TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA E ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS; ANÁLISE DE INVESTIMENTO; CONTABILIDADE DE CUSTOS; ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Por:   •  14/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.705 Palavras (11 Páginas)  •  1.107 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

CURSO DE CIENCIAS CONTABÉS

Tutora EAD: Carmem Régis

Disciplinas norteadoras:

ESTRUTURA E ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS; ANÁLISE DE INVESTIMENTO; CONTABILIDADE DE CUSTOS; ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.

Miranda/MS

Maio/2017


                                         [pic 2]

ANHANGUERA EDUCACIONAL - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

CURSO DE CIENCIAS CONTABÉIS

                                                                                    O Desafio Profissional apresentado ao

                                                             curso de Administração da

                                                              Universidade Anhanguera –

                                                                       UNIDERP, como requisito para a

                                                                            avaliação das disciplinas Estrutura e

                                                                             analise das demonstrações contábeis;

                                                                                    Analise de investimento; contabilidade de

                                                                       custos; administração financeira e

                                                                desenvolvimento econômico.

Miranda/MS

Maio/2017

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO        4

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        PASSO 1 – Caracterização do Negócio        6

3.        PASSO 2 – Indicadores de Desempenho financeiro        10

4.        PASSO 3 – Método de Custeio        15

5.        PASSO 4 – Expansão e investimento da companhia JBS        16

CONCLUSÃO        19

BIBLIOGRAFIA        20

ANEXOS        21


APRESENTAÇÃO

       O presente trabalho consiste em elaborar uma análise econômico-financeira completa da empresa JBS S.A., que atua no segmento de alimentos processados – carnes e derivados, a partir dos dados coletados na BM&Bovespa. Como apoio para o desenvolvimento do trabalho tem-se os conteúdos ministrados nas disciplinas Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis, Análise de Investimentos, Contabilidade de Custos, Administração Financeira, Desenvolvimento Econômico. A partir dessas disciplinas, pode-se desenvolver o Desafio Profissional, com o intuito de avaliar a situação econômico-financeira da empresa, por meio de cálculos específicos. Pela análise, é possível buscar soluções para a empresa, por meio de pesquisas que norteiem a tomada de decisões e a escolha mais adequada dos métodos de custeio e técnicas de análise de investimentos, visando atender às características da organização. Inicialmente, foram coletados os dados contábeis da empresa relativos às demonstrações financeiras do último exercício – Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Em seguida, apresentam-se as características do mercado em que se insere, além de suas características e inserção no mercado. esses dados possibilitaram calcular os índices de liquidez, endividamento, rentabilidade e o termômetro de insolvência da empresa, relativos ao último exercício. Por fim, tem-se a sugestão do método de custeio a ser aplicado na empresa, conforme o formato do negócio. Para essa análise e emissão de um parecer, as demonstrações financeiras da empresa são avaliadas, em que busca-se obter uma visão geral sobre o sistema financeiro nacional e a importância do contador no cenário atual.


  1. INTRODUÇÃO

        O presente trabalho apresenta uma síntese dos conhecimentos obtidos nas disciplinas Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis, Análise de Investimentos, Contabilidade de Custos, Administração Financeira e Desenvolvimento Econômico, a partir do estudo de caso da empresa JBS S.A. (Friboi), que atua no mercado financeiro. Busca-se compreender analisar os dados contábeis e, a partir deles, verificar suas demonstrações financeiras a fim de elaborar uma analise econômico-financeira.

       Para o desenvolvimento desse trabalho, tem-se a estrutura dividida em 4 partes, sendo elas: a primeira caracteriza o negócio em que a empresa opera, além de apresentar os aspectos de mercado no qual a empresa se insere, buscando compreender as estratégias empregadas no negócio, os riscos a que a empresa está sujeita e a política de relacionamento com clientes, fornecedores, colaboradores e investidores. A segunda parte é composta pelos cálculos dos indicadores de liquidez, endividamento, rentabilidade e o termômetro de insolvência do último exercício da empresa. Esses cálculos permitem averiguar a condição econômico-desenvolve-se o método de custeio mais adequado à empresa. A última parte trata da expansão da empresa em que são relatadas as técnicas de análise de investimento existentes e seus métodos de aplicação.

       Em cada um dos passos solicitados, tem-se a inter-relação entre os conhecimentos das disciplinas. Aborda-se, em todos eles, a importância das ciências contábeis para diversas situações, tendo em vista a globalização, a atuação no mercado financeiro e os indicadores de saúde financeira da empresa estudada.

      Também pode-se avaliar os procedimentos contábeis no mercado financeiro tendo em vista analisar o contexto econômico e as atribuições profissionais do contador, o qual passa a ter atuação destacada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (344.7 Kb)   docx (218.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com