TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DA EMPRESA MATEUS SUPERMERCADOS S.A.

Por:   •  8/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.860 Palavras (20 Páginas)  •  1.216 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I

ANA LETÍCIA FERREIRA DE BRITO

ANA BEATRIZ ALVES MENDONÇA

BRANDON CHAGAS LIMA

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DA EMPRESA MATEUS SUPERMERCADOS S.A.

São Luís

2017

ANA LETÍCIA FERREIRA DE BRITO

ANA BEATRIZ ALVES MENDONÇA

BRANDON CHAGAS LIMA

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DA EMPRESA MATEUS SUPERMERCADOS S.A.

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal do Maranhão, como requisito para obtenção de nota na Disciplina de Administração Financeira e Orçamentária I.

Professor. Dr. Walber Lins Pontes

São Luís

2017

Sumário

1 INTRODUÇÃO        4

2 ANÁLISES DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS        7

3 ANÁLISE HORIZONTAL: BASE FIXA 2014        9

3.1 ANÁLISE HORIZONTAL DO ANO DE 2015        9

3.2 ANÁLISE HORIZONTAL DO ANO DE 2016        11

4 ANÁLISE VERTICAL: BASE FIXA 2014        13

5 ÍNDICES DE LIQUIDEZ        17

6 ANÁLISE DA ESTRUTURA DE ENDIVIDAMENTO        20

7 ÍNDICES DE RENTABILIDADE / LUCRATIVIDADE        23

8 CAPITAL DE GIRO        24

9 CONCLUSÃO        25

REFERÊNCIAS        26


1 INTRODUÇÃO

A expansão de negócios em diferentes ramos de empresas devido à concorrência entre setores, tem trazido nos últimos anos diversas mudanças para o meio empresarial, onde demostrar a evolução e diversidade dos produtos ao consumidor tornou-se uma tarefa cada vez mais difícil.

Produzir e vender bens de consumo a preços competitivos, de maneira a destacar-se e oferecer benefícios afim de fidelizar clientes, movimenta todos os tipos de comércio, principalmente o comércio de bens de consumo, no qual o Grupo Mateus está inserido.

Sabe-se que nos anos 1980, Ilson Mateus Rodrigues, até então garimpeiro na Serra Pelada, no estado do Pará, buscou a implementação do primeiro estabelecimento que iria se transformar em um grande grupo comercial. Ele começou a vender pinga em 1986 e inaugurou uma pequena mercearia em Balsas no mesmo ano, ao mesmo tempo em que cuidava desse comércio, fazia fretes levando produtos adquiridos em Imperatriz para serem comercializados em Balsas. Apenas dois anos depois, a mercearia tornou-se um supermercado de médio porte. Neste momento, a cidade de Balsas estava crescendo, moradores chegavam de diversas partes do Brasil em consequência das transformações decorridas do agronegócio da soja. Para atender essa demanda de consumidores, Ilson investiu no atacado e inaugurou o Armazém Mateus, firmando-se na região como varejista e atacadista.

Em 18 de agosto de 2000, um dos seus segmentos de empresa tornou-se uma sociedade anônima, a Mateus Supermercados S.A (Companhia). No mesmo ano, Ilson iniciou suas atividades com a distribuição de produtos farmacêuticos e inaugurou o primeiro hipermercado do sul do estado, o Hiper Mateus, na cidade de Balsas. Dois anos mais tarde, foi inaugurada na cidade de Santa Inês uma ampla e moderna loja, que pela sua proximidade com São Luís, passou a ser um importante ponto estratégico de expansão.

Em uma oportunidade de negócios, Ilson Mateus adquiriu duas lojas em São Luís, na Cohab, bairro popular da capital e no Renascença. Os ludovicenses tiveram grande aceitação a marca, fato que contribuiu para a inauguração de mais cinco lojas na capital.

A rede supermercadista, em plena expansão, levou para as cidades de Imperatriz e Balsas o sistema cash and carry, conhecido popularmente como Atacarejo, seguimento que leva a marca Mix Mateus. Em 2008, a primeira loja Mix Mateus foi inaugurada em São Luís, no bairro do João Paulo, local tradicionalmente conhecido pelo comércio atacadista. Com experiência e recursos financeiros provenientes do trabalho no comércio do Maranhão, em 2012, a empresa ultrapassou as fronteiras do estado de origem e inaugurou duas lojas no seguimento varejista, na região Norte. A cidade de Palmas foi a primeira fora do estado a ter experiências com a rede maranhense. A cidade de Marabá recebeu a segunda loja, marcando a entrada do Grupo Mateus no território paraense. Ainda em 2012, no Maranhão, foram inauguradas 10 lojas, sendo, 07 Eletro Mateus, 02 Mateus Supermercados e 01 Mix Mateus, fechando o ano de 2012 com um saldo positivo de 12 inaugurações.

Atualmente, o Grupo Mateus está entre as maiores redes regionais do Brasil com capital 100% nacional, e opera nos segmentos de Varejo (com a bandeira Mateus Supermercados), Atacarejo (bandeira Mix Mateus), Eletroeletrônicos, Eletrodomésticos e Móveis (bandeira Eletro Mateus), Indústria de Pães (bandeira Bumba Meu Pão), Distribuição de Produtos Farmacêuticos (bandeira Invicta) e Atacado (bandeira Armazém Mateus).

Com destaque frequente na parcela varejista de bandeira Mateus Supermercados, cujo sucesso é apontado em virtude da agregação de qualidade aos produtos, mediante a praticidade de compra e preços acessíveis a todas as classes sociais, a empresa é atualmente uma das principais de crescente mercado competitivo com potencial de importância no segmento em que atua.

Devido a relevância comercial, a crescente agregação de valor e a constante mudança do mercado brasileiro, torna-se necessário a criação e utilização de alternativas para competir e sobreviver no meio varejista, pode-se citar o controle de custos, a terceirização de atividades, a modificação da estrutura produtiva, e até mesmo, o gerenciamento adequado dos recursos organizacionais.

Tais recursos são possíveis graças as análises financeiras e de índices que refletem a real situação da empresa, mediante o mercado consumidor que integra. Conforme é descrito por Silva (2010), a análise financeira de uma empresa consiste num exame minucioso dos dados financeiros disponíveis, bem como das condições endógenas e exógenas que afetam financeiramente a empresa, cuja principal função é a de auxiliar na tomada de decisão mediante a interpretação dos dados obtidos nas demonstrações financeiras, segundo as normas contábeis. Pois, segundo a Lei Nº 11.638/07, é determinado a obrigatoriedade de as empresas de grande porte elaborarem demonstrações contábeis semelhantes às sociedades por ações, ainda que não estejam constituídas como sociedade por ações, como é o caso da empresa em estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.5 Kb)   pdf (238.7 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com