TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO PONTO DE EQUILÍBRIO OU BREAK-EVEN-POINT

Por:   •  21/4/2018  •  Artigo  •  1.878 Palavras (8 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1] 

22/02

A Economia é a ciência social que estuda a produção, circulação e o consumo dos bens e serviços. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Logo, um dos objetos de estudo da ciência é escassez de recursos, pois essa consiste no problema econômico por excelência. A economia e seus fundamentos organizam-se da carência de recursos produtivos.

Entre os fatores responsáveis pela economia se tem a Balança Comercial que é definida como a diferença que há entre o total de exportações menos o total das importações que são realizadas em cada país.  (Total de Exportações - Total de Importações = Balança Comercial)

  • Exportação maior que a importação: SUPERAVITÁRIA
  • Importação maior que a importação: DEFICITÁRIA

 

BENS DE CONSUMO

Tudo aquilo que satisfaz direta ou indiretamente os desejos e necessidades dos seres humanos. Os bens de consumo podem ser divididos em:

  • DURÁVEIS: eletrodomésticos  
  • NÃO DURÁVEIS: comida (perecíveis)
  • INTERMEDIARIOS: bens intermediários que ao se fundir se tem o PRODUTO FINAL

 

BENS DE CAPITAL

São utilizados na geração de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo, ou seja, não são absorvidos no processo de produção. Uma característica importante desses bens, é que eles contribuem para a melhoria da produtividade da mão de obra, obtendo, como resultado um aumento da produtividade - maquinas, equipamentos e instalações -.

  • AGENTES ECONÔMICOS: são os atores envolvidos nas atividades de produção, circulação, distribuição e consumo dos bens e serviços.

Classificam-se em:

EMPRESAS (necessitam dos fatores de produção que são escassos)

FAMÍLIAS (Demandam por produtos e serviços e possuem capital

“salário”)

GOVERNO (Necessita de impostos e realizar investimentos)

O MUNDO (necessita de bens e serviços)  

 

 

  • FATORES DE PRODUÇÃO OU FATORES PRODUTIVOS: São elementos indispensáveis ao processo produtivo de bens materiais. Classificam em:

TERRA: ......................................: Aluguel

TRABALHO: ................................: Salário

CAPACIDADE EMPRESARIAL:......: Lucro

CAPITAL: .....................................: Juro

TECNOLOGIA: ...........................: Royalties

  • RENDAS

correspondem ao preço pago pela utilização dos serviços dos fatores de produção. As famílias, donas desses fatores, recebem uma renda específica por cada um deles. Assim, na qualidade de trabalhadores, recebem salários; na propriedade de terra e de seus recursos, recebem aluguéis; na de capitalistas que emprestam dinheiro, juros; e na de capitalistas que gerenciam empresas, lucros.

 

OFERTA & DEMANDA

  1. quantidade a se produzir tem relação direta com a Oferta & a Demanda analisando-os se poder reconhecer as limitações existentes nas disponibilidades dos fatores produtivos.

O mercado divide-se como ambas estão. Na curva da oferta & demanda quando ocorrer alteração em um dos dois quem senti primeiro é a DEMANDA (a demanda é sensível).  

  • Quando correr a queda de preço a curva da demanda SOBE
  • Quando ocorrer o aumento do preço a demanda DIMINUI

Em determinado ponto esse preço saiu de P1 para P2 sem qualquer alteração na necessidade do mercado, a curva da demanda irá sofrer um aumento ou uma diminuição?

[pic 2] 

RESPOSTA: Diminuição, número de compras será menor (retração no mercado).

 

  • POUCA DEMANDA: A curva da oferta está na esquerda (linha pontilhada).

[pic 3] 

  • MUITA DEMANDA: Deslocamento da curva da oferta para a direita (linha pontilhada).

[pic 4] 

 

  • MAIOR PREÇO TEM COMO CONSEQUENCIA MENOR QUANTIDADE

[pic 5] 

 

TRADE-OFF

 É a situação de conflito em que se altera o OBJETIVO FINAL, ocorrendo um conflito de escolha - alteração no valor do preço (oferta & demanda) do produto ou serviço, gera um conflito no momento da compra.

 

CATERES PERIBUS OU COETERIS PARIBUS

Ocorre uma mudança em um dos fatores: PREÇO ou SALÁRIO, mas todo o resto (produto, qualidade) permanece o mesmo. Na economia é usado para fazer uma análise de mercado na influência de um fator sobre o outro, sem que as demais variáveis sofram alterações.

 

LEI DOS RENDIMENTOS DECRESCENTES

  1. ideia consiste em manipular ou mais indicadores relevantes e avaliar quais interferências os mesmos podem causar nos demais componentes, que por sua vez são conservados de modo inerte, num determinado universo de estudo.

EXEMPLO: Pra melhor entendimento, examinemos o preparo de uma limonada. Misturando-se a água, o sumo de alguns limões e o açúcar, durante o processo pode surgir a necessidade de adoçar um pouco mais a bebida até que ela atinja o nível de acidez desejando. No experimento, podemos perceber que a condição dos demais ingredientes é mantida estável(ceteris paribus), ao passo que o acréscimo de mais açúcar não significa o aumento de quantidade de suco.

Retomando o tema central, a lei dos rendimentos decrescentes, basicamente é a construção de uma lógica empírica (não exata ciência), oriunda de observação acerca da realidade.

Em outros termos, a referência lei se manifesta quando, mantendo-se constante as tecnologias, métodos e demais fatores de produção quando ao menos um fator é flexibilizando, a taxa resultante do aumento no produto ou serviço se mostrará elevada inicialmente, mas passará a diminuir depois de certo tempo (produto quando lança).

  • DEMANDA REPRIMIDA

Mudança no ambiente externo (mercado & governo) ou interno que fizeram com que o consumidor (tenha procura mais não demanda) exista, mas não compre – Panetone só vende no natal

-.

DEMANDA = Necessidade de mercado  

QUANTIDADE DE DEMANDA = Quantidade adquirida pelo mercado

FATORES DE PRODUÇÃO OU FATORES PRODUTIVOS: São elementos indispensáveis ao processo produtivo de bens materiais classificam em:

  • TERRA – ALUGUEL: Tem um dono ele aluga (recebimento de espécie) ou obtém algum fruto - mineração se tem o fruto do minério-.
  • TRABALHO - SALÁRIO: O trabalho é realizado perante a obtenção do salário.
  • CAPACIDADE EMPRESSARIAL – LUCRO: Capacidade de efetuar.
  • CAPITAL – JUROS: QUEM paga juros – saída de capital

                                  QUEM recebe – entrada de capital

 

 

 

  • TECNOLOGIA – ROYALTIES: Pagamento pela utilização da marca –agrega valor, acelera a demanda- pagando a marca royalties.

 

 

ECONOMIA DE MERCADO

Depende da oferta & da demanda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (42.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com