TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE CRÍTICA DO PERÍODO CONHECIDO COMO “MILAGRE ECONÔMICO BRASILEIRO”

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

Em um cenário econômico brasileiro onde o crescimento estava acontecendo de forma estrondosa, pois a economia nacional vinha se desenvolvendo com base em investimentos industriais, siderúrgicas, sistema de transporte, etc. Pode-se dizer que realmente houve um milagre econômico, já que o crescimento e o desenvolvimento eram significativos.

Todavia, falar de desenvolvimento humano não caberia nesse contexto, pois com a gestão ditatorial militar, que inclusive recebeu muitas críticas e teve impacto extremamente negativo, conservou a má distribuição de renda que foi integrada como uma característica desse governo.

O governo que atuou no período da ditadura militar encontrou a economia brasileira com um déficit muito grande, o crescimento econômico era pequeno em comparação às situações que o país havia passado. Esse déficit tinha foi deixado pelo governo anterior de João Goulart.

Nesse período de crescimento econômico, que não era apenas nacional, mas também mundial, eram necessárias medidas para retomar o crescimento econômico e também controlar a inflação.

O milagre econômico teve sua execução tomando com base questões muito parecidas com o governo de Juscelino Kubitschek, pois o investimento em áreas estratégicas foi o que conseguiu movimentar a economia e aumentar consideravelmente o valor do PIB.

Entretanto, para conseguir fazer esses investimentos eram necessários recursos, e o governo recorreu ao Bando Mundial. Houve um exacerbado endividamento e o Brasil carregou essa dívida por muito tempo.

Assim, o milagre econômico foi um período em que o Brasil conseguiu ser visualizado pelo mundo. A copa do mundo de 1970, inclusive, ajudou na divulgação da situação de desenvolvimento em que o país se encontrava, mas esse crescimento avassalador não conseguiu garantir o auto-sustento, pois grande parte dos investimentos vinham do exterior e com as crises posteriores a esse período de “milagre” o Brasil não conseguiu se auto-sustentar.

Referências

<https://www.youtube.com/watch?v=0ujMjeg6lUM> Acessado em 25/07/2015, às 23:53.

<https://www.youtube.com/watch?v=-DNcroGu1Ic> Acessado em 22/07/2015, às 22:10.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com