TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS; CONTABILIDADE DE CUSTOS; ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS; GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.459 Palavras (6 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO SUPERIOR ADMINISTRÇÃO

5º SEMESTRE

Mariângela de Melo Gil Silva        RA: 9904000120

Renata Vieira Aló        RA: 8742148935

Rosilene Cristina Rodrigues dos Santos        RA: 990401051

Pâmela Cristina da Silveira RA: 9904000365

Vanessa Zorzenoni Morán         RA: 9904007165

 

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS; CONTABILIDADE DE CUSTOS; ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS; GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.

PROFESSORA-TUTORA PRESENCIAL: Elaine Aparecida Silva Oliveira

SOROCABA-SP

2016


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1.    ANALISE DE VIABILIDADE ECONOMICA.............................................................5 

2.    PROJEÇÃO DE FLUXO DE CAIXA        7

3.    DEMONSTRATIVO DE RESULTADO DO EXERCICIO        8

4.        BALANÇO PATRIMONIAL        9

5.        VANTAGENS EXPOTAÇÃO        10

6.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

7.        REFERÊNCIAS        12

  1. INTRODUÇÃO

Uma corporação independente se ela é pequena, média ou grande, quando um projeto está em processo de avaliação e elaboração, sendo ele abertura do empreendimento ou até mesmo a expansão do negócio é imprescindível deixar de realizar um planejamento para otimizar o sucesso. Uma das etapas fundamentais para complementar o estudo do projeto é a análise das viabilidades: política, fiscal, localização, econômica, financeira, técnica e tecnológica, legal, operacional, ambiental e mercadológica. Não adotando o conhecimento da viabilidade no mercado, consequentemente não há motivo pra investir, pois o projeto irá ser a mesma coisa que morrer no leito.

Desta forma, em busca de oportunidades, um grupo de empreendedores optou por contratar um analista de investimento, para estudar a viabilidade da implementação da empresa PlastSuco, uma fábrica de garrafas plásticas. Foi realizada uma breve pesquisa e foi concluído que há tecnologia disponível para produção das garrafas biodegradáveis e passiveis de reciclagem, onde garantem a sustentabilidade. Além do mais, foi complementado que a produção dos itens fabricados no Brasil possui uma demanda em atender América Latina.

Devido a viabilidade econômica e financeira ser um assunto de extrema importância para o empreendedor / investidor da empresa PlastSuco,  esse conteúdo será desenvolvido no desafio profissional, pois ajuda comparar alternativas de investimentos e optar pela melhor escolha. O investimento por ser privado precisa ser viável ao concorrente, ao consumidor, aofornecedor, ao meio ambiente e até ao próprio investidor.

Na fase de avaliação, a viabilidade econômica e financeira é essencial, pois é possível visualizar através de projeções e números, o real potencial de retorno do investimento, por conseguinte aclarando as ideias relevantes para decidir se o projeto deve seguir adiante ou não. No enteando, a real vantagem dos dados levantados da viabilidade econômica são os indicadores: Valor Presente Liquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e o retorno de capital (PayBack).

Para ter uma ideia mais complexa da implementação da empresa PlastSuco, será produzido o monitoramento dos demonstrativos contábeis.

Os dois mais importantes são: o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) tem como o principal objetivo de apurar e demonstrar exatamente o capital que a empresa tem disponível e o Demonstrativo de Resultados dos Exercícios (DRE) tem como fator predominante visualizar a estrutura financeira, levantando informações da lucratividade da empresa para avaliar se vale a pena prosseguir com o projeto.

Já no Balanço Patrimonial, com o conjunto das aplicações ativas, passivas e o patrimônio liquido obtém-se a exata noção sobre o estruturamento do seu empreendimento e onde está sendo aplicados seus recursos, calculando a rentabilidade do projeto do resultado de um ano.

Para finalizar a análise da implementação do projeto PlastSuco, o analista de investimento contratado, criara um relatório que será exposto no desafio profissional em relação a exportação dos produtos fabricados, pois beneficiam os países, a própria empresa e até os funcionários.

Enfim, será desenvolvido um estudo para analisar o tipo de investimento, a rentabilidade de cada processo e as oportunidades a serem aproveitadas, almejando um desfecho sucedido.

  1. ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA

A seguir será exposto analise da viabilidade econômica do projeto PlastSuco, onde a indústria disponibilizou dados  do investimento em infraestrutura. Foi criado um o fluxo de caixa no período de cinco anos para observação do investimento inicial ao valor residual, foi calculado o VPL, TIR e o Payback para verificar se o projeto é viável.

Dados do projeto:

                                       [pic 2]

Fluxo de Caixa:

[pic 3]

[pic 4]

VPL e TIR:

[pic 5]

PAYBACK:

[pic 6]

        O projeto recuperou o investimento inicial, pagou a TMA sob o investimento e produziu um retorno de valor positivo.

        A TIR do projeto é de 35,50% ao ano, sendo que a TMA é de 15% deve ser aceito o projeto.

  1. PROJEÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

Neste passo pode-se visualizar a projeção do fluxo de caixa dos quatro primeiros meses do funcionamento da empresa, que conta com apenas dois clientes na compra de todos os materiais produzidos. Assim, também será identificado se o capital de giro disponibilizado é suficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (745 Kb)   docx (248.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com