações confiáveis para que as decisões sejam tomadas com o máximo de segurança. Entre varias fontes existente nas empresas, a contabilidade é responsável por todo o processo de entendimentos e registros de fatos que envolvem atividades empresariais. As informações e dados que são fornecidos pela contabilidade representam instrumentos de gestão, que servirão de suporte para a tomada de decisão e devem fazer parte do hábito empresarial, ou seja, servir de ajuda em todas as fases da empresa.

Portanto, perceber a importância das Demonstrações Contábeis como análise econômico-financeira para melhor tomar decisões de investimento. É importante salientar, que para o Gestor conhecer esta pratica, ele tem que se propor de qualificação eficaz  por ser o principal administrador decisório de investimentos.

Assim, este artigo recomenda-se desenvolver um estudo que aponte explicar os processos de análise, para micro e pequenas empresas, para que se possam tomar decisões com o menor risco e o máximo de eficiência.

  1. MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
  1. Empresas

Segundo Fabretti (2003, p.36), a empresa é uma entidade economicamente organizada, que se disponibilizando do seu capital e afazeres, produz ou faz circular seus bens ou proporciona serviços com a finalidade de lucro. Com isso, adquire personalidade para executar de forma jurídica seus direitos e obrigações. A empresa deve ter um local definitivo, na qual desempenhará seus direitos e responderá por suas obrigações.

 A empresa sendo uma integração econômica na qual sua finalidade é o lucro torna-se essencial a utilização de ferramentas que aprimoram as oportunidades de sucesso da organização e assim alcance o lucro desejado, ou o reembolso do que foi investido, ou que pelo menos diminua as probabilidades de fracasso, ou que uma decisão errada possa atrasar seu prosseguimento.

Para que as metas sejam alcançadas as empresas contam com alguns recursos que advém de prestação de serviços e circulação de bens, de acordo com Fabretti (2003), a empresa contrata com ou sem um vinculo de emprego, para combinar o trabalho e adotar tecnologias e artifícios de comando competentes, ou seja, organizar de forma sutil as atividades econômicas, com o objetivo de produzir e circular bens ou prestar serviços, visando o lucro que foi investido.

Nesta relevância, a empresa aparece como uma maneira estruturada, ou seja, formada e administrada a fim de alcançar um determinado resultado, seja ele financeiro ou não, e isto sobrevém pelo meio do acordo dos diferentes que integram o processo de gestão empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (257.5 Kb)   docx (335 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com